Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

td bem galera , trabalho com computadores a 6 anos e ate agora me sustentei disso e vendas de componentes , com note trabalho apenas com troca de peças , teclado , telas , carcaça e troca do jack , agora estou engatinhando em placa mae de note para concerto e depois sabendo isso quero iniciar fazer reball , gostaria aqui se alguem tem alguma aula para usar multimetro e eu inicar em algumas carcaças ? :)

Postado

1. Bom amigo o Básico do Básico é saber que o preto é (gnd terra) e o vermelho positivo

2. Existe corrente alternada e continua, em notebook sempre continua em dcv de 20 algumas vezes em dcv de 200 quando a fonte passa de 20dcv, certo.

3. Escala de diodo a que emite sinal sonoro, para saber se tem curto ou resistência, vc que tá começando não se engane com o sinal sonoro, muitos pensam que apitando o componente esta ruim, isso é errado, muitos tem baixa resistência e apitam mesmo.

4. procure soldar uma agulha na ponta positiva para ficar fácil de medir as pernas pequenas e juntas de alguns componentes smd.

se ajudou da um ponto ai abraços, estamos ai para ajudar os principiantes!!!

Postado

Eu fiz curso de Eletromecânica  há alguns anos o que me ajudou a ter segurança nos dias de hj. Baseado no que o amigo Everaldodesigner falou procure os vídeo no youtube que são muito bons, muitas vezes recorri a eles e ajudou muito.

Postado

Sim estou estudando freneticamente e vi vários vídeos e vídeo aula q sao os mesmo principios agora uma ajuda de vcs qual multimetro para placas de note recomenda eu comprar estou com um aqui mas ja vi q ele nao mede bem especificamente ja que paguei 35,00 nele , rsss

Postado

Amigo, só para registro: Quando comecei a estudar fiquei na dúvida de qual comprar multimetro comprar, achava que um multimetro caro seria o canal pois pensava que teria mais recursos e facilitaria o diagnóstico do defeito, inclusive ia apeitar um Fluke que custava mais de 700 reias, ai comprei um instrutherm de R$ 180.00 que mais tarde queimei ele e hoje trabalho com um minipa ET-1002 que custa R$ 45.00 e me atende muito bem.

Postado

Minipa é uma marca muito respeitada e é sinônimo de confiabilidade mas gostei tanto do meu Uni-T UT61E que não troco por outro.

Cássio, esses True Rms são legais ? Já li que eles retardam um pouco o resultado da medição, é mesmo ?

Postado

O meu é true RMS e com escala automática e não sinto esse retardo mas o que tive que acostumar no começo é quanto as medições em bobinas, como os PWMs geram pulsos para criar as tensões então é comum você ver valores mais altos do lado antes de estabilizar e 3.3v do outro lado estabilizada porque o multímetro true trabalha um pouco diferente.

Você pode ter uma idéia melhor por esse vídeo:

O modelo que uso pode ser encontrado aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e acompanha um cabo que você pode ligar no computador, o único porém é que não tem termômetro.

• 8 meses depois...
  • 2 anos depois...
Postado

O meu é true RMS e com escala automática e não sinto esse retardo mas o que tive que acostumar no começo é quanto as medições em bobinas, como os PWMs geram pulsos para criar as tensões então é comum você ver valores mais altos do lado antes de estabilizar e 3.3v do outro lado estabilizada porque o multímetro true trabalha um pouco diferente.

Você pode ter uma idéia melhor por esse vídeo:

O modelo que uso pode ser encontrado aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e acompanha um cabo que você pode ligar no computador, o único porém é que não tem termômetro.

, estava pensando em abrir um tópico mas acho que não tem necessida. Tenho um Multimetro UNI-T UT61E, e efetuando as aferições notei estas difrenças de valores ( mais altos ) em um lado da bobina e também em mosfets. Tem como utilizar este multímetro para efetuar estas aferições e obter o valor correto ?
Postado

Amigo, vendo o UT61E e hoje tenho um UT71C e apesar de ambos serem True RMS, eles não funcionam muito bem com medições de sinais com sinais PWM e outros sinais onde não se tenha uma onda estável ou com frequência definida, nesse caso eu te indicaria um Fluke que mede melhor.

Continuo afirmando que são excelentes multímetros, bem rápidos nas medições, precisos e com um excelente custo X benefício mas para medir bobinas nos notes junto com sinais PWM, te indicaria medir a bobina pelo lado do capacitor onde a onda já é mais estável

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...