Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como está nosso português??

Avalie este tópico:

gnu informatica

Posts em destaque

Caros, cada vez mais vemos o assassinato de nosso idioma, até digo que pra ser técnico não precisamos ser safo no mesmo, mas temos que saber pelo menos os termos mais importantes de nossa eletrônica, pois fica muito feio escrever errado algo que devemos saber.

Muitos ficam até com raiva de ser corrigidos, eu agradeço quando sou.

Assim como temos o dicionário EletronicaBr

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vou por sempre que ir me lembrando os erros grotescos que encontramos aqui no fórum, sempre é bom saber a forma correta. Não vou por os tópicos para evitar qualquer coisa.

A dica é pelo menos ver a correção do chrome, no mínimo.

Errado            ->            Certo  (dentro do contexto encontrado)

tenção            ->            tensão

esterna          ->            externa  (algo que fica fora)

altomotiva      ->            automotiva

ejetei              ->            injetei      (Ex: Injetei a tensão no circuíto)

amaçado        ->            amassado

preça              ->            pressa

Fasso            ->            faço  (Verbo fazer)

Outros a vir

Se eu estiver errado por favor me corrijam.

Abraço.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão importante quanto a grafia correta, há a pontuação.

Tem gente que entra no fórum e posta uma bíblia sem pontuação nenhuma, não tem ponto, nem vírgula e, muito menos, parágrafos. Entender um texto destes é complicado e sempre deixa margem para má interpretação.

Pessoal, vamos pontuar as frases!

Link para o comentário

Tem gente que entra no fórum e posta uma bíblia sem pontuação nenhuma, não tem ponto, nem vírgula e, muito menos, parágrafos. Entender um texto destes é complicado e sempre deixa margem para má interpretação.

Exemplo: “Anvisa não foi notificada, e diz que vai recorrer”

"bíblia sem pontuação nenhuma, não tem ponto, nem vírgula e, muito menos, parágrafos" :)

Vírgula depois da palavra vírgula, ou seja quando pausa a frase.

Link para o comentário

A dica é pelo menos ver a correção do chrome, no mínimo.

Uso o Firefox e também aparece o corretor ortográfico, como na imagem abaixo.

Não tenho certeza se este recurso faz parte do navegador ou do fórum.

Em todo caso, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a palavra correta na lista.

j+  pela iniciativa.

1.jpg.f90d615dcfd4ea958a1cf9401602615c.jpg

Link para o comentário

Exemplo: “Anvisa não foi notificada, e diz que vai recorrer”

"bíblia sem pontuação nenhuma, não tem ponto, nem vírgula e, muito menos, parágrafos" :)

Vírgula depois da palavra vírgula, ou seja quando pausa a frase.

Engraçadinho. Do jeito que fiz está certo, por causa do "muito menos", que entrou para dar ênfase. Se não tivesse esta expressão seria sem vírgula no final da frase, entendeu? Retire o "muito menos" da frase, com suas respectivas vírgulas, e veja.

A propósito, não precisamos ser tão radicais, ninguém aqui precisa ser professor de português. Se todos cuidarem do básico já está muito bom.

Link para o comentário

Pois então, não é pra radicalizar, pois muitos nem tiveram bons acesso aos estudos, outros realmente não ligam, com a internet ai sempre vemos algumas aberrações.

É importante não cometer erros TÃO grotescos, pois fica realmente muito feio.

Já pensou fazer um lado e escrever que o problema foi causado por "tenção" incorreta ou que o aparelho estava todo "amaçado". Devemos usar a tecnologia ao nosso favor e não somente ignorar elas já que praticamente temos corretores em todo lugar.

Abraço a todos.

Roberto

Link para o comentário

uai, tem algum problema com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , , , etc ?  hehe

Link para o comentário

Uma coisa que vejo muito errado aqui no fórum, e isso é direto, é a utilização do ão e do am no final dos verbos de forma errada.

"Me falarão que o fluxo é muito bom", quando o certo seria "me falaram" (no passado, falarão ficaria no futuro).

"Me disserão que está errado", "me disseram" seria o correto (disserão não existe, nem no futuro... kkkkkk....).

