Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    17
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    31 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Undisclosed
  • Localidade
    Presidente Prudente / São Paulo / Brasil

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de hf_sup

Novato

Novato (1/14)

2

Joinhas

  1. Felizmente o processador não queimou, acho que se eu tivesse ligado sem tirar o processador ele teria queimado com certeza. Que projeto curioso.
  2. Logo após a mensagem que mandei comecei a reparar no pwm U511 modelo TPS3211 e notei um pequeno pontinho em cima dele, fiz testes nos pinos de output, nada, troquei sem pensar muito e agora o notebook deu video, ta funcionando, e o melhor, com processador original, ufa. muito obrigado @master7 e @Gilson Macedo, vou deixar em testes o equipamento antes de fechar o tópico.
  3. Uma atualização: Troquei ambos os mosfets e o curto levando 19V ao IGFX_CORE sumiu, a placa liga porém não apresenta vídeo, aproveitei e já testei com outro processador e o mesmo sintoma. O Q531 é um AON6414A e foi trocado por um idêntico o Q530 era um AP92U03GMT e substitui por um AON6786 porém não encontro tensão alguma no IGFX_CORE nos drenos do referido Q531 tem 19v e nada no source ou no gate nada nos drenos, source ou gate do Q530
  4. Muito obrigado @master7, realmente os transistores devem estar em curto, vou fazer o teste mais a fundo. Eu torço para que o processador não tenha queimado, porque enquanto o capacitor em curto não foi removido, a tensão na via estava indo a zero por estar com baixa resistência em relação ao terra, e só fiz o teste depois de remover o curto sem o processador. Mas se queimou, queimou, haha. Edit: @master7, qual o esquema e brd que você está usando de referencia? Não achei nenhum parecido. @Gilson Macedo O Capacitor realmente está em curto, mas ainda não sei o valor de tensão dele, chuto que seja 2v 330uf.
  5. Boa tarde a todos Estou com uma placa Samsung BA41-1881A SCALA2-14UL-VE da qual não possuo esquemático. Removi processador e memória e efetuei testes básicos de resistência em bobinas e depois dos fets de entrada e encontrei curto em um capacitor proximo ao socket do processador na parte de trás, efetuei a remoção do mesmo e a placa passou a ligar e girar o cooler, apresentando as seguintes tensões nos componentes indicados na figura 1 e 2 Após algumas verificações fiquei em duvida em relação as medições em vermelho nas imagens, Notei que a bobina onde encontrei curto nas medições possui 19v após remoção do capacitor em curto, e o capacitor em curto removido possui a tensão de 19v no pad positivo. Segue imagem do capacitor em curto removido: Achei estranho o valor e como não possuo o esquema exato, não tenho ideia dos valores de referencias que esses componentes deveriam apresentar e portanto não instalei memória e processador pra testar equipamento, alguém pode me ajudar a identificar essas vias, e quais os valores corretos? Desde Já, grato.
  6. PL20 tem resistencia infinita em relação ao terra e o PL21 tem resistência de 101 ohms em relação ao terra, sem beep. O PL21 é da linha de +3VS5. Aparentemente o +3VS5 e +5VS5 das bobinas PL21 e PL20 respectivamente só ligam com a maquina em estado S5 se não estou enganado, ainda assim, poderia ser um defeito no PWM ou você acredita que tem chance dessa linha de +3VS5 estar dando problema? Outra duvida, tanto o pino 1 quanto o pino 6 estão ligados ao terra por resistores de 110k e 130k respectivamente, qual seria a voltagem esperada deles em funcionamento?
  7. segue as medidas do PU2 Pino 13 = 12.6v Pino 15 = 2.78v Pino 17 = 30.7v Pino 20 = 19.8v
  8. Boa tarde, o esquemático não possui PU 32 amigo, acredito que se refira ao PU 3, o ci de 3v/5v Então segue as medidas: Pino 01 = 0,0v Pino 03 = 2,0v Pino 06 = 0,0v Pino 08 = 3,3v Pino 13 = 2.56v Pino 16 = 19.8v Pino 17 = 5.0v
