Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer A315-54K / LA-H782P / Não liga - BQ24781 sem ACDRV_CHGR

Featured Replies

Postado

Olá pessoal! Estou com uma placa mãe de um notebook Acer que chegou sem ligar absolutamente nada em bancada. Ao fazer a análise, não encontrei nenhum curto na placa mãe. E ao fazer os testes, percebi que não havia tensão na malha de +19V_P2. Os mosfets de entrada sequer estavam chaveando então fiz alguns testes no BQ24781 e tenho as seguintes informações:

- 19V no VCC
- 6V no REGN
- 2.6V no ACDET
- 3.3V no ACOK
- Mosfets de entrada trocados por outros em bom funcionamento
- BQ24781 trocado por outro em bom funcionamento
- CMSRC com 0V, mas a malha dele pertence à saída do primeiro mosfet de entrada, então ele deveria ter alguma tensão se não há chaveamento no mosfet?
- ACP e ACN com 0V ambos, pois é a mesma história do CMSRC, mas eles vem depois do segundo mosfet de entrada.

Deixo abaixo uma imagem de parte do esquema elétrico que estou usando. image.png

Fiz outro teste também, fiz uma espécie de bypass do primeiro mosfet, usando um DIODO. Apenas para que fosse possível conduzir a energia de +19V_IN para +19V_P1 e a placa mãe liga normalmente. Com exceção da bateria que não carrega (não sei se a bateria estava ruim ou se é uma consequência desse bypass).

Alguém poderia me dar uma luz? Já olhei vários vídeos explicando o funcionando desse CI e não entendo o motivo pelo qual ele não está chaveando os mosfets de entrada.

Postado
  • Autor

35 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Valores dos resistores?

PRB1

PRB2

PRB7

PRB10

Pino 16 do BQ24781RUYR

PRB1 - 1M

PRB2 - 3M

PRB7 - 4.03K

PRB10 - 4.03K

Pino 16 do BQ24781RUYR - 2.75V (importante mencionar que essa placa não tem a PRB36). Inclusive, fiz a medida desse terminal em outra placa que usa um CI semelhante (na verdade o BQ24780S) e encontrei 0.9V nele mas não sei se ajuda muito.

Editado: por Denrlei machado da silva
adição de informações

Postado
  • Autor

Pessoal, mais novidades sobre o caso. Fiz a regravação do IO (KB9022) sem usar nenhum adaptador, só a TL866 Plus e com base Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. apenas para ter certeza de que não poderia ser uma informação do firmware dele corrompida ou algo assim e nada mudou. Sigo com o mesmo sintoma.

Como há comunicação entre o CI BQ24781 e o SuperIO, pode ser o SuperIO mesmo com defeito?

Postado

Seguinte esquema Eletrica , mais facil pra mais difícil . Obrigado , e na próxima deixa eu participar nos defeitos , desculpa . Anuar fala tudo troca tabom pro notebook é bem claro a explicação foi pro meu parceiro

Postado
  • Autor
14 minutos atrás, Shoghel Shoghel disse:

Seguinte esquema Eletrica , mais facil pra mais difícil . Obrigado , e na próxima deixa eu participar nos defeitos , desculpa . Anuar fala tudo troca tabom pro notebook é bem claro a explicação foi pro meu parceiro

Desculpa, não entendi.

Postado

Valeu pra participar na placa do todos modelos que engenheiro estudo anos e anos pra deixa pronto pra nós usa , agradeço todos que participaram na fábrica e na programação e nos component

Postado
Em 15/05/2026 às 15:07, Denrlei machado da silva disse:

Eu troquei ele para garantir. Mas não entendi muito bem como ele atua. Se tiver uma explicação para me dar.

Retorne todos os componentes para seus devidos lugares.

Verifica a resistência (Ω) do (PRB3)... Valor ?

Verifica o PQB2 /PQB5/ PQB6 e da mesma forma o PRB19..

Postado

Coloca a bateria e mede o 19vP2.
sem o carregador plugado é claro

Editado: por eliseu.PT

Postado

Tem osciloscópio para verificar se surge o pulso de ACDRV nos mosfets? Pode ser o PRB3 alterado. Se na partida ele aumentar a queda de tensão sobre si o CI entra em proteção. Como disse que a placa funciona quando faz o jumper no mosfet não temos curto na linha. Se puder trocar ele por um igual seria o melhor teste dele.

Postado
Em 15/05/2026 às 15:07, Denrlei machado da silva disse:

Eu troquei ele para garantir. Mas não entendi muito bem como ele atua. Se tiver uma explicação para me dar.

PQB1, até onde sei, é proteção contra ligação invertida da fonte.

Postado
3 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Negativo, este mosfet é para clamp de sobretensão.
Funciona como um limitador.
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado
18 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

última forma, andromeda, tens razão. é um mosfet para protecao de inversao de polaridade.

Postado
  • Autor
Em 17/05/2026 às 01:28, Ponto da Manutenção disse:

Retorne todos os componentes para seus devidos lugares.

Verifica a resistência (Ω) do (PRB3)... Valor ?

Verifica o PQB2 /PQB5/ PQB6 e da mesma forma o PRB19..

Resistência de PRB3 - aproximadamente 0.01 ohms
PQB2 /PQB5 e PQB6 trocados por outros que estavam funcionando em outra placa.
Resistência de PRB19 - aproximadamente 0.01 ohms

Postado
  • Autor
23 horas atrás, eliseu.PT disse:

Coloca a bateria e mede o 19vP2.
sem o carregador plugado é claro

A bateria descarregou, mas salvo engano ficava com a tensão da bateria. Vou ver se consigo carregar a bateria externamente e testar.

Postado
  • Autor
22 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

Tem osciloscópio para verificar se surge o pulso de ACDRV nos mosfets? Pode ser o PRB3 alterado. Se na partida ele aumentar a queda de tensão sobre si o CI entra em proteção. Como disse que a placa funciona quando faz o jumper no mosfet não temos curto na linha. Se puder trocar ele por um igual seria o melhor teste dele.

No momento, não tenho osciloscópio. Mas no multímetro eu percebo uma variação de tensão no ACDRV. As vezes parece subir até uns 4V. Mas oscila muito. A PRB3 está com a resistência correta.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.