Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desumidificadora caseira...

Avalie este tópico:

repair

Posts em destaque

Bom pessoal estou aqui ja pensando no povo dizendo falando de Desumidificadora de novo, olha o tópico tal e tal...

Bom é o seguinte nos meus rebaling não uso desumidificadora, isso mesmo nao uso e a taxa sempre foi acima de 90% nos meus rebaling´s, meu método é colocar a placa na estação e deixar uns 20min a 100º e depois realizar o serviço... Uma da coisas que não me agrada a usar uma desumidificadora é o tempo de 12h a 48h, sei que é importante e tal, mas como não posso ficar esperando então faço como relatado acima sem problemas... A questão é o seguinte e se for fazer uma desumidificadora mais potente com um desumidificador a frio? ou seja sem aquecimento, tenho uma câmera que cabe esse desumidificador:

desumidificador-de-ar-retira-300ml-por-dia-desumi-air_MLB-O-160369207_6729.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Como diz no anuncio ele consegue extrair do ambiente 300ml de de umidade sera que se colocar ele fechado em uma câmara com as placas não resolveria em um tempo menos como 1h ou 2h?

Poderia agregar uma lâmpada de 60w e um sensor como esse para monitorar:

controlador-de-temperatura-e-umidade-inova-inv-9624_MLB-O-3828035935_022013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caracas acho q é mais facil fazer um sensor desse com o arduino rsrs esse ai é carinho pakas ! acho q essa ideia sua seria legal acho q tipo para armazenar chip ou algo do tipo pois as placas creio q com esse desumidificador não vai ser o suficiente para remover a umidade delas pois esse carinha ai é mais para remover umidade do ar e não umidade que esta na placa !

Link para o comentário

Mas a ideia não seia só ele fechado com as placas... olha tipo esses:

desumidificador-de-ar-byemofo-anti-mofo-acaros-e-fungos_MLB-O-4430466297_062013.jpg

Poderia colocar uma lâmpada ou resistência com um fugauge que regularia a temperatura interna mais uns 6 desses desumidificador como o de cima... a ideia seria desumidificar mais rápido e com a mesma eficiência... Pois se uma lâmpada ou resistência chegasse a uma temperatura de uns 60~70º constantes e esses desumidificar trabalhando junto acho que resolveria...

Link para o comentário

caracas acho q é mais facil fazer um sensor desse com o arduino rsrs esse ai é carinho pakas ! acho q essa ideia sua seria legal acho q tipo para armazenar chip ou algo do tipo pois as placas creio q com esse desumidificador não vai ser o suficiente para remover a umidade delas pois esse carinha ai é mais para remover umidade do ar e não umidade que esta na placa !

Wil tava vendo com o fernando da global eletronics e perguntei como funciona a desumidificadoras profissionais e ele diz que elas não aquecem e sim deixam o ar sem umidade nenhuma...

Abaixo as palavras dele:

"nenhuma desumidificadora profissional aquece

não gera calor, ela trata o ar e o deixa estupidamente seco 1%"

Por esse papo acho que o conceito de usar a desumidificadora da primeira foto em uma câmara pequena deve deixar o ar a 1% de umidade ja que o espaço é pequeno e fechado e ele vai secar la dentro o máximo que der, não acha?

Link para o comentário

Repair, já viste um desumidificador desses a trabalhar ? Ele condensa e a água escorre para o deposito, se tu o fechares dentro de uma caixa ele não vai retirar a humidade como desejaríamos da motherboard porque o ar vai ter sempre humidade, tem um depósito com água e essa água mantem o ar húmido, atenção que falo num ambiente com muito pouca área e fechado, num quarto ele vai fazendo o seu trabalho até certo ponto..

Podemos sempre colocar uma mangueira para o exterior para que a água sai cá para fora (como o ar condicionado),mas sinceramente acho que com um aparelho desses não vamos ter capacidade de retirar a humidade das diversas camadas da pcb como desejaríamos.

