Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.02
  • Posts

    81
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    242 [ Doar ]

Sobre agardim

  • Data de Nascimento 25/08/1978

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Campinas-SP

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de agardim

Novato

Novato (1/14)

  • Reagindo bem Rare
  • Primeira semana concluída
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

64

Joinhas

  1. Olá Jojazo. Eu particularmente já tentei algumas vezes mas não obtive sucesso em nenhum ainda. Existem vídeos no youtube onde as pessoas acabam conseguindo, mas eles mesmo admitem que nem sempre dá certo. Outra coisa, esses processadores da linha Haswell dão MUITO problema de queimar. Neste caso apenas um reball não vai resolver. O que resolve é a troca do processador. O problema é que esses processadores custam MUITO caro, não vale a pena correr o risco de comprar um pra tentar trocar. E se for tirar de placa sucateada, corre o risco do processador da placa sucateada estar com o mesmo problema e acabar no final sendo só perda de tempo. Infelizmente essas placas com esses processadores tem sido uma grande encrenca.
  2. Visualizar Arquivo BIOS Samsung- NP900X3B-AD1BR 16669.bin BIOS Samsung- NP900X3B-AD1BR 16669.bin Uploader agardim Enviado 09-05-2017 Categoria Samsung
  3. Visualizar Arquivo BIOS DELL- Inspiron 14z 5423 - PLACA WISTRON DMB40 -VIDEO DEDICADO- 14634.rom BIOS DELL- Inspiron 14z 5423 - PLACA WISTRON DMB40 -VIDEO DEDICADO- 14634.rom Uploader agardim Enviado 22-04-2017 Categoria DELL
  4. Boa noite. Sim, são padrão. Acredito que em placas com arquiteturas diferentes pode dar pequenas diferenças. Vou medir em outra placa assim que tiver algum em mãos, embora, vamos supor que apresente valores bem diferentes e indique que realmente há algo errado na placa do Dell que estou me referindo aqui... vai servir apenas como aprendizado mesmo, pois resolver não vou ter como, isso porque estas linhas de dados vão direto ao processador nesta arquitetura (que é um i7 de 4a geração em formato BGA no caso). Capacitores da linha RX e TX: Não só chequei como troquei os 4 por via das dúvidas. Inclusive chequei a inverter eles com os de uma placa igual boa e a placa boa continuou boa e a ruim continuou ruim. Os 5V do HD aparecem sim, normal e totalmente estável, tanto com o HD presente, como sem o HD presente.
  5. Exatamente! Também fiz a medição apenas para saber mesmo, pois resolver eu já sabia que eu não ia conseguir. Tanto que o cliente já foi avisado que o reparo não deu certo e vai retirar. A próxima vez que pegar uma funcionando vou medir para ver se estes valores são coerentes. Obrigado!
  6. @Gilson Macedo Fiz a medição de resistência. 105k em RX e 1,2M em TX. (medindo entre o + e o - da linha) Em relação ao terra, 0,6M no RX e 0,8M no TX. Agora, saber se isso é normal ou não, não sei. Não tenho parâmetros e meu note desse funcionando já foi.
  7. Não fiz isso mas posso fazer amanhã, a placa está solta ainda. Voce diz medir a resistência do par (entre o + e o - do par) ou medir cada linha do par (a + e a -) em relação ao terra?
  8. @NandoZimba, @grego: Acho que não ficou claro, mas na minha saga quando eu disse "- O HD e o cabo estão bons. Tenho um notebook igual funcionando e fiz o teste." eu quis dizer que eu peguei o outro notebook igual que funciona e troquei não só o HD, mas o conjunto todo (HD, conector, cabo). E também aproveitei para colocar o HD, conector e cabo deste notebook ruim no outro e funcionou no outro perfeitamente. Tensão com e sem HD: Perfeitamente estáveis. Ainda assim como eu relatei tentei alimentar o HD "por fora" usando uma fonte simétrica (só por garantia) e nada mudou. Finalmente, com relação a case de adaptar HD no drive de CD/DVD não tem como. Este modelo é aqueles Ultrabook, não tem CD/DVD. Sabendo que estes processadores possuem 4 canais de SATA, cheguei até a pensar no absurdo de tirar o HD do canal SATA 0 e passar com ligação com fiozinho para o canal SATA 1 por exemplo. Mas infelizmente não tem como acessar estes pontos do processador pois está por baixo dele e pelo esquema elétrico eles não tem ligação na placa, ou seja, não "saem para fora" através de trilhas e nem passam para o outro lado da placa.
