Jump to content

Zoom1966

Participative EBR
  • Content Count

    390
  • Avg. Content Per Day

    0.18
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2
  • Credit

    810
  • Country

    Brazil

Zoom1966 last won the day on October 20

Zoom1966 had the most liked content!

Community Reputation

137 Medal 2

About Zoom1966

  • Rank
    Membro Sênior
  • Birthday 02/14/1966

Personal Information

  • Location
    São João da Boa Vista - SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. @christian.ricard Olá amigo! Pra ter segurança do que estamos fazendo, somente com o esquema, que não está disponível. Então, como é um mosfet canal P, é provável que a corrente flua no sentido contrário, do Source para o Drain. Com base nisso, teste se há curto no Drain desse PQ125. A tensão a ser injetada para testar essa linha deve ser a mesma da entrada. Mas confira bem antes se o source desse mosfet tem alguma conexão com a entrada de energia, ok? Boa sorte aí!
  2. Pois é, Carlos! Infelizmente é assim. Só passando aperto, e às vezes, nem assim. Mas nos casos que aconteceram com clientes teimosos, eu não perdi a chance de citar aquele antigo desenho animado das motos: "eu te disse! Eu te disse! Mas eu te disseee"! kkkkkkkk Abraço!
  3. @christian.ricard Já tentou injetar a tensão depois do PQ125? Faça isso sem o processador e memória. Tente com menos tensão e bem pouca corrente. Monitore se alguma coisa aquece. Se for um capacitor de cerâmica, vai acabar aquecendo. Veja também os mosfets de alta das fontes alimentadas diretamente pela linha de 19V. Boa sorte!
  4. Quem me dera se todos os clientes que escutam isso de mim implantassem um sistema de backup básico. Muitos nem lembram de fazer e toda a vida da empresa está dentro de um HD...
  5. @Daniel Parabéns pelo trabalho digno do CSI! rsrsrs Aqui resolvido. Obrigado. Abraço a todos!
  6. @curtolo Descobri um detalhe que talvez ajude a chegar no problema do Chrome. Antes de mais nada, uso o Windows 7 x64 e o Chrome 78.0.3904.70 (Versão oficial) 64 bits. Na lista dos tópicos, os prefixos ficam sem a descrição. Mas... na lista dos tópicos recentes, do lado direito, está normal! Só acontece no Chrome. No IE11 está normal. Não tenho outros navegadores instalados, só esses dois. No Chrome, conforme sugerido pelo Curtolo para teste, se aumentar o zoom da tela pra 150% as descrições aparecem. Vejam o print da tela:
  7. Também estou usando o Chrome. Mais tarde vou reiniciar o PC pra ver se volta ao normal. Agora não dá! kkkk Obrigado!
  8. @curtolo Talvez já seja do seu conhecimento, mas vou apontar uma pequena falha que persiste após o problema do fórum. As tarjas dos prefixos dos tópicos não estão exibindo os títulos (em análise, resolvido, devolvido, etc), apesar de estarem com as cores aparentemente certas. De qualquer modo, parabéns pela rapidez na solução do crash! Abraço a todos.
  9. Amigos, depois de quebrar a cabeça com uma placa de notebook Sony Vaio MBX-160 que estava morta, gostaria de compartilhar a solução que encontrei com todos. Resumindo a história, a placa estava morta, sem tensões primárias, apenas um componente aquecendo (PTC PR36), indicando algum curto. Não havia alimentação chegando às fontes primárias (DCBATOUT). Examinando os mosfets das fontes (PQ19 e PQ53), que são duplos (IRF7904), encontrei ambos alterados na parte de alta. Como não tinha novos para substituir, fiz uma adaptação com dois IRF8707 que tinha por aqui, substituindo ambos PQ19 e PQ53. Mesmo assim, as tensões primárias não subiram. Meu alvo seguinte foi o PWM (PU3, TPS51120), que também não trouxe resultado. Despois dessa frustração toda, esse note ficou de lado por um bom tempo, pois é de um amigo que praticamente o abandonou aqui e não tinha urgência alguma. Somente hoje, lembrando de um outro caso antigo que aconteceu comigo, resolvi pegar essa placa novamente para um teste: os capacitores de saída das fontes primárias, PC51 e PC54. Ambos são de tântalo e, nesta placa, ficam posicionados na face oposta e meio que acabam sendo esquecidos. Retirados da placa, passaram pelo capacímetro sem problema, mas ao conferir a ESR, um deles estava muito alterado, com mais de 300 mohm, que é umas 10 vezes o valor normal, encontrado no outro. Após substituir ambos, as fontes subiram! Então, fica sempre a dica: Quando tudo parecer certo, mas não funcionar, não fiquem prucurando pelo em ovo, testem esses capacitores com medidor de ESR, ou troquem logo de cara! Assim economizarão muito tempo. Não que todos os problemas sejam relacionados a esses capacitores, mas ao contrário dos eletrolíticos, que estufam e/ou vazam, esses de tântalo SMD estão sempre com a carinha bonita e não costumam levantar suspeitas. A menos que explodam, claro! Além disso, são muito mais fáceis de obter e de trocar que o PWM. E esse defeito não aparece nas medições feitas na placa. Estou anexando fotos da "gambiarra" que fiz pra substituir os mosfets duplos, dos próprios mosfets duplos e dos culpados e seu teste. Abraço a todos e espero que ajude algum amigo.
  10. Pessoal, não me lembrei no início, mas vou deixar aqui um pedido: Se alguém tiver os IRF7904, mosfets duplos canal N, em estoque e puder me vender um par, entre em contato por MP. Obrigado!
  11. @marciobaldo Olá amigo! Não, são aquelas tensões básicas de 5V e 3.3V que estão sempre presentes, ou as tensões ALWAYS. De início, nem os 19V chegavam nos drenos das fontes primárias, mas isso era por causa de defeito nos mosfets de alta. Abraço!
  12. Desculpe @FDONATO , é que essa dica vale para praticamente todas as fontes com a mesma arquitetura. Mas assim mesmo, vou corrigir o título. Obrigado!
  13. @AG Eletronica Amigo, eu já peguei uma placa dessa com o famoso U30 sem gerar os 5V. Postei até um pequeno tutorial pra fazer uma alternativa a ele. Acabou que a gente encontra um problema, resolve e aparece outro. No fim, a placa ligava quando queria, estava instável e acabei devolvendo o note, pois os componentes dela são muito difíceis (impossíveis) de achar. Mas uma coisa que me lembro bem é que, no meu caso, quando plugava o carregador, o HD ligava! Buscando o defeito que causava isso, cheguei no esquema na página 30 VCC Switch, que chaveia várias tensões da placa. Se não me engano, o U17, que chaveia os 5V estava em curto, deixando passar essa tensão e ligando o HD ao plugar o carregador. Veja se não é o caso com os outros dois chaveadores U18 e U28, pois eles chaveiam outras tensões, que podem estar provocando esse start parcial da placa, caso estejam em curto. Cada chaveador controla 2 tensões diferentes. Analise se há sinal ON1 e ON2 em cada um dos chaveadores. Se houver, é esperado que o chaveador esteja ativo. Caso não haja esses sinais e houver tensão em VOUT1 e VOUT2, o chaveador está em curto. Boa sorte!
  14. @Well7487 Quando a gente pega alguma coisa nesse estado, dá até vontade de chorar, não é? rsrsrs Parabéns pela paciência de monge tibetano! Abraço!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...