Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Xenondark

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    12
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    20 [ Doar ]

Sobre Xenondark

  • Data de Nascimento 27/09/1988

Informação Pessoal

  • Sexo
    Undisclosed

Conquistas de Xenondark

Novato

Novato (1/14)

0

Joinhas

  1. Grandes chances mesmo, pelo fato de os clocks dessincronizarem entrando em estado de disable mesmo após o start da placa.
  2. Verifique se o CI de audio esquenta... Caso sim, troque-o, vair resolver com certeza. Caso não esquente, verifique o Ci de rede. Ainda assim, aposto no Ci de audio, retire-o e depois ligue a placa e verifique se o travamento sai.
  3. Isso está com cara de ser os MOSFETS de gate das tensões de source da placa. Verifica as linhas do gerador de 8116, eles são forçados a desarmarem pelo processador como fator de segurança.
  4. Tanto Wireless quanto áudio é SB. Mas no caso do áudio, verifique as linhas de +B, se estão chegando as tensões (normalmente +5VA), depois checar se os sinais ACZ_RST#, ACZ_SYNC e ACZ_BITCLK estão entrando no integrado. Caso sim, o problema pode ser a decodificação, que ocorre na SB.
  5. Verifique os fets que geram o 5V e o regulador que gera o 3V. Levante-os para não correr o risco de queima (se já não estão) e veja se a tensão de VIN irá normalizar.
  6. Se não chega tensão nos pinos 1,2 e 3 do U10 pode ser o fusivel B12. Mas há casos ainda que a tensão fica muito baixa (entre 2V~3V) nesse interruptor. Neste caso, verifique os fets do outro lado da placa (Q35), ele "mata" o VIN. Vale lembrar que o fet Q36 trabalha junto com o Q35, se for ele o problema, troque os dois e, ainda verifique se o Q5 (voltando do outro lado da placa, próximo ao jumper JP3), se este não queimou também.
  7. Esta placa, a última coisa que devemos se preocupar antes da SB é a I/O. Ela possui um complexo jogo de lógica até que o último pulso de checagem (que é do BIOS) para poder ligar. Passos a seguir: 1) Chegar pulso no pino 1 do BIOS, deve estar uma onda quadrada respulsante. 2) Verificar o VIN de entrada tem um fusivel (B12) antes do MOSFET (U10)(http://www.vishay.com/docs/69953/si4835dd.pdf), esse MOSFET é apenas um interruptor, caso ele queime, o VIN da fonte não irá nem passar pelo resto da placa. 3) Verificar o VIN no jumper JP3 (fica entre as duas bobinas, proximo ao conector da bateria), deve haver 19V. 4) Esse jumper (JP3), irá alimentar o 8116 da placa, que irá gerar as tensões baixas (5VA, 3.3VA, 1.5V), portanto checar no regulador (U14) nos pinos 3 5VA e no pino 2, já regulado o 3.3VA. 5) Se não houver estas tensões, a placa não irá startar. Além disso, é bom verificar o funcionamento da chave push button.
  8. Pode ter queimado a saída LVDS, se ela entrar em curto, a placa não starta mesmo (VIN_LCD/GND). Meça os terminais do conector do LCD e veja se encontra alguma anomalia. Outra coisa, bem rara, faz um clear cmos, as vezes....
  9. O problema pode ser mais simples do que se imagina. Pelo fato acima, após a retirada da bateria de RTC, a placa voltou a dar vídeo. Nisso, eu apostaria em trocar o BIOS e checar o circuito de RTC (cristal de 32.768K, etc.) e tentar novamente.
  10. Se for uma placa que o PWRON dela é a partir de uma placa filha, verificar se o cabo (geralmente um flat) está bem posicionado. O mais importante nesse caso, levantar as bobinas (filtros) e ver se o aquecimento some, conclue-se que é a placa filha. Agora se for na placa direto (sem uma placa externa, (excetua-se placa do tipo hot-key, estas são como se fosse direto na placa)), Verificar se o regulador do 3.3VA está OK, este geralmente não aguenta a corrente e mesmo assim não desarma, fluindo tal corrente para toda o circuito 3.3VA. Agora, como estamos falando de super I/O, merece atenção especial no flat do teclado e em último caso no cabo do LCD.
  11. Geralmente por quase não ser usado, ocasiona o endurecimento da solda, causando problema de conexão entre o conector (db15) e a placa não dá video no CRT. Entretanto, antes de fazer um reflow, verifica se as tensões/impedãncias do VSYNC estão corretas. Ainda, geralmente existe um transitor de chaveamento que faz esse trabalho (Fn+F7) par alternar as saídas de vídeo, verifica se este não entrou em curto. Em casos raros, a super I/O pode não estar reconhecendo o cabo fisicamente, podendo dar a impressão de que a saída está condenada, quando na verdade falta apenas um "enable" da super I/O.
  12. Meu nome é Anderson Rachmaninov, tenho experiência em eletrônica a mais de 5 anos. Auto como técnico em uma empresa que presta serviços para conserto de placas mães em geral. Especialista em placas de notebook (Positivo, Acer, Dell, LG, HP, CCE, Lenovo e etc). Qualquer dúvida estamos aí

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...