Não sou o autor do post original, mas tive problemas semelhantes com a estação HIKARI HK-936B. Vou descrever aqui porque pode ser que ajude alguém.
O problema é que o ferro passou a esquentar pouco. Mesmo ajustado para o máximode 480ºC, só dava 120º C no termo-par do multímetro; concluí que não era problema no TRIAC, afinal, se esquenta, o TRIAC está ligando, ao menos de vez em quando.
Não troquei peças como o autor do post; só troquei a resistência do ferro (achei que fosse problema no sensor termo-par da resistência), sem sucesso; também comprei um ferro novo (936 genérico, conector de 7 furos, AliExpress) mas continuou do mesmo jeito.
No fim das contas comprei outra estação (que também tem com ar quente para retrabalho de PCI), mas hoje tornei a verificar a estação antiga.
No fim das contas, o problema estava no potenciômetro principal, de ajuste da temperatura. O potenciômetro era de 50K, mas desenvolveu uma "resistência extra" fixa de 18 K então, ao invés de variar de 0 e 50 KOhm, ele estava variando de 18 a 68 KOhm.
Vendo no esquema, o potenciômetro fica em parelelo com um resistor de 1.2K, o que me confundiu na localização do defeito, pois eu li um valor baixo e achei que estava normal por estar em paralelo com o resistor de 1.2 K.
Depois de quebrar muito a cabeça, fiz nova medição e percebi que, mesmo com o potenciômetro de 50K zerado, a leitura deveria estar zerada também; mesmo assim a leitura estava em valor logo abaixo de 1.2K. Então retirei o potenciômetro do circuito, testei, e encontrei o problema.
Como prática de reparação, talvez seja mais recomendável retirar apenas o resistor R12 do circuito, e só então medir o potenciômetro. No caso do potenciômetro estar ok, é mais fácil voltar o resistor para o lugar original do que tirar/recolocar o potenciômetro. Mas no meu caso a peça defeituosa era mesmo o potenciômetro, então deu certo.
Agora é tentar achar um potenciômetro que sirva; como ele é do tipo horizontal, talvez tenha de fazer algumas adaptações.