Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artur da Silva

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    4
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Luis Correia /Piauí/ Brasil

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de Artur da Silva

Novato

Novato (1/14)

  • Primeira postagem Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

1

Joinhas

  1. Muito obrigado pela ajuda Eu acabei tendo novidades sobre essa placa, esse meu amigo informou mesmo que o processador dela acabou queimando devido o curto... Infelizmente, acontece... é a vida Mas valeu a experiência.
  2. Olá, tudo bem amigo, desculpe não ter retornado de imediato. Todos os testes feitos, realmente, esse capacitor está em curto. Depois de mais testes, descobri que esse capacitor é um das linhas de jumper do cmos (clear cmos). Usei o método de Kelvin improvisadamente aqui e realmente, ele não estava bom. Para confirmar, retirei da placa, e e refiz os testes com ele fora, e realmente, estava em curto total. De resto, dado o curto inicial na bateria (já citado anteiormente) pode ter acarretado danos aos mosfets e aos pwms do circuito da placa (ao todo são 5, não me lembro totalmente). Dos testes feitos, com a fonte (a tensão inicial tem que passar pelo circuito charger (carregador) que consite em mosfets de alta, seguidos por de baixa, para 14.6v (alimentação máxima da bateria). A tensão nem chega a adentrar o circuito. Utilizando-se de uma fonte 12v, injetei as tensões onde são os terminais da bateria. Como esperado, a tensão de 12v, foi distribuída aonde ela deveria chegar. Processador e PCH, memórias, e ao Super IO. Foi notado que nenhum componente esta gerando as tensões minimas de funcionamento, nem ao menos esquentando. Fazendo inspeção mais detalhada, visualmente, a CPU pode ter sofrido avarias com o curto. (a aparência da pintura do dissipador, aparenta ter sido aquecida) e os plásticos que envolvem o suporte metálico estão levemente derretidos (foi um detalhe que acabou despercebido). Para variar, é um sistema full onboard, não há como trocar a CPU, exceto se for usado estação de retrabalho BGA. De qualquer forma, eu vou deixar essa placa para um amigo que é mais experiente e tem mais recursos para analisar. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda.
  3. Olá pessoal, tudo bem? Eu sou ainda um novato nesse mundo de reparos e em fóruns, mas estou dando meus passos. Enfim, recentemente, consegui com um conhecido, um Notebook HP 14-r052br, (modelo zs040 la-a993p rev 2.0 (até onde eu vi, o layout da placa mãe tanto da rev 1.0 como 2.0 são os mesmos)) segundo esse conhecido, ele não tinha mais interesse então eu fiquei com ele, resumidamente, ele ja havia mandado para uma assistência local, mas nada foi feito, e o aparelho devolvido sem alterações. Enfim, dos testes realizados, foi identificado um capacitor smd em curto, (par duplo) que se localiza nos terminais da bateria (parte superior da placa) Feito isso, o curto desapareceu por completo e o capacitor defeituoso, substituído. Notei que depois de algum tempo, a tensão apresentada, não passa (conector dos terminais da bateria) de 2,89v, depois de um tempo, a voltagem vai caindo, ao realizar novamente os testes, a tensão não passa de 0,89v chegando até mesmo em certos casos, a ficar entre 0,47v. No setor de alimentação da placa, toda a tensão de 20,00 (19,89 ou 18,89v) esta chegando sem problemas, mas ainda sim, existe uma possível fuga ou curto. (nenhum dos componentes esquenta, ou estão visivelmente alterados), nem mesmo o led de carga do conector (no conector de força) acende. Depois de mais testes, foi localizado um outro par (capacitor + resistor duplo, dois pares ao total) e um desses pares, um dos capacitores está apresentando resistência baixa, de 40 ohms, como não consegui o esquema da placa, não posso verificar com detalhes se tais valores deveriam ser esperados (pois tem os capacitores ligados ao processador e outros componentes, que aparentam ser curto, mas não são de fato, ja que ao ser testados, há um pequeno consumo de energia, o que impede uma leitura mais precisa (falso curto). Creio que aquela resistência não é normal, (e como o terra (GND) do capacitor (caps) é comum, certamente irá afetar todo o conjunto como um todo, ja que aparentemente, ele também recebe a alimentação quase que diretamente do sistema de bateria (ja que ambos são interligados) primeiro o conector de energia > segue os reguladores de tensão, onde é feita essa divisão e distribuição da alimentação para a placa como um todo. Depois de uma ligeira inspeção visual, vi que ela esta em boas condições (ela utiliza um processador onboard mobile i5 4210u quad core, 1,7ghz), o defeito aparentemente só se restringe ao setor de alimentação, creio que vale a pena tentar algum reparo, mesmo que não seja possível, vai ser um experimento interessante. Agradeço a ajuda e a todos. Edit: Observação, a versão da placa é a zs040 la-a993p rev 1.0 (a diferença, é que ela não tem a GPU integrada, fora isso, é basicamente o mesmo)
  4. Ola senhoras e senhores, tudo bem, eu tive conhecimendo do eletrônica br pelos buscadores em aventuranças de manutenção e suportes casuais, meus hoobies são trabalhos casuais de informática, quando eu posso ajudar. Meu nivel técnico seria mais amador para estudante, tenho alguns conhecimentos, o suficiente para conseguir solucionar certos problemas sozinho, ademais, quando é algo mais complexo, sempre recorro aqui ou a outros lugares em busca de informação. Atualmente, minhas habilidades são mais a nivel de software e um pouco de hardware tambem, mas pretendo focar mais em hardware e futuramente, começar um pequeno negócio próprio de reparo e manutenção de computadores, aqui na região, não tem quem trabalhe com isso, e pretendo ser pioneiro. No geral, eu faço esses tipos de trabalhos técnicos mais para ajudar as pessoas, mas pretendo me especializar e fazer disso um ganha pão. De quaquer forma, grato, espero poder ajudar e aprender muito com todos aqui.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...