Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano Olá pessoal. Sou novato por aqui, peço a compreensão de todos. Tenho uma módulo de baterias de 12v. 3x 3,7v, aqueles módulos de notebook. Minha dúvida é o seguinte. Eu consigo comprar ou criar um carregador que possua entrada de 5v e carregue cada módulo individual ?
Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano @opetulante Acredito que teria que isolar cada célula quando for fazer o carregamento, ja que estarão interligadas e te daria a tensão total de 11,1V.
Postado 11 de Janeiro de 2025 1 ano Autor Sim eu tenho um total com carga máxima de 12v. Eu queria saber se consigo comprar ou criar um carregador, que carregar cada celular individualmente
Postado 12 de Janeiro de 2025 1 ano Olá @opetulante . Você pode usar um módulo carregador com o TP4056 como o da foto abaixo para carregar as células individualmente. Esses módulos são baratos e encontrados facilmente no Mercado Livre ou na Shopee. Podem ser alimentados com qualquer fonte de 5V e possuem leds para indicar o carregamento e quando a bateria está carregada. Tenho um desses para meu uso e para facilitar soldei na saida da bateria fios com garras jacaré. Como o colega @Rods citou, a bateria a ser carregada deve estar desconectada do módulo BMS da bateria do notebook. É importante também observar a tensão da bateria antes de iniciar a carga pois se ela estiver abaixo da 2,6V o módulo carregador não reconhecerá a mesma e por isso não vai iniciar o carregamento.
Postado 23 de Setembro de 2025 23 Set O ideal é ter um BMS para fazer fazer o balanceamento das baterias. Caso não queira fazer o investimento saiba que uma única célula com uma resistência interna muito alta pode danificar todos as outras e dependendo da carga ao qual essas baterias forem submetidas elas podem vazar ou no pior dos casos entrar com combustão. Se o seu plano é fazer um powerbank (como no meu caso) vc pode estar adquirindo pelo AliExpress um Powerbank DIY. Ai vai algumas dicas para balancear: 1. Recarregue todas individualmente e após as coloque juntas para elas equalizarem suas tenções. 2. Se alguma bateria esquentar ou não estiver carregando "não a utilize no pack"! 3. Se durante o uso "descarga" reparar que esta aquecendo é pq tem um alguma bateria com a resistência muito alta. Ela não pode ficar no pack pq pode comprometer todas as outras. Obs.: Considere tbm adquirir um testador de bateria.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.