Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus X510UR-BQ292T - (60NB0FY0-MB9000) - não liga, IC/MOSFET próximo à entrada não acionam

Featured Replies

Postado

Olá pessoal, estou com um asus X510UR-BQ292T(60NB0FY0 MB9000) que apresenta o seguinte problema:

• A bateria não carrega, funcionava antes.
  • O notebook não liga mesmo com fonte conectada.
  • Um MOSFET próximo ao conector de alimentação não recebe sinal no gate.
  • Já troquei o MOSFET, mas o problema continua.
  • Consegui localizar o IC que deveria acionar o MOSFET através de um resistor, mas não aparece nenhum sinal de saída.
  • Não consegui encontrar o datasheet do IC e não sei qual é o pino de VCC, então não consigo confirmar se ele está sendo alimentado corretamente.

Medições já feitas:

Entrada: 19v.

MOSFET circulado na imagem: source ~0 V, gate 0 V.

IC (CHARGE MANAGE IC SN2867R): pino de saída para gate não mostra variação alguma.

Eu sou iniciante em manutenção de notebooks e estou usando equipamentos mais simples. É bem possível que eu esteja falando alguma bobagem.
Por isso, preciso de ajuda para:

• Saber onde fazer as medições;
  • Entender o que os valores significam nesse caso;
  • Receber qualquer orientação para não cometer erros e avançar na identificação do problema.

Objetivo:

Deixar o notebook funcionando novamente, identificando onde está a falha de alimentação e garantindo que IC/MOSFET e circuito de power delivery operem corretamente.

Observações:

A bateria funciona, mas está sem carga e pelo que vi nem carga recebe. Talvez um problema do circuito de carga.

Estou utilizando um datasheet do X510UNR Rev 3.0 60NB0GS0-MB4030, que tem semelhanças, deixarei a foto da etiqueta que está na placa mãe anexada

Desde já, agradeço por qualquer ajuda.

image.png.ad1f5532c34b60a5aa8837bb8baaa503.pngimage.thumb.png.e889c0b4265bdb5054efbd7b07b7133e.pngWhatsAppImage2025-09-24at00_42.23_d874a2ef.thumb.jpg.6cdfb984ed6c41aaea2b9da248890456.jpg

Editado: por rieidi
Adição de informações.

• Respostas 50
  • Visualizações 3,7k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• @rieidi Bom dia, favor coloque o modelo da placa mãe no título do tópico para que os demais membros possam contribuir e lhe ajudar.   

• o problema é quee estou sem creditos to ate precisando baixar uma bios mas como fiquei um tempo sem vir no forum não tenho mais creditos para fazer downloads vou tentar procurar o esquema pr

• Ponto da Manutenção
    Ponto da Manutenção

Verifica se as informações de sua placa se estão corretas? Modifique o titulo, adicione marca e todos os detalhes possíveis. -----------------------------------------------------------------------

Imagens Postadas

Postado

Verifica se as informações de sua placa se estão corretas?
Modifique o titulo, adicione marca e todos os detalhes possíveis.
------------------------------------------------------------------------

36 minutos atrás, rieidi disse:

Eu sou iniciante em manutenção de notebooks e estou usando equipamentos mais simples. É bem possível

Creio que não tenha uma fonte assimétrica?
Vamos verificar se não tem curto na placa, usaremos condução reversa (multímetro) para chegar a essa conclusão.

verifica inicialmente;

PRS8901

PJP8901

PJP8702

PJP8704

A discussão sobre "Asus X510UR-BQ292T - (60NB0FY0-MB9000) - não liga, IC/MOSFET próximo à entrada não acionam" rendeu 51 respostas! Cadastre-se agora mesmo ou entre na sua conta para desbloquear a leitura e participar da conversa com a galera.

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.