Jump to content
Sign in to follow this  
##PK##

Segunda BIOS

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia senhores

Alguem tem esse tópico da segunda bios salvo ai

caso ninguem tenha peço encarecidamente ao junior para esplicar para que serve e tals

seria de grande ajuda ao forum

principalmente na hora de atualizar, sei que é apenas uma que se atualiza

mais qual

Bom dia senhores

Alguem tem esse tópico da segunda bios salvo ai

caso ninguem tenha peço encarecidamente ao junior para esplicar para que serve e tals

seria de grande ajuda ao forum

principalmente na hora de atualizar, sei que é apenas uma que se atualiza

mais qual

Pelo que eu sei:

Em alguns notebooks que tem duas bios, o esquema é o seguinte:

A "bios" que é ligada ao I/O, apenas contem o firmware para controle do I/O.

A bios ligada a PS, é a bios principal que faz o Sistema Basico de Entrada e Saída, que é a responsável pelo post.

Perceba que eu coloquei a primeira "bios" entre "ASPAS" ... porque? Na verdade a "BIOS" que está ligada ao I/O não é exatamente uma bios, esse CI apenas armazena o firmware do I/O, diferente da BIOS de verdade, cuja a função sempre foi de ser o "Sistema Basico de Entrada e Saída"

Nos demais notebooks que é utilizado apenas uma bios, tanto o "Sistema Basico de Entrada e Saída" como o "FIRMWARE" para controlar o I/O estão contidos no mesmo chip.

Lembrando que cada caso é um caso, sempre é necessário consultar o esquema elétrico.

Espero ajudar....

Quando a maquina não liga e a BIOS mais próxima do I/O tem 3,3V esta deve ser regravada. Se a máquina liga mas não vem vídeo ou se desliga em seguida deve ser regravada a "SEGUNDA" BIOS que normalmente fica próxima do chipset. Não recomendo gravar BIOS com uma versão diferente da outro pois já tive problemas diversos nestes casos. Como não se sabe a versão da BIOS boa eu sugiro sempre regravar as duas.

Boa tarde colegas..

Tenho uma duvida a perguntar aos mais experientes..

Hoje estive regravando um toshiba l635-s3040rd com placamae hannstar mv-4 bm10-1 para processador Dual core Intel Pentium.

Notei que tem 2 bios nessa placa, ou seja, 2 chips, um é um Winbond 25q32bvsig que fica proximo a pilha da placa base, e mais pra frente um pouco tem outro tb que é soic8 e é um SST25vf080b.

Retirei o Winbond, que fica mais proximo a pilha para regravar, mas a duvida é, pra que serve o outro? É um sistema de dual bios, ou é uma eprom pra outra funçao?

Se alguem tiver uma explicaçao tecnica pra isso agradeço muito..

A segunda bios é a ECROM, e ja tivemos um tópico com esse assunto:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...