Jump to content

Zoom1966

Participative EBR
  • Content Count

    271
  • Avg. Content Per Day

    0.13
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1
  • Credit

    217
  • Country

    Brazil

Zoom1966 last won the day on December 1 2018

Zoom1966 had the most liked content!

Community Reputation

73 medal 1

About Zoom1966

  • Rank
    Membro Sênior
  • Birthday 02/14/1966

Personal Information

  • Location
    São João da Boa Vista - SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. @braucksdiego Como você deve saber, a marcação dos transistores SMD varia muito. Eu procurei no SMD Databook, mas não achei nenhum código exatamente igual a esse. Ele pode ser também um transistor digital, aquele que tem resistores internos. Eu pedi pra você informar o código exato do modelo da placa para que, caso algum colega tenha alguma disponível, seja mais fácil identificar e ter certeza que serve. Quanto ao resistor R82, só com o esquema mesmo para ter certeza, pois esse tamanho de resistor SMD não traz marcação.
  2. @braucksdiego É impressão minha ou a solda do R92 está bem estranha também? E esse componente da segunda foto é o Q21 que está faltando na placa? Também seria interessante informar o código do modelo completo, pois algumas marcas fornecem mais de um modelo de placa de video com a mesma GPU.
  3. @leonardoleite , Não sei te explicar bem, pois não estudei a fundo. O que podemos dizer é que esse arquivo .CAP está num formato que chamam de Cápsula. Essa Cápsula tem uma assinatura digital que garante a segurança do seu conteúdo, para que não seja alterado, pois qualquer alteração invalida a assinatura digital. O UEFITool extrai o conteúdo essa Cápsula, que é o conteúdo do CI da BIOS. O formato resultante da extração pode ser considerado o arquivo .BIN. Essa extração provavelmente é feita pelo software de atualização do fabricante, no momento da atualização. Mas, como nesse caso a placa não está funcionando, obviamente não temos como usar o atualizador com o arquivo .CAP. Aí, temos que partir pras gambiarras! kkkkk
  4. @leonardoleite , Tenho uma sugestão pra você obter os arquivos corretos de cada placa, usando o que o site da Asus fornece. Eu testei aqui e comparei com um arquivo disponibilizado na área de downloads aqui do forum e o conteúdo bateu 100%. Primeiro, você vai precisar do aplicativo UEFITool. Use o Google que você encontra fácil. Depois, baixe o arquivo de BIOS do site da Asus. Você vai ter um arquivo .CAP, certo? Para transformar em um arquivo gravável, abra esse arquivo .CAP com o UEFITool. Use o menu "File", "Open image file". Após abrir o arquivo, você vai ter no quadro Structure o ítem "AMI Aptio Capsule". Marque com o mouse. Agora, vá no menu "Action", "Capsule" e "Extract body". Coloque o nome do arquivo que você quer, para conter a versão gravável da sua BIOS. Agora é só gravar esse arquivo extraído na memória e testar! Espero que dê certo. Informe o resultado, ok?
  5. @huquinho @HFES Basicamente, tamanho físico do CI. 1 mil = 1 milésimo de polegada (que equivale a 25,4 mm) Logo, 150 mils = 25,4 mm x 0,150 = 3,81 mm 208 mils = 25,4 mm x 0,208 = 5,28 mm Espero que tenha sido útil!!
  6. @Neo Agradeço por lembrar dos colegas e compartilhar a análise desse circuito. Mas, graças a Deus que tem o esquema, hein? Já pensou se tivesse que descobrir isso sem ele? Abração e obrigado mais uma vez!
  7. @leonardoleite , Eu usei um gravador desse CH341A por bastante tempo, até que uma memória em curto acabou com ele! No software (pelo menos na versão que usei, a 1.17), mostrava a posição do CI invertida. Então, tome bastante cuidado com a posição do CI SPI. Na dúvida, sugiro testar a posição usando um multímetro. Abraço e boa sorte aí! PS: O Programmer versão 1.17 tem a W25Q128BV. A FV não tem, mas não acredito que dê problema usar a BV, caso não tenha no seu.
  8. @Neo , muito legal seu texto. Muita gente não se toca de alguns detalhes que são fundamentais. Quanto à eliminação do thermal pad onde o dissipador é compartilhado com outro(s) componentes, realmente é importante levar em consideração a pequena diferença de altura que a ausência do thermal pad causará. Por exemplo, num notebook onde o dissipador serve ao processador e PN (ou GPU), geralmente é usado thermal pad na PN/GPU e pasta térmica no processador. A eliminação do thermal pad causará uma alteração da distância entre o dissipador e a PN/GPU que, se não compensada com uma lâmina de cobre de espessura adequada, fará com que o dissipador fique "gangorrando" em cima dos CIs. Esse fato traz duas complicações: 1 - Não haverá contato mecânico suficiente para a transferência do calor para o dissipador em qualquer dos CIs envolvidos, apesar da pasta térmica, gerando pontos de superaquecimento (até explica as bolhas pretas que o colega @Jaimeletron mostrou), e 2 - O dissipador se apoiará nas bordas dos DIEs, tanto do processador quanto da PN/GPU, potencializando o risco de quebra do mesmo. E não se enganem, pensando que o thermal pad protege muito um DIE em caso de queda de um note. Estou anexando fotos do DIE da PN de um note que caiu no chão. Fiz para mostrar ao cliente. A pancada foi tão grande, que destruiu o DIE. Para verificar o contato mecânico entre o dissipador e os CIs