Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    4
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Belo Horizonte

Conquistas de mguima

Novato

Novato (1/14)

  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Primeira semana concluída
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

2

Joinhas

  1. Hummm Hum... aí complica. Boa parte dos pinos de processadores são VCC e VSS. São vários pinos de alimentação, por vários motivos: 1) repartir a corrente que passa nos finíssimos fios de ouro que interconectam o chip de silício com o encapsulamento; 2) espalhar o aterramento e reduzir ruído; 3) levar as linhas de alimentação a pontos da pastilha de silício difíceis de acessar com as trilhas do próprio chip. Com alguma sorte, o pino que v. quebrou seja um desses redundantes, e TALVEZ o processador funcione sem ele. E TALVEZ ele funcione mais ou menos, mas o computador vai travar de vez em quando. Para isso v. precisa descobrir a função exata do pino quebrado, tente dar uma olhada em: https://www.amd.com/system/files/TechDocs/31412.pdf Outra possibilidade seria colocar uma gotícula de solda na ponta do pino e recolocá-lo no lugar. Ou colocar um grãozinho de pasta de solda, segurar com a pinça, e derreter com o soprador. Deve ser teoricamente possível, mas devem ser muitos poucos ninjas no mundo capazes de fazer isso. Eu NÃO sou um deles e não conheço nenhum.
  2. Não sou o autor do post original, mas tive problemas semelhantes com a estação HIKARI HK-936B. Vou descrever aqui porque pode ser que ajude alguém. O problema é que o ferro passou a esquentar pouco. Mesmo ajustado para o máximode 480ºC, só dava 120º C no termo-par do multímetro; concluí que não era problema no TRIAC, afinal, se esquenta, o TRIAC está ligando, ao menos de vez em quando. Não troquei peças como o autor do post; só troquei a resistência do ferro (achei que fosse problema no sensor termo-par da resistência), sem sucesso; também comprei um ferro novo (936 genérico, conector de 7 furos, AliExpress) mas continuou do mesmo jeito. No fim das contas comprei outra estação (que também tem com ar quente para retrabalho de PCI), mas hoje tornei a verificar a estação antiga. No fim das contas, o problema estava no potenciômetro principal, de ajuste da temperatura. O potenciômetro era de 50K, mas desenvolveu uma "resistência extra" fixa de 18 K então, ao invés de variar de 0 e 50 KOhm, ele estava variando de 18 a 68 KOhm. Vendo no esquema, o potenciômetro fica em parelelo com um resistor de 1.2K, o que me confundiu na localização do defeito, pois eu li um valor baixo e achei que estava normal por estar em paralelo com o resistor de 1.2 K. Depois de quebrar muito a cabeça, fiz nova medição e percebi que, mesmo com o potenciômetro de 50K zerado, a leitura deveria estar zerada também; mesmo assim a leitura estava em valor logo abaixo de 1.2K. Então retirei o potenciômetro do circuito, testei, e encontrei o problema. Como prática de reparação, talvez seja mais recomendável retirar apenas o resistor R12 do circuito, e só então medir o potenciômetro. No caso do potenciômetro estar ok, é mais fácil voltar o resistor para o lugar original do que tirar/recolocar o potenciômetro. Mas no meu caso a peça defeituosa era mesmo o potenciômetro, então deu certo. Agora é tentar achar um potenciômetro que sirva; como ele é do tipo horizontal, talvez tenha de fazer algumas adaptações.
  3. Amador ontem, hoje e sempre. Ex-profissional. Eletrônica analógica, embeeded, IOT. Informática (manutenção de hardware).

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...