Postado Sábado às 11:583 dias Bom dia a todos.Estou precisando de uma ajuda para entender melhor um problema em uma placa mãe de um notebook.MODELO: LENOVO IDEAPAD 320-15IKBPLACA: NM-B241Notebook não liga nem acende leds... Não vejo tensão nenhuma nos mosfets com a fonte conectada e um consumo de 0,04aSe injeto 20v direto na linha de B2, logo depois do PR301 ou fecho curto entre o source e o dreno do PQ311, o notebook liga e roda o sistema direto, sem necessidade de pressionar o botão power, e funciona perfeitamente, não encontrei nenhum componente superaquecendo nem achei capacitores abertos, estou suspeitando de mosfet na linha de carregando, ou CI de Carga PU301, que não entrega o gate, porém queria uma ajuda para identificar quais componentes preciso analisar referente ao CI, pra entender se o problema está no CI, ou no que a placa deveria entregar ao CI para ele funcionar, não sou muito bom de analisar esquemas elétricos.Tenho os esquemas elétricos da placa, imagens da mesma, boardview e bios.Segue vídeos da análise em anexo: Teste no mosfet de entrada, teste injetando 20v direto em N2, depois do PR301, No PR314 (PR314 10_1206_5%) eu recebo 19.8v e sai 0.02v do pino lado 1 do 314, Tensão na entrada do jack de 20.1v.Bateria desconectada, só a placa... Pino 28 do CI de carga Pu301 está dando 0.2vEsquema do CI em questão:Fotos da placa em questão:Desde já agradeço imensamente qualquer ajuda que puderem me oferecer, esse notebook é de um amigo que está tentando concluir um TCC e não tem condições de adquirir um novo, não tem custo envolvido, apenas aprendizado e apoio. WhatsApp Video 2026-04-13 at 16.04.19.mp4 WhatsApp Video 2026-04-18 at 08.45.07.mp4 WhatsApp Video 2026-04-18 at 08.44.59.mp4
Postado Domingo às 00:282 dias @vqfcosta infortech companheiro, verifique se o pr314 está aberto, ou o pc315 está em curto.
Postado Domingo às 18:062 dias @vqfcosta infortech Amigo, faça primeiramente o que o @Jhones mencionou, como este é um resistor de apenas 10ohm, ele pode estar aberto, segundo sua medição.É preciso ter a tensão Vin alimentando o CI charger (P28), o seu problema não está difícil de resolver, visto que sua placa liga quando você injeta a tensão V20B+.O seu defeito provavelmente está neste resistor, no CI de charger ou no próprio mosfet de entrada. Comece verificando PC315, conforme relatado pelo @Jhones , dá pra medir curto com ele na placa. Posteriormente, veja se dá pra medir PR314 na placa, caso contrário, remova-o e verifique seu valor. Para dar sequência na análise, precisamos ter a alimentação Vcc (pino 28) em PU301 (BQ24780).
Postado Ontem às 14:221 dia Autor Em 18/04/2026 às 21:28, Jhones disse:@vqfcosta infortech companheiro, verifique se o pr314 está aberto, ou o pc315 está em curto.PR314 - Não bipa no teste de continuidade, e na escala de 20k de resistência mede 3.59-3.6 ohm. Quando bate os 20V na entrada dele, na saída fica apenas 0.2V, conforme passei no texto principal:"No PR314 (PR314 10_1206_5%) eu recebo 19.8v e sai 0.02v do pino lado 1 do 314, Tensão na entrada do jack de 20.1v.Bateria desconectada, só a placa... Pino 28 do CI de carga Pu301 está dando 0.2v"PC315 - Bipa no teste de continuidade e tem uma coloração escura comparada aos demais, aparenta ser um capacitor aberto, vou removê-lo para testar e trocar se necessário, retorno com mais informações.
Postado Ontem às 17:061 dia @vqfcosta infortechPR314 pela imagem, parece ter um furinho nele, bem no segundo ZERO. Provavelmente está aberto, então já troca ele e o capacitor.Antes de montar, já verifica curto nessa linha que vai para o CI de charger. Mas aparentemente são só estes dois componentes mesmo.Espero que resolva trocando apenas eles.
Postado Ontem às 17:501 dia Autor @mail.ademir @Jhones @mail.ademir Problema resolvido apenas com a troca do PC315, o PR314 está vazando 200mv, provavelmente está ruim, porque mesmo sem o carregador, continua informando que está carregando, então talvez eu vá trocar ele também, mas como não é nada comercial, vou confirmar com o dono se ele quer que deixa assim ou se vai comprar o resistor pra trocar.Obrigado a todos mais uma vez!!
Postado Ontem às 18:001 dia Autor 23 horas atrás, mail.ademir disse:@vqfcosta infortech Amigo, faça primeiramente o que o @Jhones mencionou, como este é um resistor de apenas 10ohm, ele pode estar aberto, segundo sua medição.É preciso ter a tensão Vin alimentando o CI charger (P28), o seu problema não está difícil de resolver, visto que sua placa liga quando você injeta a tensão V20B+.O seu defeito provavelmente está neste resistor, no CI de charger ou no próprio mosfet de entrada.Comece verificando PC315, conforme relatado pelo @Jhones , dá pra medir curto com ele na placa. Posteriormente, veja se dá pra medir PR314 na placa, caso contrário, remova-o e verifique seu valor.Para dar sequência na análise, precisamos ter a alimentação Vcc (pino 28) em PU301 (BQ24780).Me tira uma dúvida, por um acaso o resistor é esse?10 Ohms 5% (10 Unidades) Resistor Smd 1206 10r 3.2mm X 1.6mmVocê não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado há 7 horas7 hrs @vqfcosta infortech Exato amigo, de acordo com o esquema elétrico da placa, o resistor é de 10ohms dimensões 1206.Procure um anúncio com valor acima de 19 reais, assim dependendo da sua região, você não terá gasto com o frete.Ou então, tente conseguir em alguma placa sucata.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.