envolvidos, eu faço um teste bem simples: coloco uma pequena quantidade de pasta térmica (pode ser da mais barata, é só pra teste), menor do que a cabeça de um palito de fósforo, sobre o centro dos CIs e instalo o dissipador, com parafusos e tudo, como se fosse fechar o notebook. Evite movimentos laterais ao montar. Depois desmonto e vejo como a pasta térmica se alastrou. Se o alinhamento estiver correto, a pasta térmica se espalhará de modo uniforme, formando uma mancha de aparência circular e de espessura uniforme. Nesse caso, é só limpar essa pasta de teste e colocar a definitiva, de qualidade. Se estiver desalinhado, a camada de pasta não ficará uniforme e aí será necessário verificar como foi compensada a diferença de altura, aumentando ou diminuindo a espessura da lâmina de cobre usada. Outra coisa que acho importante é a quantidade de pasta térmica utilizada. Lembrem-se que não estamos assentando um tijolo! Não adianta colocar uma colher de sopa de pasta! Isso só emporcalha tudo e se o alinhamento do dissipador não estiver correto, vai superaquecer do mesmo jeito. Eu utilizo uma quantidade pequena, apenas uma "bolinha" do tamanho de uma cabeça de fósforo no centro de cada CI. E deixo para que o próprio dissipador espalhe ao ser instalado. Desse modo, o espalhamento fica uniforme e não ficam bolhas de ar retidas entre o CI e o dissipador. Espero ter contribuído com o assunto! Abraços a todos!!
  9. Olá pessoal! Eu fiz, por minha conta, uma experiência com um circuito alternativo para substituir esse regulador GS7138S5-ADJ-R dessa placa. Como não encontrei para substituição, resolvi assumir o risco e, com a ajuda de um amigo que tem longa experiência e muito mais conhecimento que eu, montamos essa alternativa. Os componentes, pequenos e fáceis de achar, cabem nas proximidades. Usei: - um mosfet canal N 30V, IRF8707, mas qualquer um com as mesmas características deve servir. - um regulador de tensão 78L05, SOT-89. O esquema de conexão e foto de como ficou: Utilizei um fio grosso para ligar o dreno do mosfet e o GND do regulador para obter um mínimo de sustentação para a "gambiarra". E antes de montar, protegi a placa com um pedaço de fita Kapton. Para abrir um pouco de espaço para soldar o fio que liga o VIN ao dreno do mosfet, remanejei o capacitor de cerâmica C125 para o espaço entre C346 e C348. O pino 4 do U30 (FB) não é utilizado. No meu caso, funcionou corretamente e voltei a ter o +5VA_EN. Porém, o U74 (APW8713, igual ao U73 que aparece na foto) não está OK. A tensão que tenho na saída dele está por volta de 0,6V. Ou seja, depois de resolver o U30, enrosquei no U74... MUITO IMPORTANTE: Esse regulador de tensão 78L05 foi utilizado porque a saída de tensão do GS7138 ESTÁ AJUSTADA PARA 5V, através dos resistores próprios. Lembrem-se disso, caso queiram aproveitar essa ideia em alguma outra placa que use o mesmo GS7138, mas ajustado para outra tensão de saída. Nesse caso, use o 78Lxx com saída apropriada para o caso!!! Espero que minhas experiências ajudem algum colega! Abraços a todos!
  10. Realmente, @ms.informatica.reparos. É limitação do chipset Q67. Eu nem me toquei, porque acho que nunca vi uma placa com chipset Intel série 6 que só aceita processador 2a. geração. Obrigado, @(FERMATICA) e @FLAVIOTECH .
  11. @ms.informatica.reparos , você conseguiu identificar qual é o fabricante original dessa placa? Ela tem uma cara de Intel... Verifique outros códigos gravados na placa ou etiquetas, para ver se conseguimos identificar.
  12. @Amigo EletrônicaBR @Colaborador @Moderador Global @Participativo EBR @Técnico Cooperador Agradeço a todos que mantém o EletronicaBR funcionando tão bem! Parabéns moçada e muito obrigado!!
  13. @MBM Computers , O meu compressor é um Schulz MSA 8.1/25 2 HP. Dá e sobra para fazer limpeza, pintar, pulverizar e o que mais der na cabeça! rsrs Imagem da internet
  14. Amigos, nada substitui um compressor de ar de verdade, com reservatório e que alcance por volta de 120 libras de pressão. Eu uso um pequeno, da marca Schulz, com reservatório de 25 litros, há uns 15 anos. Nunca me deu problema. Basta fazer as manutenções corretamente. Já vi outros técnicos da área usando soprador, mas até foram autuados pela Segurança do Trabalho por causa do barulho que faz. No meu caso, tenho local adequado para poder usar o compressor, pois este modelo que tenho é meio barulhento quando está funcionando. Mas sempre é bom lembrar que existem modelos de compressor que são apropriados para uso interno, como os modelos para dentistas. Imagino que podem ser adquiridos usados por valores razoáveis. Outra coisa que recomendo é o uso de um filtro de umidade na saída do compressor, para que não forme condensação de água na mangueira. Quanto à pressão a ser usada para a limpeza, depende do tipo de bico que estiver utilizando. É só fazer algumas experiências. Se alguém tiver dúvidas sobre o assunto, terei prazer em ajudar. Abraço a todos.
  15. @ljainfor , verifique se esses capacitores usados na substituição são adequados. Se a especificação de temperatura for 85 graus, não servem, pois até onde sei, a ESR deles é muito alta. Se forem de 105 graus, devem servir. Esse parâmetro (ESR) muitas vezes é deixado de lado.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...