  9. Olá a todos! Estou aqui com um dos casos mais bizarros que peguei este ano. Trata-se de um Dell Inspiron 5547 / Placa LA-B012P. Se ligar ele SEM HD, ele liga normal, funciona normal, dá até para bootar algum sistema via pendrive por exemplo. Porém se o HD está conectado na placa, o notebook liga e não dá imagem na tela. E para desligar a placa, é preciso segurar o power apertado alguns segundos (indicando que realmente a placa fica "travada"). Testes que foram feitos / coisas que já sei: - O HD e o cabo estão bons. Tenho um notebook igual funcionando e fiz o teste. - O circuito chamado de "SATA Rediver" que é como se fosse um amplificador de sinal que fica entre a conexão do HD e do chipset (que no caso é o próprio processador i7 de 4a geração), e que é composto por um chip (PS8520) juntamente com alguns capacitores e resistores, foi INTEIRO trocado da placa boa para a placa ruim. O resultado é que a placa boa continua boa, e a ruim continua ruim. Com isso eu eliminei a possibilidade de ser TUDO o que tem entre o HD e o chip (processador). - A BIOS foi invertida com a placa boa, e mais uma vez nada mudou. - A BIOS foi regravada para última versão via DOS e mais uma vez, nada mudou. - Tentei alimentar o HD com uma fonte de 5V externa para não puxar os 5v da placa. - Se plugar o HD mas cortar a alimentação dele, a placa não trava (mas claro que não reconhece o HD também). - Como alguns sabem, a comunicação SATA acontece através de 2 pares de linha de dados, um par chamado de TX e outro par chamado de RX. Se eu corto a linha de dados TX, a placa funciona normalmente (mas óbvio que não reconhece o HD). Se eu corto apenas a RX, a placa não dá vídeo e fica travada também. - "Gambiarras" do tipo aquecer, apertar e coisas do tipo já tentei de tudo. Resumo de tudo: Quando ocorre uma comunicação do HD com o processador através da linha de dados TX, por algum motivo a placa trava antes mesmo de iniciar o vídeo. No meu entender o único culpado só pode ser o próprio processador. Mas este tipo de processador não dá para ser trocado (é soldado na placa e não me atrevo a mexer nesse tipo de processador em formato BGA). Se alguém já pegou algum problema bizarro deste tipo e tiver alguma observação a fazer, será bem vinda. Da minha parte não tenho mais nada para tentar e vou ter que devolver sem conserto. Obrigado!
  10. Olá a todos! Sei que reviver tópicos antigos não costuma ser muito bem visto, mas neste caso achei importante. Estou com não 1 nem 2, mas simplesmente 4 placas com exatamente este mesmo sintoma! Todas elas aquecem o processador ao injetar tensão na linha 3.3V_ALW, seja o CPU i5 ou i7. Cheguei até a achar que eu que estava fazendo alguma besteira, mas não vejo como. Em uma delas, resolvi tirar o processador fora da placa e como era de se esperar, o curto sumiu e a placa passou a gerar 3.3V_ALW normalmente. Estou começando a achar que estes processadores tem algum problema crônico de entrar em curto sozinho! Gostaria de tentar soldar um processador "novo", funcionando, no lugar, para ver se a placa volta a funcionar. Mas tenho muita dificuldade de soldar esse tipo de chip na placa pois os chips (sim os chips e não a placa) fica envergado e acaba não assentando direito na placa. Além do que é um chip que custa MUUUUUITO caro pra ficar fazendo tentativas e estragar eles.
