Postado 4 de Julho de 2025 4 Jul Modelo da Placa: ASUS ROG STRIX Z790-F GAMING Wi-Fi Descrição do Problema: Recebi essa placa-mão com um sintoma perculiar ela funcionava normalmente, desde que estivesse sem a bateria da CMOS instalada. quando colocava a bateria o computador não ligava. O comportamento inicial era o seguinte: Com a bateria CMOS instalada, a placa simplesmente não ligava. Quando a bateria era removida e o sistema era deixado desligado por cerca de 20 minutos, a placa voltava a ligar normalmente. Nenhuma intervenção física foi feita no hardware nesse momento — nenhum componente foi removido ou trocado. Diante disso, optei por realizar apenas um banho químico na placa para limpeza preventiva. deixondo serva muito bem antes de ligar Após o banho químico, a placa não liga mais, nem com a bateria, nem sem ela. Porém, observamos que: As tensões de standby estão presentes, inclusive a tensão da BIOS (3V) está normal. Ao tentar o procedimento de flash da BIOS via USB FlashBack, nada acontece. O LED que indica a atividade do processo não pisca nem mostra sinal de inicialização. A placa se comporta como se estivesse completamente morta, embora ainda haja presença de algumas tensões. foi feito todos os testes basicos possiveis.
Postado 6 de Julho de 2025 6 Jul ola amigo esse defeito q estava e um defeito cronico dessa placa, tem varias pessoas que usam a placa desse jeito eu nen aceito mais essa placa na minha oficina com esse sintoma. Agora na situaçao q a placa esta tem q verificar os sinais do super io e cristal.
Postado 6 de Julho de 2025 6 Jul As que peguei, com esse defeito era o cristal ruim. 🔮 no seu caso sobre o banho químico parece ter entrando líquido em baixo da pch.
Postado 6 de Julho de 2025 6 Jul Autor @infocel technology @infocel technology 48 minutos atrás, infocel technology disse: ola amigo esse defeito q estava e um defeito cronico dessa placa, tem varias pessoas que usam a placa desse jeito eu nen aceito mais essa placa na minha oficina com esse sintoma. Agora na situaçao q a placa esta tem q verificar os sinais do super io e cristal. Amigo vc pode me informar onde fica o cristal dessa placa porque n encontrei
Postado 7 de Julho de 2025 7 Jul 1 hora atrás, Sr.joalisson disse: @infocel technology @infocel technology Amigo vc pode me informar onde fica o cristal dessa placa porque n encontrei ta com um circulo vermelho do lado do pch o cristal de 32khz
Postado 7 de Julho de 2025 7 Jul Siga a orientação do @infocel technology.. Vou contribuir com uma Firmware.
Postado 7 de Julho de 2025 7 Jul Autor @Ponto da Manutenção você poderia me mandar por e-mail ? estou sem créditos para baixar. sobre o cristal, ele esta funcionando normal mente. I/O com todas as alimentações também
Postado 7 de Julho de 2025 7 Jul Compre uma assinatura. 2 horas atrás, Sr.joalisson disse: I/O com todas as alimentações também Isso é apenas o basico para o EC começar trabalhar. Se voce ja estava tendo problemas para ligar aplaca, a analise não pode ficar só em alimentação. Se não quiser perder tempo na analise...faça a substituição do mesmo.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.