Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Placa mae Positivo modelo POS-EIBTPDC -15KB3-01 - V.1 - Alimentação da Bios só com cabo de Alimentação!

Featured Replies

Postado

Olá Amigos, peguei essa placa com o seguinte problema: Liga normal porém o bios não salva, mesmo com Bateria RTC nova, medindo o pino 8 da bios percebo 1.8V, quando retiro a alimentalão da fonte de bancada, a tensão some.

Não tenho o Squema nem o BoardView dela, se alguém tiver ajudaria muito, ou alguma diga do que pode ser.

Não tenho certeza de onde vem o 1.8V, pois na saida do transistor prox. a bateria sai 3v normal quando tiro a fonte e fica só na bateria, chega no SIO os 3v mas não sei de onde é gerado tal tensão, aguardo algum dos amigos pra me dar um norte.

Postado

Se a tensão de 1.8V desaparece ao remover a alimentação da bancada, pode haver um problema no regulador de tensão ou no transistor próximo à bateria. O ideal seria verificar se há algum curto ou falha nesses componentes.

Postado

As vezes tem solda fria no conector do sockete da bateria , e fica passando pouca tensão

Postado

@luiz10576 Quem alimenta o CI do BIOS é uma tensão provinda da fonte de alimentação, que por sua vez alimenta a placa e que por sua vez alimenta o CI, não da bateria de RTC. Qual o CI do BIOS? Acredito que essa placa tem o CI que trabalhe com 3V mas posso estar enganado. Tens que conferir o diodo duplo ali geralmente perto da bateria, ele que faz essa função de chave ao alimentar o circuito de C-mos quando a placa esta desenergizada.

Postado
  • Autor
1 hora atrás, Elioneto disse:

Se a tensão de 1.8V desaparece ao remover a alimentação da bancada, pode haver um problema no regulador de tensão ou no transistor próximo à bateria. O ideal seria verificar se há algum curto ou falha nesses componentes.

Nesse componente D3 Ao medir a tensão nos anodos dá o seguinte:
Com o adaptador da fonte plugado dá 3,2v nos dois e no catodo sai 3.1v
Ao Remover o adaptador, some a tensão de um dos anodos, mas a tensão no catodo se mantém.

Dessa forma acredito que esse diodo duplo estejá bom.

Porém la no na alimentação do bios, a tensão some ao remover o adaptador.

Por isso não entendo de onde vem a tensão.

WIN_20250613_13_09_14_Pro.jpg

Postado
  • Autor
1 hora atrás, Elioneto disse:

As vezes tem solda fria no conector do sockete da bateria , e fica passando pouca tensão

Obrigado pela dica, mas a tensão da bateria não some na saida do diodinho ao tirar a alimentação, ela só não chega até o CI do Bios que por acaso é de 1.8V

Postado
  • Autor
1 hora atrás, Rods disse:

@luiz10576 Quem alimenta o CI do BIOS é uma tensão provinda da fonte de alimentação, que por sua vez alimenta a placa e que por sua vez alimenta o CI, não da bateria de RTC. Qual o CI do BIOS? Acredito que essa placa tem o CI que trabalhe com 3V mas posso estar enganado. Tens que conferir o diodo duplo ali geralmente perto da bateria, ele que faz essa função de chave ao alimentar o circuito de C-mos quando a placa esta desenergizada.

Como não tenho o schematic, supunho que seja este o ci do Bios, e a tensão no pino 1 e no 8 com o adaptador é 1.8V, a placa liga normal porém só o problema de perder a hora e data sempre que tira o adaptador.

WIN_20250613_13_33_31_Pro.jpg

Postado

ola amigo essa tensao da bateria rtc ela a muito tempo nao vai para bios, muitas placas hj em dia so tem alimentaçao na bios depois do start as placas q usam os 3.3v da bateria sao aquela q tem bios do super io. essa tensao rtc q sai do diodo duplo vai pro pch ele q faz essa funçao junto com o cristal de 32khz. Entao como o diodo duplo esta ok seu problema ou esta no cristal ou pch

Postado
  • Autor

Boa tarde Amigos, peguei o cristal de outra placa e fixei em paralelo com o cristau da placa pra testar o funcionamento:

ainda não se ve tensão na bios sem o adapador AC ligado, porém a placa inicia bacana e não perde as configurações do Bios.

Acredito que o problema seja somente esse cristal, eu achava que deveria ter 1.8v alimentando o bios pela bateria CMOS, mas pelo visto não é bem assim, pois está funcionando de forma adequada mantendo o bios salvo, mas sem tensão nos pinos do CI de Bios.

cristal.jpeg

Postado

Sim amigo isso e q muita gente acha q a bios prescisa dessa alimentaçao pra salvar as configuraçao, mais como eu disse e o pch q faz essa funçao a alimentaçao da bateria cmos vai pro pch, ja peguei algumas placas com esse tipo de defeito q veio de outras assistencia q nao conhecia esse funcionamento e achava q o cristal so tinha a funçao para o ligamento da placa. Que bom q resolveu o problema.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.