Penso que forno a 50 ou 60 ºC é mais económico e mais eficaz, não esquecendo que é conveniente abrir a porta de vez em quando para que o ar quente húmido saia, basta pensar no que se faz para chocar ovos de répteis/aves, basicamente o ar é aquecido e mantém-se uma taça com água para que o ar fique húmido  :)

Link para o comentário

Certo, mas a ideia seria desmontar esse desumidificador e usar a parte que capta o ar e deixar no sistema e onde escoa a agua do lado de fora, acho que se fizer uma câmara que caiba umas 5 placas e a taxa dele é de estrair até 300ml de agua por dia, ele vai fazer isso repetindo o processo dentro da câmara removendo cada vez mais a umidade por esta confinado em um lugar pequeno, além do consumo ser de 36w, menor que uma lâmpada e bem menos que um forno não acha...

Link para o comentário

Como já disseram, acho que só funciona para desumidificar o ambiente ou seja o próprio espaço interno da capsula e/ou preservar contra umidade componentes e placas virgens que ainda não contenham umidade.

Para as placas/chips que já tem umidade creio que só a evaporação lenta via calor dê resultado. 

Link para o comentário

Como já disseram, acho que só funciona para desumidificar o ambiente ou seja o próprio espaço interno da capsula e/ou preservar contra umidade componentes e placas virgens que ainda não contenham umidade.

Para as placas/chips que já tem umidade creio que só a evaporação lenta via calor dê resultado.

Certo também pensava assim, mas vejo muitos técnicos usando essa:

que não esquenta em nada, pelo o que eu conversei com eles é basicamente esse desumidificador acima desmontado e montado em uma câmera, dizem els que ele apenas circula o ar interno removendo a umidade e é considerada a top para esses serviços... O tensso é pagar esse valor ai para uma desumidificadora kkkkkk...

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Tópico já antigo, não sei se chegou a montar a câmara. Eu vejo totalmente sentido na ideia.

Numa câmara menor o poder de desumidificação seria potencializado e imagino que atingiria menos de 10% UR em poucos minutos. Um marcador de umidade barato desses do ML e um termômetro digital também barato comprovariam a UR na câmara.

Esses desumidificadores funcionam, têm uma serpentina que atua como condensador muito semelhante à uma geladeira mesmo. Apenas que não operam em temperaturas muito baixas, geralmente 15ºC é um limite inferior, menos que isso não há eficiência. Então manter algum aquecimento na câmara é importante.

Sobre isso ter efeito nas placas, claro que sim, porque supondo elas úmidas, num ar externo muito ressecado continua havendo troca do ar úmido "preso" nas camadas e componentes da placa com o ar que a envolve(seco). A única questão a saber é se isso acelera de fato o tempo de secagem a ponto de ser comparável à uma estufa, pode ser que a troca seja lenta, demore mesmo muitas horas, sem ideia de quanto. 

Seria interessante alguém que construiu algo com desumidificador relatar resultados.

Extra abraço

Márcio Campos

Link para o comentário

Desumidificadores de grande volume são usados em salas estanques, são também úteis em bibliotecas, museus, etc. Todo desumidificador de serpentina é um condensador, recolhe a água num recipiente interno ou escoa para fora do ambiente por uma mangueirinha, semelhante ao ar condicionado que também resseca o ar ao resfriá-lo, embora um desumidificador por natureza não deve alterar a temperatura do ar que nele passa.

Aqui no meu apartamento de 180m cúbicos mantenho um desumidificador para até 500 m cúbicos (mantendo ao máximo portas e janelas fechadas em dias úmidos), a cada 24 horas o reservatório acumula inacreditáveis 5 litros de água do ar. O cilo é, o aparelho retira umidade do ar e a umidade retida nos objetos e tecidos e papéis e madeiras vai para o ar que é desumidificado e assim fica ciclando até ressecar tudo.

Recolher internamente não significa que voltará toda essa água volte ao ar, porque o reservatório dentro do aparelho é fechado, então a área de contato água/ar é bem pequena, o que diminui drasticamente a evaporação.

A duvida é mesmo a velocidade em placas eletrônicas, porque com resistências desprotegidas (não cerâmicas) a desumidificação é bem rápida e eficiente.

Grande abraço

Márcio Campos

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...