Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Zoom1966

Participativo EBR
  • Posts

    260
  • Posts por dia

    0,13
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    186
  • País

    Brasil

Última vitória de Zoom1966 foi em 1 de Dezembro 2018

Zoom1966 seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

Joinhas

70 Medalha 1

Sobre Zoom1966

  • Rank
    Membro Sênior
  • Data de Nascimento 14-02-1966

Informação Pessoal

  • Localidade
    São João da Boa Vista - SP

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

  1. Olá pessoal! Eu fiz, por minha conta, uma experiência com um circuito alternativo para substituir esse regulador GS7138S5-ADJ-R dessa placa. Como não encontrei para substituição, resolvi assumir o risco e, com a ajuda de um amigo que tem longa experiência e muito mais conhecimento que eu, montamos essa alternativa. Os componentes, pequenos e fáceis de achar, cabem nas proximidades. Usei: - um mosfet canal N 30V, IRF8707, mas qualquer um com as mesmas características deve servir. - um regulador de tensão 78L05, SOT-89. O esquema de conexão e foto de como ficou: Utilizei um fio grosso para ligar o dreno do mosfet e o GND do regulador para obter um mínimo de sustentação para a "gambiarra". E antes de montar, protegi a placa com um pedaço de fita Kapton. Para abrir um pouco de espaço para soldar o fio que liga o VIN ao dreno do mosfet, remanejei o capacitor de cerâmica C125 para o espaço entre C346 e C348. O pino 4 do U30 (FB) não é utilizado. No meu caso, funcionou corretamente e voltei a ter o +5VA_EN. Porém, o U74 (APW8713, igual ao U73 que aparece na foto) não está OK. A tensão que tenho na saída dele está por volta de 0,6V. Ou seja, depois de resolver o U30, enrosquei no U74... MUITO IMPORTANTE: Esse regulador de tensão 78L05 foi utilizado porque a saída de tensão do GS7138 ESTÁ AJUSTADA PARA 5V, através dos resistores próprios. Lembrem-se disso, caso queiram aproveitar essa ideia em alguma outra placa que use o mesmo GS7138, mas ajustado para outra tensão de saída. Nesse caso, use o 78Lxx com saída apropriada para o caso!!! Espero que minhas experiências ajudem algum colega! Abraços a todos!
  2. Realmente, @ms.informatica.reparos. É limitação do chipset Q67. Eu nem me toquei, porque acho que nunca vi uma placa com chipset Intel série 6 que só aceita processador 2a. geração. Obrigado, @(FERMATICA) e @FLAVIOTECH .
  3. @ms.informatica.reparos , você conseguiu identificar qual é o fabricante original dessa placa? Ela tem uma cara de Intel... Verifique outros códigos gravados na placa ou etiquetas, para ver se conseguimos identificar.
  4. @Amigo EletrônicaBR @Colaborador @Moderador Global @Participativo EBR @Técnico Cooperador Agradeço a todos que mantém o EletronicaBR funcionando tão bem! Parabéns moçada e muito obrigado!!
  5. @MBM Computers , O meu compressor é um Schulz MSA 8.1/25 2 HP. Dá e sobra para fazer limpeza, pintar, pulverizar e o que mais der na cabeça! rsrs Imagem da internet
  6. Amigos, nada substitui um compressor de ar de verdade, com reservatório e que alcance por volta de 120 libras de pressão. Eu uso um pequeno, da marca Schulz, com reservatório de 25 litros, há uns 15 anos. Nunca me deu problema. Basta fazer as manutenções corretamente. Já vi outros técnicos da área usando soprador, mas até foram autuados pela Segurança do Trabalho por causa do barulho que faz. No meu caso, tenho local adequado para poder usar o compressor, pois este modelo que tenho é meio barulhento quando está funcionando. Mas sempre é bom lembrar que existem modelos de compressor que são apropriados para uso interno, como os modelos para dentistas. Imagino que podem ser adquiridos usados por valores razoáveis. Outra coisa que recomendo é o uso de um filtro de umidade na saída do compressor, para que não forme condensação de água na mangueira. Quanto à pressão a ser usada para a limpeza, depende do tipo de bico que estiver utilizando. É só fazer algumas experiências. Se alguém tiver dúvidas sobre o assunto, terei prazer em ajudar. Abraço a todos.
