Na manutenção de fontes sempre me deparo com situações que geram dicas para economizar tempo e ajudar no diagnostico. Uma delas tem a ver com fusíveis.
Se você encontrar um fusível queimado e o vidro transparente mostra um fio quebrado, com as pontas derretidas, provavelmente foi apenas o próprio fusível e você pode repor outro sem medo. mesmo que o novo queime em seguida, dificilmente acarretará mais danos, uma vez que essa foi uma "queima lenta", ou seja o fio derreteu e fundiu de forma lenta.
Já se a aparencia do vidro mostrar que houve uma vaporização do metal, estando metalizado ou preto, ocorreu um bom curto, indicando queima de mais componentes, tais como diodos, pontes retificadoras e transistores de potencia. Nesse caso, cabe o teste retirada do defeito antes de testar um novo fusível.
Aconselho também a utilização da lampada série. Faça assim: pegue uma luminária , coloque uma lampada de tungstênio de 100 a 200 watts. (eu uso 3 lampadas, uma de 100, outra de 200 e outra de 500w de refletor) e coloque no bocal. No lugar do botão liga e desliga coloque uma tomada fêmea. ligue seu aparelho nessa tomada. se o aparelho estiver em curto, a lampada acende. Se não, ela funciona como um fusível, mas sem queimar.
Espero ter ajudado. Flavio Roraima