Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano Olá pessoal. Sou novato por aqui, peço a compreensão de todos. Tenho uma módulo de baterias de 12v. 3x 3,7v, aqueles módulos de notebook. Minha dúvida é o seguinte. Eu consigo comprar ou criar um carregador que possua entrada de 5v e carregue cada módulo individual ?
Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano @opetulante Acredito que teria que isolar cada célula quando for fazer o carregamento, ja que estarão interligadas e te daria a tensão total de 11,1V.
Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano Autor Sim eu tenho um total com carga máxima de 12v. Eu queria saber se consigo comprar ou criar um carregador, que carregar cada celular individualmente
Postado 12 de Janeiro de 2025 1 ano Olá @opetulante . Você pode usar um módulo carregador com o TP4056 como o da foto abaixo para carregar as células individualmente. Esses módulos são baratos e encontrados facilmente no Mercado Livre ou na Shopee. Podem ser alimentados com qualquer fonte de 5V e possuem leds para indicar o carregamento e quando a bateria está carregada. Tenho um desses para meu uso e para facilitar soldei na saida da bateria fios com garras jacaré. Como o colega @Rods citou, a bateria a ser carregada deve estar desconectada do módulo BMS da bateria do notebook. É importante também observar a tensão da bateria antes de iniciar a carga pois se ela estiver abaixo da 2,6V o módulo carregador não reconhecerá a mesma e por isso não vai iniciar o carregamento.