  11. Para que fique de arquivo para futuras dúvidas iguais a esta, informo que esta substituição é possível. Acabei de fazer o teste na prática e funcionou perfeitamente. Só não consigo informar se a troca inversa também é possível, ou seja, trocar um final 25 por um final 19. Ainda assim, caso alguém saiba a diferença entre estes 2 chips, eu gostaria de saber. Obrigado!
  12. Boa tarde a todos! Estou aqui com um Apple iMac "Core i5" 2.66 27-Inch (Late 2009) apresentando listras verticais na tela e travando na hora de subir o sistema. Sei que é problema de BGA no chip de vídeo e nestes casos nem perco tempo com reball, pois o problema volta a acontecer com certa rapidez. Porém a placa deste notebook utiliza um chip ATI 216-0732019, que é um Radeon HD 4850. Tenho aqui em estoque apenas o chip ATI 216-0732025 que, pelas pesquisas que fiz, também é um HD 4850! Minha pergunta portanto seria: Alguém já trocou um final 19 por um 25 e funcionou? Alguém por um acaso sabe qual a diferença entre estes 2 chips, já que ambos são HD 4850 e são fisicamente idênticos? Estou perguntando antes pois como estes chips dão trabalho para trocar devido ao tamanho, caso alguém diga que já tentou esta troca sem sucesso nem dou sequencia nesta troca. Obrigado!
  13. Olá! Os processadores não são usados não. Este fornecedor eu trabalho com eles faz 6 anos. É de extrema confiança. Quando é usado, mesmo que pareça novo e passe como novo, eles avisam. E quando é item suspeito, de qualidade duvidosa, eles nem me vendem mesmo que eu insista. Acho que essa envergadura tem a ver com a tecnologia 3DL da Intel. Veja esta ilustração que eu peguei no próprio site da Intel mostrando esta tecnologia. Me chamou a atenção nesta ilustração o fato das esferas do centro estarem ilustradas mais "esticadas" do que as dos cantos. Vou pegar algumas placas com esse processador originais de fábrica e verificar alguns detalhes ver se consigo concluir algo.
  14. Olá NandoZimba. Obrigado pela resposta. Falei hoje com um fornecedor de componente eletronico em HK e ele me disse que essa série de processadores da Intel já vem envergado "de fábrica", o problema não é no processo de soldagem. Ele inclusive pegou um pacote de processadores SR1E8 vindo direto da Intel, lacrado, novo, original, retirou um CPU de dentro e tirou uma foto pra eu ver. Zeradinho e já vem envergado mesmo. Porém como não vejo ninguém reclamando disso, acredito que o processo de solda seja normal. Talvez umas esferas fiquem mais amassadas, outras mais esticadas, mas que acaba funcionando mesmo assim. Vou comprar o CPU e arriscar pra ver o que acontece. Em anexo a foto que recebi do SR1E8 novinho. Note que o centro dele é mais alto em relação às bordas.
  15. Boa tarde! Alguém no fórum com experiencia em soldar esses processadores Intel Core i3, i5 e i7 (BGA)? Em especial estes mais novos mais compridos que já tem o PCH (north bridge) integrado no próprio processador. Até então nunca tinha me atrevido a fazer reball ou troca destes processadores, mas depois de pegar 3 defeitos seguidos onde o problema está no processador, resolvi tentar. Já tinham me alertado que estes processadores envergam ao soldar e dessoldar, e infelizmente comprovei isso na prática. Estou anexando uma foto que tirei do processador já removido para que se tenha uma idéia do que estou falando. É uma envergadura bem significativa, o suficiente para fazer as esferas mais externas em um processo de reball não consigam nem encostar na placa. Como estes processadores custam mais de 400 reais no mercado livre e mais de 100 dólares importado, estou testando em placas sucateadas por enquanto. Agradeço quem tenha prática de fazer reball ou troca destes processadores com sucesso e postem algumas dicas. Aqui fazemos o processo em uma Scotle R590. Obrigado!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...