  9. Bom dia, encontrei outros pontos de corrosão mínimos em alguns capacitores, mas nenhum indicio de curto ou algo assim, mas suspeito que isso não seja o problema. Bom dia, perdão pela demora, somente nesta segunda pude fazer os testes, vamos lá: 1 - Não localizei nenhuma linha alwins no esquemático, na fonte de 3V/5V tem a linha +5V_ALWP e +3V_ALWP que estão zeradas. 2 - Pino 86 ACIN = 2,77v 3 - Botão Power: tensão 3.3v, zera ao pressionar. 4 - Pino 19 NBSWON1# = 3.3v zera ao pressionar. 5 - Eu ainda não consegui localizar Y1 na placa e infelizmente não possuo osciloscópio, só um multímetro simples que não mede frequência. Fiz aferição no SIO dos pinos 122 e 123 na escala de milivolts e encontrei 142mV no CRY1 e 422mV no CRY2, haveria outra maneira de testar esse Cristal? 6 - Pino 127 LID_EC# = 3.3v Desde já, grato pela atenção.
  10. Fiz os seguintes testes no SIO Pino 111: Ok, VCC, 3.3Volts Pino 112: Visualmente OK, sem corrosão, porém não foi possível testar continuidade porque é ligado diretamente ao PCH. Pino 113: OK, GND. Pino 114: Nada consta no esquemático, visualmente ok. Pino 115: Continuidade OK. Pino 116: Continuidade OK. Pino 117: Nada Consta no esquemático, visualmente ok. Pino 118: Nada Consta no esquemático, visualmente ok.
  11. Olá, obrigado pela resposta amigo Eu removi o SIO, incluse já o substitui por outro. Quando chequei as trilhas, e apenas as pontas (bordas de fora) estão realmente oxidadas, o restante delas está OK. Testei a continuidade entre as pernas do SIO e algum outro componente na linha do PAD oxidado em si e o resultado foi positivo. Mas vou testar novamente e incluir os resultados aqui.
  12. Olá, bom dia/tarde/noite a todos Estou com uma duvida em relação a uma placa mãe Quanta R12 UMA Intel (da0r12mb6e1) do HP G4-1180br que aparentemente sofreu dano por liquido e o Super IO ficou corroído entre pinos 110 e 116 (segue fotos em anexo.) O sintoma que o equipamento apresenta é o seguinte: Ao ligar a fonte do equipamento, a mesma continua ligada e alimenta a placa com os 19v, alimenta o PWM de 3v/5v gera tensões +3VPCU e +5VPCU, apresenta tensão no botão power, porém não liga e não acende luz led do JACK. Testes e procedimentos efetuados: Sem curto na PL20 e PL21 da linha de 5V e 3V, não a continuidade com o terra Efetuado limpeza de região corroída no SIO, retrabalho nos pinos afetados e busca por trilhas rompidas (acredito que nenhuma esteja rompida). Verificado que o PL24 possui 30 ohms de continuidade, mas acredito que isso seja normal, uma vez que essa é a linha de v1.05 do PCH Checado tensão VCC e AVCC do SIO, todos com 3.3v vindo do +3VPCU U11 Apresenta tensão 3.3v, porém U22 não apresenta nada (acredito ser normal, já que o +3v e +5v dessa placa só liga depois que da start, certo?) Efetuado substituição do Super IO por modelo identico de placa doadora. Efetuado regravação de chip bios U11 do SIO. Após todos estes testes o defeito persiste e não cheguei a uma conclusão, mesmo com a substituição do super IO a placa continua com mesmo sintoma, e tenho duvidas de como prosseguir, alguma ideia? Desde já, agradeço a todos pela atenção.
  13. @Shadow2012, obrigado pela ajuda, só que infelizmente o cliente preferiu retirar o equipamento então não tenho como fazer mais essas medições. Grato a todos que disponibilizaram um tempo, nos vemos em outro tópico.
  14. @Shadow2012, opa. Dreno do U3602 está zerado, sem leitura. O mesmo é valido para source e gate.
  15. Opa @erivaldofreitas , obrigado pela resposta. Se medi corretamente o botão possui a tensão de 3v. Quanto a bios, este notebook possui dois chips, u6001 e u6002, ambos não apresentam tensão em nenhum dos pinos citados. Fala @Shadow2012 , obrigado pela resposta, esqueci de mencionar, mas já havia tentado isso sem sucesso. A tensão da Bateria é ~3.1v. Opa @FLAVIOTECH , obrigado pela resposta. Essa informação eu já tinha mencionado no corpo do tópico, Pino 3: 3.3v e Pino 13: 5v. Att. hf_sup

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...