Alguns ci de baterias mais antigas, mantem um nível baixo de carga para manter a bateria operante, mesmo trocando as células esse nível de segurança é mantido, no meu caso peguei uma bateria que o ci deixava a bateria trabalhar por 20 m com as novas células, porem foi a unica que consegui algum resultado, todas as demais que tentei o procedimentos nenhuma voltou a reconhecer a bateria com as novas células.
Em minhas tentativas descobri que algumas baterias de qualidade, mesmo após o ci fazer a bateria parar de funcionar as células ainda estão em perfeito estado, e em outras apenas 1 ou 2 células é que estão ruim.
Sendo assim estou me empenhando num projeto que visa utilizar estas células de formas externa ao circuito da bateria, talvez até mesmo de forma totalmente externa, atuando como um nobreak, pois pelo conector da bateria é necessário enviar outras tensões alem dos 12v e há uma variação muito grande de modelo para modelo dos sinais enviados para assim a placa mãe reconhecer o quanto tem de carga, quando deve liberar a tensão para carregamento, quando corta-lo etc...
Enfim, já obtive excelentes resultados no meu projeto, no momento estou parado na estapa final que seria o recarregamento das células de forma correta: corrente constante para ter um aproveitamento total da célula. Estou atualmente recarregando elas individualmente com um carregador de celular que fornece 800ma, levo 2 dias para fazer o carregamento total das 5 células necessárias, pois é preciso ficar monitorando o tempo todo a tensão via multimetro senão Bummmmmmmmm.
Resumo da opera, junta 5 células, adapta um conector que entre no jack e dependendo do estado e capacidade da célula ela pode durar até 2 horas como é o meu caso. O passo seguinte é aproveitar os 19v da fonte, que é tensão constante, para alimentar um circuito à ser elaborado para fornecer uma corrente constante de pelo menos 800ma e desligar quando a tensão das celulas for 19v, e por fim um circuito comutador para injetar a energia das células no jack assim que a tensão da fonte for desligada, assim teremos um mini nobreak movel com autonomia de 2 a 3 horas dependendo exclusivamente da qualidade da célula utilizada, e o melhor de tudo, servirá em qualquer notebook, basta trocar o plug que entra no jack.
Quanto à comutação já tenho uma idéia de como fazer, quanto ao circuito de carregamento da célula não tenho a menor noção, quem entender do assunto pode dar sugestões, que estarei analizando e tentando adaptar aqui.