"Vocês formatão computador?", seria "formatam".

"Fiz a formatassaum e não deu certo" (esse é o piorzão! kkkkkkkkkkkkkkk), seria "formatação".

Tem tantas variações deste erro que eu ficaria escrevendo a tarde toda. "Entenderão"? kkkkkkkkk

Link para o comentário

olá a todos,

também concordo que todos do fórum procurem escrever da forma correta.

Eu mesmo , no entanto, escrevo abreviando alguns termos para agilizar o post.

vc  para você , tb para também e por aí vai.

alguns termos técnicos são inventados por nossa classe :

voltagem , amperagem , etc.

abs

Edwardo

Link para o comentário

Neste caso em concreto tem ainda outro erro muito comum (eu inclusive), que é, Volts ou Amperes.

Volt ou Ampere nao tem plural, ou seja 1Volt ou 20Volt sempre no singular, porque a unidade provem de um nome pessoal.

Isso é padrão para unidades de medida/grandeza, se pede 100 grama de queijo e não 100 gramas de queijo. Quem come grama é outro tipo de animal. E também é no masculino "duzentos grama" e não "duzentas gramas".

Mas, devido a maioria das pessoas usar estes formas no plural tão comumente, acabamos usando também. Quer um exemplo? "Quilo" também é uma medida, "quilos" não existem, mas experimente chegar no supermercado e falar "Gostaria de 5 quilo de frango, por favor" para ver a reação das pessoas.... kkkkkkkkk

Aliás, em português é mesmo "quilo" e não "kilo", estamos tão acostumados com textos em inglês que achamos que o correto é com k, mas não é (ainda mais que a abreviatura usa k).

Link para o comentário

Bom dia a todos.

Na verdade o termo "voltagem, amperagem" não existe, Amper e Volt, são termos de medida, seria a mesma coisa eu falar centimetragem para centímetro... kkkkk

tenham um ótimo dia colegas...

:)

Quando disse que são inventados é porque não existem no idioma  e são usados por alguns técnicos .

Somente neste forum o termo " voltagem "

aparece em 30 posts diferentes !

abs

Link para o comentário

Bom dia a todos.

Na verdade o termo "voltagem, amperagem" não existe, Amper e Volt, são termos de medida, seria a mesma coisa eu falar centimetragem para centímetro... kkkkk

tenham um ótimo dia colegas...

:)

Quando disse que são inventados é porque não existem no idioma  e são usados por alguns técnicos .

Somente neste forum o termo " voltagem "

aparece em 30 posts diferentes !

abs

bom dia colega, eu sei que usam o termo, mais não é só porque usam, que está correto...

tenham um ótimo dia amigos...

8)

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Neste caso em concreto tem ainda outro erro muito comum (eu inclusive), que é, Volts ou Amperes.

Volt ou Ampere nao tem plural, ou seja 1Volt ou 20Volt sempre no singular, porque a unidade provem de um nome pessoal.

Isso é padrão para unidades de medida/grandeza, se pede 100 grama de queijo e não 100 gramas de queijo. Quem come grama é outro tipo de animal. E também é no masculino "duzentos grama" e não "duzentas gramas".

Mas, devido a maioria das pessoas usar estes formas no plural tão comumente, acabamos usando também. Quer um exemplo? "Quilo" também é uma medida, "quilos" não existem, mas experimente chegar no supermercado e falar "Gostaria de 5 quilo de frango, por favor" para ver a reação das pessoas.... kkkkkkkkk

Aliás, em português é mesmo "quilo" e não "kilo", estamos tão acostumados com textos em inglês que achamos que o correto é com k, mas não é (ainda mais que a abreviatura usa k).

A quantificação afecta o plural:

Duzentas gramas / Uma grama

Trezentos metros / Um metro

Dois Volts (2)/ Um Volt (1)/ Meio Volt (0.5)/ Um Volt e meio (1.5) / Dois Volts e meio (2.5).

Um colega referiu que não poderia ser usado o plural em Volt por se tratar de um nome próprio mas de facto é um anglicismo do verdadeiro nome de Alessandro Volta , em homenagem ao qual se passou a denominar  a unidade de medida do potencial eléctrico. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...