  7. @ljainfor , verifique se esses capacitores usados na substituição são adequados. Se a especificação de temperatura for 85 graus, não servem, pois até onde sei, a ESR deles é muito alta. Se forem de 105 graus, devem servir. Esse parâmetro (ESR) muitas vezes é deixado de lado.
  8. Só colocar em paralelo, sem retirar os originais. Solde os terminais desse capacitor obedecendo a polaridade dos capacitores originais. Só pra testar se não é insuficiência por desgaste dos originais. Se funcionar, troque os capacitores do Vcore.
  9. @Polibrin , Por via das dúvidas, tente colocar um capacitor eletrolítico em paralelo com os capacitores de filtragem do Vcore. Use um de 2200 uF x 6.3V mesmo, que é fácil de conseguir. Eu sugiro isso porque já tive uns problemas bem estranhos com capacitores. Boa sorte!
  10. @charliton O componente em questão, que o @coelectron sugeriu, o 78L05 só fornece 100 mA. Precisa ver se não ligou errado e passou tensão mais alta. Mas, de qualquer modo, tudo serve de aprendizado. Pena que não deu o resultado esperado. Abraço!
  11. @charliton Pois é, amigo. tem uns componentes que são muito difíceis de achar. Esse GS7138 só consegui achar no Aliexpress e custa barato. Porém, até chegar aqui... E é frustrante a gente encontrar o defeito e não ter o componente. Quanto ao circuito alternativo, sugiro que, baseado no que o @CJ citou, você dê uma olhada no datasheet dos componentes que estiverem à mão. Um Mosfet canal N deve servir para chavear a tensão para o regulador. As placas de note tem muitos 2N7002, que devem ser suficientes, afinal a corrente do GS7138 é de 150mA. Esse Mosfet chega a até 60V, mais que suficiente. O regulador de tensão precisa aceitar entrada acima dos 19 V da lina Vin. Isso já exclui o 1117, cujo limite é 15 V. O LM7805 se encaixa melhor, mas o encapsulamento mais comum o torna um componente grande para o espaço disponível. Acredito que encontre em sucatas de placas de PC, ou loja de eletrônica. Entendeu a dificuldade? rsrsrs Se você conseguir componentes que sirvam, posso tentar ajudar no esboço do circuito, apesar de meu conhecimento limitado. Abraço e boa sorte!
  12. Pois é, foi o que pensei. Já experimentou medir continuidade entre os pinos 1 e 5 do U30? Se houver, pode condenar o componente. Sim, esse GS7138 aceita entrada entre 6 e 40 Volts, de acordo com o datasheet. Será que os amigos mais experientes não conhecem algum equivalente? De qualquer modo, gostei da sugestão do @CJ , sobre montar um circuito alternativo, nos moldes do que fazemos com aquele P2808xx! Talvez ele possa fazer um esboço do circuito...
  13. @charliton , Qual a tensão no pino 1 do U30 só com a bateria? Esse U30 é um regulador de tensão ajustável pelo arranjo de resistores entre seus pinos 4 e 5. Já conferiu se estão com a resistência correta?
  14. @Tiago.S.F , O importante é que está funcionando. Esquentar não é necessariamente um defeito, mas uma característica! E nessa placa, essa região esquenta muito. Como disse acima, chega ao ponto de mudar a aparência das soldas dos mosfets. Fica com um tom meio dourado. E às vezes, até a placa muda de cor, ficando escurecida. Quanto aos capacitores, se estiverem bons, não se preocupe. Abraços e parabéns pelo conserto.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...