Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Problemas com fonte da HP Pro200 m276

Avalie este tópico:


dexterbca

Posts em destaque

Estou com um problema em uma fonte da impressora HP laserjet Pro200 M276 Mais especificamente com part number RM1-9012 houve uma descarga de energia no equipamento, danificando a fonte da impressora. ja revisei toda a impressora. Troquei o Q101(FET 10n60) já troquei o Resistor R107(680R) o R106(0,1R) troquei o PWM IC101(5570) porém não obtive sucesso. testei todos os resistores e os diodos. Mas sem sucesso, até os optoacopladores eu troquei. O problema é que a mesma continua queimando o FET e não "starta". Um teste que eu fiz foi remover o Capacitor C105 (200v 680w) e liguei a mesma na tomada. com isso obtive o seguinte erro. ( Testando em uma giga ( Lampada em série de 150w ) ela fica piscando numa velocidade de 0,50ms ) Será que alguém pode me dar idéia. o único componente que não sei o que é e ele esta em curto. é o FB101 (???).

 

Desde já agradeço a todos. Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

siga o caminho entra o pino 5 do 5570 e o gate do fet, e vai encontrar mais ou menos isso que está no desenho. Geralmente a queima recorrente do fet é causada por algum desses componentes.

 

Aqueles componentes circulados em tracejado podem ser tirados fora... fazem parte de uma proteção que mais atrapalha do que ajuda. O diodo que tem escrito "jumpear" é um smd embaixo da placa, geralmente numerado D602.

 

Veja também os componentes entre o source do fet e o pino 3 do 5570.. é comum abrir um resistor ali.

hp.jpg.29ed2be2af6a2515ec5688b8f7031708.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Amigos, abri outro post pois não consegui reparar, @zazulak poderia me dar um help nessa fonte? estou exatamente deste jeito aqui.

pela segunda vez houve uma descarga de energia na impressora, mas dessa vez o problema aparenta ser mais grave, seá que algúem aqui pode me ajudar ou já pegou esse bendito defeito. Bom na primeira tentativa de reparo houve sucesso, troquei O diodo que fica ao lado do resistor de 0,01 que gatilha o FET, a ponte retificadora que também estava em curto e o FET 11N60.. Só que da segunda vez, somente o FET| estava em curto. porém quando troquei e ligo ela na bancada de teste onde tem uma lâmpada em série, a lampada fica piscando ( Oscilando ) não chega a queimar novamente o FET, mas também não arma. ainda na primária, eu removi o FET e testei a parde do PWM, testei a carga no capacitor pequeno a frente do pwm ( 35v pequeno ) em uma fonte boa ele indica 13,5v. na fonte danificada ele fica oscilando ( liga desliga rapidinho estilo tic tac do relógio ) entre 8,5 e 7,alguma coisa. testei resistores e capacitores. tudo aparenta estar certo, troquei o PWM e ele agora oscila em 9,35 ( aproximadamente. ) mas não arma... alguém já pegou esse defeito. poderia me auxiliar??? estou com duas placas exatamente com o mesmo defeito. acho muito difícil ser o CHopper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galerinha, removi o 5570 pra fazer um teste nos pontos. o pino 1 e o 8 se testados com multimetro na escala DC está dando 80V será que ta normal? preciso muito reparar essa fonte. troquei o 5570 por um 1207A mas não vi muita diferença. a bixinha se mantem oscilando o capacitor do stand by dela e não arma por nada. e se eu coloco o capacitor ela queima todo o circuito novamente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 4 anos depois...
Em 06/04/2017 às 11:43, zazulak disse:

Buenas,

 

siga o caminho entra o pino 5 do 5570 e o gate do fet, e vai encontrar mais ou menos isso que está no desenho. Geralmente a queima recorrente do fet é causada por algum desses componentes.

 

Aqueles componentes circulados em tracejado podem ser tirados fora... fazem parte de uma proteção que mais atrapalha do que ajuda. O diodo que tem escrito "jumpear" é um smd embaixo da placa, geralmente numerado D602.

 

Veja também os componentes entre o source do fet e o pino 3 do 5570.. é comum abrir um resistor ali.

hp.jpg.29ed2be2af6a2515ec5688b8f7031708.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...