Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Ligar Transformador de Nobreak

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite a todos,

 

Estou tentando fazer um carregador de bateria 12v com um transformador de nobreak 600va Panton, mas está um pouco complicado para entender a função de cada cabo.

 

Ao desmontar o nobreak consegui visualizar o primário e o secundário do trafo, seguindo os fios localizei o pino negativo/110v e 220v.

 

Ao ligar o mesmo na rede elétrica, não localizo tensão na saída dos outros terminais.

 

Uma coisa que notei de diferente é que tem um terminal no transformador (fio vermelho) que sai junto com o primário que vai ligado diretamente no botão power do nobreak.

 

Posto em anexo uma imagem do trafo, gostaria de uma ajuda para utilizá-lo o mesmo em um carregador de bateria.

 

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

 

Obrigado a todos

 

Luizbr

2014-11-24_20_06_02.jpg.7504991ecb0951524f8f3ed29a59daf8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por tratar-se de transformador de no-break ele tem no mínimo um enrolamento 110 de saída para as tomadas do mesmo, e um enrolamento 110 para entrada, alguns tem enrolamento de 220 no qual o centertap do transformador serve para 110 e fim do enrolamento serve para 220, alguns fazem o 220 somando 2 enrolamentos distintos de 110(neste caso há que se juntar corretamente os fios para que o fim de um enrolamento se ligue ao início do outro sempre no mesmo sentido, caso contrário as coisas não vão acontecer como esperado, existem vários vídeos no youtube que ensinam como identificar os inícios e finais de enrolamentos) não é incomum que esses transformadores tenham ligações "estranhas" entre enrolamentos, antes de começar a ligar na tomada remova os isolantes termo retráteis com cuidado e verifique se não há nenhuma ligação entre os enrolamentos do primário e secundário, já que o vai usar para carregar baterias não é ideal que o enrolamento utilizado para a bateria tenha ligação direta com o secundário. ( neste caso por tratar-se se transformador aumentador considera-se como primário os terminais de baixa tensão.) Em alguns casos onde o enrolamento de 220 não funciona é possível utilizar a soma dos 2 dois enrolamentos de 110 que restam respeitando o que disse acima que devem ser ligados o fim de um no início do outro. Para testar os enrolamentos e descobrir onde sai o que, você pode usar uma bateria de 9v daquelas duracell comuns e de baixa corrente, e dar pequenos pulsos, no enrolamento primário( fios de bitola mais larga que iam para a bateria) ou então se quiser ligar diretamente aos fios do primário um transformador de 5v ou 6v estes poderiam ser ligados de forma a alimentar constantemente o trafo do nobreak, no caso da pilha é necessário pulsar pois trata-se de corrente continua, e com o multímetro medir as pontas dos outros enrolamentos... É claro que antes de medir tensões você precisa identificar os fios que formam pares usando teste de continuidade do multímetro, e evidentemente isso deve ser feito sem qualquer alimentação do trafo.

Essas são as informações que considero mais pertinentes quanto a questão de botar o trafo a funcionar, evidentemente se vai usar para carregar baterias é necessário que faça uma ponte de diodos para retificar a saída para a bateria e colocar um capacitor depois da ponte de diodos não parece má ideia, lembrando que nesta configuração extremamente simples é necessário acompanhar a carga da bateria de perto para que um possível sobreaquecimento da mesma não a faça explodir, e que também para carregar uma bateria de 12v é necessária uma tensão um pouco maior que isso, portanto seria ideal que o trafo pudesse fornecer 13,5v mais ou menos...

No que puder ajudar estou a disposição, a primeira coisa que eu faria é dar uma boa limpeza nesse coitado... ;D

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...