Postado 12 de Maio 12 Mai Olá pessoal! Estou com uma placa mãe de um notebook Acer que chegou sem ligar absolutamente nada em bancada. Ao fazer a análise, não encontrei nenhum curto na placa mãe. E ao fazer os testes, percebi que não havia tensão na malha de +19V_P2. Os mosfets de entrada sequer estavam chaveando então fiz alguns testes no BQ24781 e tenho as seguintes informações:- 19V no VCC- 6V no REGN - 2.6V no ACDET - 3.3V no ACOK - Mosfets de entrada trocados por outros em bom funcionamento - BQ24781 trocado por outro em bom funcionamento - CMSRC com 0V, mas a malha dele pertence à saída do primeiro mosfet de entrada, então ele deveria ter alguma tensão se não há chaveamento no mosfet? - ACP e ACN com 0V ambos, pois é a mesma história do CMSRC, mas eles vem depois do segundo mosfet de entrada. Deixo abaixo uma imagem de parte do esquema elétrico que estou usando. Fiz outro teste também, fiz uma espécie de bypass do primeiro mosfet, usando um DIODO. Apenas para que fosse possível conduzir a energia de +19V_IN para +19V_P1 e a placa mãe liga normalmente. Com exceção da bateria que não carrega (não sei se a bateria estava ruim ou se é uma consequência desse bypass). Alguém poderia me dar uma luz? Já olhei vários vídeos explicando o funcionando desse CI e não entendo o motivo pelo qual ele não está chaveando os mosfets de entrada.
Postado 12 de Maio 12 Mai Autor 35 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:Valores dos resistores?PRB1PRB2PRB7PRB10Pino 16 do BQ24781RUYRPRB1 - 1MPRB2 - 3MPRB7 - 4.03KPRB10 - 4.03KPino 16 do BQ24781RUYR - 2.75V (importante mencionar que essa placa não tem a PRB36). Inclusive, fiz a medida desse terminal em outra placa que usa um CI semelhante (na verdade o BQ24780S) e encontrei 0.9V nele mas não sei se ajuda muito. Editado: 12 de Maio 12 Mai por Denrlei machado da silva adição de informações
Postado 13 de Maio 13 Mai Autor 19 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:Remova o PCB1Verifica sinal pino 7 BQ24781RUYRRemovido o PCB1 mas segue sem 19V após PQB3. Pino 7 BQ24781 - 0V
Postado 14 de Maio 14 Mai Autor Pessoal, mais novidades sobre o caso. Fiz a regravação do IO (KB9022) sem usar nenhum adaptador, só a TL866 Plus e com base Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. apenas para ter certeza de que não poderia ser uma informação do firmware dele corrompida ou algo assim e nada mudou. Sigo com o mesmo sintoma. Como há comunicação entre o CI BQ24781 e o SuperIO, pode ser o SuperIO mesmo com defeito?
Postado 15 de Maio 15 Mai Seguinte esquema Eletrica , mais facil pra mais difícil . Obrigado , e na próxima deixa eu participar nos defeitos , desculpa . Anuar fala tudo troca tabom pro notebook é bem claro a explicação foi pro meu parceiro
Postado 15 de Maio 15 Mai Autor 14 minutos atrás, Shoghel Shoghel disse:Seguinte esquema Eletrica , mais facil pra mais difícil . Obrigado , e na próxima deixa eu participar nos defeitos , desculpa . Anuar fala tudo troca tabom pro notebook é bem claro a explicação foi pro meu parceiroDesculpa, não entendi.
Postado 15 de Maio 15 Mai Valeu pra participar na placa do todos modelos que engenheiro estudo anos e anos pra deixa pronto pra nós usa , agradeço todos que participaram na fábrica e na programação e nos component
Postado 15 de Maio 15 Mai Autor 21 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:O PQB1 esta ok?Eu troquei ele para garantir. Mas não entendi muito bem como ele atua. Se tiver uma explicação para me dar.
Postado 17 de Maio 17 Mai Em 15/05/2026 às 15:07, Denrlei machado da silva disse:Eu troquei ele para garantir. Mas não entendi muito bem como ele atua. Se tiver uma explicação para me dar.Retorne todos os componentes para seus devidos lugares.Verifica a resistência (Ω) do (PRB3)... Valor ?Verifica o PQB2 /PQB5/ PQB6 e da mesma forma o PRB19..
Postado 17 de Maio 17 Mai Coloca a bateria e mede o 19vP2.sem o carregador plugado é claro Editado: 17 de Maio 17 Mai por eliseu.PT
Postado 17 de Maio 17 Mai Tem osciloscópio para verificar se surge o pulso de ACDRV nos mosfets? Pode ser o PRB3 alterado. Se na partida ele aumentar a queda de tensão sobre si o CI entra em proteção. Como disse que a placa funciona quando faz o jumper no mosfet não temos curto na linha. Se puder trocar ele por um igual seria o melhor teste dele.
Postado 17 de Maio 17 Mai Em 15/05/2026 às 15:07, Denrlei machado da silva disse:Eu troquei ele para garantir. Mas não entendi muito bem como ele atua. Se tiver uma explicação para me dar.PQB1, até onde sei, é proteção contra ligação invertida da fonte.
Postado 17 de Maio 17 Mai 3 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:PQB1, até onde sei, é proteção contra ligação invertida da fonte.Negativo, este mosfet é para clamp de sobretensão.Funciona como um limitador.Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado Segunda às 09:305 dias 18 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:PQB1, até onde sei, é proteção contra ligação invertida da fonte.última forma, andromeda, tens razão. é um mosfet para protecao de inversao de polaridade.
Postado Segunda às 12:175 dias Autor Em 17/05/2026 às 01:28, Ponto da Manutenção disse:Retorne todos os componentes para seus devidos lugares.Verifica a resistência (Ω) do (PRB3)... Valor ?Verifica o PQB2 /PQB5/ PQB6 e da mesma forma o PRB19..Resistência de PRB3 - aproximadamente 0.01 ohmsPQB2 /PQB5 e PQB6 trocados por outros que estavam funcionando em outra placa. Resistência de PRB19 - aproximadamente 0.01 ohms
Postado Segunda às 12:185 dias Autor 23 horas atrás, eliseu.PT disse:Coloca a bateria e mede o 19vP2.sem o carregador plugado é claroA bateria descarregou, mas salvo engano ficava com a tensão da bateria. Vou ver se consigo carregar a bateria externamente e testar.
Postado Segunda às 12:205 dias Autor 22 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:Tem osciloscópio para verificar se surge o pulso de ACDRV nos mosfets? Pode ser o PRB3 alterado. Se na partida ele aumentar a queda de tensão sobre si o CI entra em proteção. Como disse que a placa funciona quando faz o jumper no mosfet não temos curto na linha. Se puder trocar ele por um igual seria o melhor teste dele.No momento, não tenho osciloscópio. Mas no multímetro eu percebo uma variação de tensão no ACDRV. As vezes parece subir até uns 4V. Mas oscila muito. A PRB3 está com a resistência correta.
Postado Segunda às 12:215 dias Autor 21 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:PQB1, até onde sei, é proteção contra ligação invertida da fonte.Isso significa que a placa poderia ser ligada sem ele normalmente?
Postado Quarta às 19:503 dias Autor Em 18/05/2026 às 16:25, AMDRÔMEDA disse:Tensão no pino 10 do CI PUB10V
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.