Inaugurada uma nova fábrica que irá produzir chips para smartphones, telefones, computadores e outros eletrônicos com tecnologia de ponta em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Com aproximadamente 10.000 metros quadrados, a planta pode ser considerada a maior e mais moderna fábrica de semicondutores da América Latina.
Operando em fase de testes desde abril deste ano, a fábrica da empresa HT MIcron já atingiu uma fabricação de três milhões de chips por mês. A expectativa é que dentro de dois ou três anos, a empresa produza até 360 milhões de chips por ano.
"Eu acredito que essa transferência de tecnologia vai ser um marco para a indústria brasileira e vai propiciar o desenvolvimento de novos produtos e processos, além da formação de pesquisadores e trabalhadores no País. Cada vez mais a educação no Brasil vai ter um papel estratégico", disse a presidente, destacando a importância da parceria entre governo, universidade e iniciativa privada.
Dilma também lembrou a importância da Finep, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação, para o desenvolvimento dos projetos de encapsulamento de semicondutores, além da joint-venture entre a sul-coreana Hana Micron e a brasileira PARIT, que formaram a HT Micron.
"Essa experiência mostra que este é o caminho para darmos o salto tecnológico necessário para que entremos na economia do conhecimento, para que levemos maior competitividade à nossa indústria a continuidade do nosso desenvolvimento", finalizou.
OFF: Seremos o vale do silício brasileiro ? ou e só politicagem....resta esperar.
Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transferencia-tecnologia-marco-industria-brasileira&id=020175140607