Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Heitor Badotti

Membros
  • Posts Por Dia

    0.02
  • Posts

    11
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    20 [ Doar ]

Últimos Visitantes

238 visualizações

Conquistas de Heitor Badotti

Candango

Candango (2/14)

  • Colaborador Rare
  • Um mês depois
  • Primeira semana concluída
  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare

Escudos Recentes

2

Joinhas

  1. Descobri o problema, fiz um teste com um outro sensor de temperatura e percebi que ao colocar no gelo, a placa desligava... O estranho que o valor da resistência com a água quente dava o mesmo valor que o meu sensor original, porém ao desmontar o sensor percebi que ele é encoberto com uma pasta térmica e essa pasta já estava petrificada praticamente... Limpei esse resíduo de pasta, apliquei uma pasta nova e resolveu o problema!
  2. Certo @joao lima RV, nesse caso então que o sensor de temperatura aparentemente está funcionando corretamente, devo testar apenas o LM358? Eu dei uma procurada sobre o componente, porém achei apenas 1 vídeo de um indiano testando ele, ele retirou o componente da placa, e como vídeo nem em inglês é, eu não consegui entender como é feito o teste...
  3. Boa tarde, estou com um problema com meu bebedouro Electrolux PE11, a princípio ele não estava gelando, fiz a troca dos capacitores e de 1 diodo e ele voltou a funcionar... Porém após fazer alguns testes, notei que o bebedouro fica trabalhando em potência máxima sem parar, mesmo depois de a água gelar, fiz uns testes com um multímetro no termostato e na placa de Peltier e tive os seguintes resultados: Água quente: Placa de Peltier 12.2V Termostato 8kOhms Água gelada: Placa de Peltier 12.2V (era para baixar) Termostato 18.8kOhms Outro teste que fiz foi remover o termostato com o bebedouro ligado, ao fazer isso ele desliga a placa de peltier na hora, que seria o correto né? Ou seja, mesmo com a água fria a placa continua trabalhando em 12V... Notei também que o dissipador de calor do diodo que troquei está esquentando MUITO, ao ponto de não conseguir tocar a mão. Questionamentos: Qual o componente responsável por diminuir a voltagem da placa de Peltier quando há o aumento da resistência do termostato? É normal o diodo que troquei (que está circulado em vermelho na foto abaixo) esquentar tanto assim? A ponto de não conseguir encostar a mão? Devo fazer algum outro teste/medição?
  4. Boa tarde, tenho um bebedouro Electrolux PE11, esse bebedouro tinha parado de funcionar, ao ligar na tomada com uma lâmpada em série, a lâmpada estava piscando, indicando que a placa estava em curto (correto?)... Dai comprei uma placa NOVA e liguei novamente na tomada, a luz continua acendendo, e o cooler sem girar... Porém se eu retiro o conector da placa peltier, a ventoinha liga normalmente e a lâmpada em série para de piscar... Dai pensei que o problema fosse na placa de peltier, tentei testar com outras 2 placas diferentes e todas acontecem a mesma coisa... O que será que pode ser?
  5. Quando você fala em medir a resistência em relação ao GND, a onde devo colocar cada ponta do multímetro? Uma coloco no GND, e a outra? Desculpe a pergunta besta, mas estou començando agora rsrs E mais uma coisa, se eu colocar na tomada ao invés de usar uma fonte assimétrica, terei problemas? Não consigo colocar na tomada, deixar 1-2 segundos, desligar e sentir o componente que está esquentando pelo tato?
  6. Boa noite e Elias, tudo bem? Então, fiz esse sistema, fiz o teste na placa e realmente minha placa está em curto! Ao ligar na energia, a lâmpada acende! Vi um vídeo no youtube de um rapaz testando uma placa com curto, a primeira coisa que ele faz é colocar o multimetro na escala de continuidade e colocar a ponta preta no negativo do capacitor e a pronta vermelha no positivo, se estiver tudo ok, é pra dar "0L"... Fiz esse teste com todos os capacitores, porém nos capacitores que troquei [os circulados de laranja] (que foram o que removeram o ruído), deram uma resistência baixa, indicando que existe algum curto por ali, será que é desse resistor que está com sinais de queimado? Fui medir a resistência dele, agora está dando 15k... Antes estava dando 10k... E antes do primeiro capacitor explodir dava 4 Ohms... Outra coisa, retirei os 2 MOSFET e fiz os testes neles, ambos estão 100% !!
  7. Fala Elias tudo bom? Então, troquei todos os capacitores por outros de mesma característica, tanto de voltagem como de microfarad... Sim, eu fiz o teste de continuidade nos capacitores que troquei, visualmente a solda está OK, não estão em curto a princípio Só um adendo aqui, depois de ter explodido 2 capacitores, agora na 3a vez eu troquei um outro capacitor que está ao lado do capacitor que estava sempre explodindo, ele é um capacitor de 6,7 uF se não me engano, coloquei um de 10 uF de mesma voltagem, mas ainda não tive coragem de ligar a placa pela 3a vez, medo de explodir tudo kkk.... Mas acho que não terei problemas com esse capacitor né? Troquei mais por desencargo de consciência, ouvi dizer que é bom trocar todos os capacitores da placa, eu troquei todos menos o grandão de entrada do circuito primário.
  8. Entendi, no caso ali é um MOSFET, hoje a noite vou retirar ele pra fazer os testes... A tensão de saída você fala pra alimentar a placa peltier? Se for é 12v no caso (isso com o sensor de temperatura plugado). Não tenho fonte assimétrica, sou bem amador A noite depois dos testes eu volto aqui pra te falar se achei algum transistor com problema
  9. Bom dia Rods! Então, o capacitor está com a polaridade correta, porque além de eu checar na placa, eu também vi aqui agora um vídeo no youtube de um rapaz mostrando a mesma placa que a minha, e os capacitores dele estão com a mesma polaridade que o meu...
  10. Bom dia a todos, estou entrando nesse mundo de eletrônica recentemente, consegui consertar uma adega minha esses dias e agora estou tentando consertar a placa do meu bebedouro que está com problema Defeito apresentado: O bebedouro começou a fazer um ruído alto e ao invés de gelar a água, passou a esquentá-la. O que notei na placa: Notei que na parte do circuito secundário, onde tem o resistor 4R70 (4,7 Ohms) estava com uma marca de calor por volta, indicando que esse componente esquentou muito, fiz um teste com o multímetro nele e recebi a medida de 0,004 KOhms, ou seja, aprox 4 ohms. O reparo que tentei fazer: Troquei os 2 capacitores (circulados laranja) de 1500 uF que ficam no circuito secundário indicados na foto abaixo, ao tentar ligar a placa, ela parou o ruído! Porém após alguns segundos, um outro capacitor (circulado em azul), que fica no circuito primário, explodiu. Fiz a troca desse capacitor, e explodiu novamente... Medições realizadas: Antes de trocar os 2 capacitores (circulados em laranja), a medida de saída da placa peltier (sem estar com ela conectada) era 11,2V. O microventilador não acionava com a placa peltier ligada, ele só acionava ao remover a placa peltier. Tentei fazer as medições nos MOSFET's para ver se ambos estavam bons, mas não sei se fiz as medições de maneira correta, porque fiz as medições na placa, não sei se preciso retirar eles da placa. Mapa da placa (As legendas seguem o mesmo padrão):

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...