Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

LENOVO IDEAPAD 320-15IKB || NM-B241 || Não liga

Featured Replies

Postado

Bom dia a todos.
Estou precisando de uma ajuda para entender melhor um problema em uma placa mãe de um notebook.

MODELO: LENOVO IDEAPAD 320-15IKB

PLACA: NM-B241

Notebook não liga nem acende leds... Não vejo tensão nenhuma nos mosfets com a fonte conectada e um consumo de 0,04a

Se injeto 20v direto na linha de B2, logo depois do PR301 ou fecho curto entre o source e o dreno do PQ311, o notebook liga e roda o sistema direto, sem necessidade de pressionar o botão power, e funciona perfeitamente, não encontrei nenhum componente superaquecendo nem achei capacitores abertos, estou suspeitando de mosfet na linha de carregando, ou CI de Carga PU301, que não entrega o gate, porém queria uma ajuda para identificar quais componentes preciso analisar referente ao CI, pra entender se o problema está no CI, ou no que a placa deveria entregar ao CI para ele funcionar, não sou muito bom de analisar esquemas elétricos.

Tenho os esquemas elétricos da placa, imagens da mesma, boardview e bios.
Segue vídeos da análise em anexo: Teste no mosfet de entrada, teste injetando 20v direto em N2, depois do PR301,

image.pngimage.png

image.pngimage.png

No PR314 (PR314 10_1206_5%) eu recebo 19.8v e sai 0.02v do pino lado 1 do 314, Tensão na entrada do jack de 20.1v.
Bateria desconectada, só a placa... Pino 28 do CI de carga Pu301 está dando 0.2v

image.png

Esquema do CI em questão:

image.pngimage.png

Fotos da placa em questão:

image.pngimage.png

Desde já agradeço imensamente qualquer ajuda que puderem me oferecer, esse notebook é de um amigo que está tentando concluir um TCC e não tem condições de adquirir um novo, não tem custo envolvido, apenas aprendizado e apoio.

Postado

@vqfcosta infortech Amigo, faça primeiramente o que o @Jhones mencionou, como este é um resistor de apenas 10ohm, ele pode estar aberto, segundo sua medição.

É preciso ter a tensão Vin alimentando o CI charger (P28), o seu problema não está difícil de resolver, visto que sua placa liga quando você injeta a tensão V20B+.

O seu defeito provavelmente está neste resistor, no CI de charger ou no próprio mosfet de entrada.

Comece verificando PC315, conforme relatado pelo @Jhones , dá pra medir curto com ele na placa. Posteriormente, veja se dá pra medir PR314 na placa, caso contrário, remova-o e verifique seu valor.

Para dar sequência na análise, precisamos ter a alimentação Vcc (pino 28) em PU301 (BQ24780).

Postado
  • Autor
Em 18/04/2026 às 21:28, Jhones disse:

@vqfcosta infortech companheiro, verifique se o pr314 está aberto, ou o pc315 está em curto.

PR314 - Não bipa no teste de continuidade, e na escala de 20k de resistência mede 3.59-3.6 ohm. Quando bate os 20V na entrada dele, na saída fica apenas 0.2V, conforme passei no texto principal:
"No PR314 (PR314 10_1206_5%) eu recebo 19.8v e sai 0.02v do pino lado 1 do 314, Tensão na entrada do jack de 20.1v.
Bateria desconectada, só a placa... Pino 28 do CI de carga Pu301 está dando 0.2v"

PC315 - Bipa no teste de continuidade e tem uma coloração escura comparada aos demais, aparenta ser um capacitor aberto, vou removê-lo para testar e trocar se necessário, retorno com mais informações.

image.png

Postado

@vqfcosta infortechPR314 pela imagem, parece ter um furinho nele, bem no segundo ZERO. Provavelmente está aberto, então já troca ele e o capacitor.

Antes de montar, já verifica curto nessa linha  que vai para o CI de charger. Mas aparentemente são só estes dois componentes mesmo.

Espero que resolva trocando apenas eles.

Postado
  • Autor

@mail.ademir @Jhones @mail.ademir 

Problema resolvido apenas com a troca do PC315, o PR314 está vazando 200mv, provavelmente está ruim, porque mesmo sem o carregador, continua informando que está carregando, então talvez eu vá trocar ele também, mas como não é nada comercial, vou confirmar com o dono se ele quer que deixa assim ou se vai comprar o resistor pra trocar.

Obrigado a todos mais uma vez!!

Postado
  • Autor
23 horas atrás, mail.ademir disse:

@vqfcosta infortech Amigo, faça primeiramente o que o @Jhones mencionou, como este é um resistor de apenas 10ohm, ele pode estar aberto, segundo sua medição.

É preciso ter a tensão Vin alimentando o CI charger (P28), o seu problema não está difícil de resolver, visto que sua placa liga quando você injeta a tensão V20B+.

O seu defeito provavelmente está neste resistor, no CI de charger ou no próprio mosfet de entrada.

Comece verificando PC315, conforme relatado pelo @Jhones , dá pra medir curto com ele na placa. Posteriormente, veja se dá pra medir PR314 na placa, caso contrário, remova-o e verifique seu valor.

Para dar sequência na análise, precisamos ter a alimentação Vcc (pino 28) em PU301 (BQ24780).

Me tira uma dúvida, por um acaso o resistor é esse?

10 Ohms 5% (10 Unidades) Resistor Smd 1206 10r 3.2mm X 1.6mm
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

@vqfcosta infortech Exato amigo, de acordo com o esquema elétrico da placa, o resistor é de 10ohms dimensões 1206.

Procure um anúncio com valor acima de 19 reais, assim dependendo da sua região, você não terá gasto com o frete.

Ou então, tente conseguir em alguma placa sucata.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.