Jump to content

Zoom1966

Participative EBR
  • Content Count

    348
  • Avg. Content Per Day

    0.16
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1
  • Credit

    529
  • Country

    Brazil

Zoom1966 last won the day on December 1 2018

Zoom1966 had the most liked content!

Community Reputation

108 Medal 2

About Zoom1966

  • Rank
    Membro Sênior
  • Birthday 02/14/1966

Personal Information

  • Location
    São João da Boa Vista - SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Concordo com os amigos... Quando vi a foto, pensei: Escova, álcool e ressolda nesses terminais do gerador de clock! Parece que alguma substância corrosiva atingiu alguns terminais dele e componentes próximos. Tomara que seja isso. Mas, por desencargo de consciência, faça uma verificação geral nessa placa, para ver se mais algum componente está assim. Boa sorte!
  2. @Rafaelzero Não sou muito a favor de ligar um circuito que falta componente, principalmente sem ter um esquema pra analisar. É arriscar muito. Um exemplo é ligar uma placa onde tem uma fonte DC-DC onde falta o PWM. Pode ser catastrófico. Então, já que existe à venda e não é caro, eu optaria pela segurança da troca, ok? Boa sorte aí!
  3. @Rafaelzero Amigo, Mercado Livre tem. Dá uma busca lá. Comprar da China também vale, mas tem a demora... A trilha queimada tem conexão com ele? @LM Cryptomoedas É o objetivo deste Fórum. Uma mão lava a outra! rsrs
  4. @Rafaelzero Amigo, no video dá pra ver sim a trilha, mas se você postar uma foto da região fica melhor. Vídeo movimenta muito e dificulta a visualização. Conseguiu identificar onde começa e termina essa trilha? Ela parece que vai do slot de memória DIMM_A1 em direção ao capacitor eletrolítico marrom. Porque o resistor marcado 121 (OR206, 120 ohms) não parece fazer parte desse circuito. É muito grande, 2 Watts! E pelo Boardview que você arrumou, esse resistor está entre o 12V e o GND. Compare as trilhas do resistor e a que está queimada pra ver a diferença de calibre! Outra coisa... Você já deu uma boa examinada nesse slot de memória, pra ver se não tem alguma coisa presa dentro dele, fechando um curto?
  5. @Manoel74 Amigo, procure ter ou improvisar uma estufa para secagem. E antes de colocar a placa na estufa, seque com ar comprimido (cuidado com excesso de pressão), principalmente debaixo dos CIs BGA e soquete do processador. Você ficaria surpreso com a quantidade de água que fica debaixo deles. Depois, estufa a uns 80 ou 90 graus, por algumas horas. Eu não duvido que a falta de secagem possa ter trazido algum problema extra.
  6. @MPB Mas não dão nem sinal de vida? Acho que o amigo @Polibrin quis dizer fios verde e roxo. O guia de reparo não ajudou? Outros detalhes que não ficaram claros: tentou outro processador, memória, fonte...? Qual o histórico dessas placas? Vieram todas do mesmo local? Já vi empresas terem perdas grandes com raio, sendo que as placas mãe são muito sujeitas a esse tipo de problema por causa da conexão ethernet. Já tentou forçar a fonte a ligar, aterrando o fio verde? Caso tente, veja se algum CI aquece de modo anormal. Boa sorte aí!
  7. @Sergio Penido Lembra dos notebooks que eram campeões de defeito nas soldas BGA da PN? Começava parando recursos como rede, wi-fi, som... Até parar totalmente. Por isso cheguei nessa conclusão. Infelizmente, nesses casos a gente tem que usar uma ciência pouco precisa: o achismo! kkkkkk Abraço e boa sorte!
  8. @Sergio Penido Na foto tem a serial sim. É o bloco verde. O que parece que falta é um bloco de USBs. Mas, independente disso, Sérgio, parece um problema na PCH ou BGA. Digo isso porque dos recursos que estão sem funcionar, até onde pesquisei, só o CI de áudio parece receber 5V. O CI de rede usa 3.3V e USB e PCIe, fora a alimentação, dependem da PCH. O que me intriga é que geralmente as placas tem uma monitoração de voltagens da fonte que, quando uma voltagem sai da tolerância, soa um alarme. Costuma funcionar do mesmo modo que um alerta de cooler parado.
  9. Esse era o detalhe que eu queria saber. Já vi uns colegas baixarem o .CAP e tentar usar diretamente. Mas ele é um formato encapsulado e não funciona. Tem que converter, como você fez.
  10. @Sergio Penido Esse CI 232GE é da porta serial. Já vi aquecer, mas parece normal.
  11. @dadosbh Pois é, às vezes dura uma ligada! Vamos aguardar. Um abraço!
  12. @Lino Mateus De acordo com o esquema postado pelo @FDONATO , é um resistor de 100K, o RX3.
  13. @raffafarias Amigo, ME não resolve o problema, só ajuda no diagnóstico. Qual foi o procedimento que resolveu? Obrigado.
  14. @Manoel74 Parece mesmo algum curto ou componente alterado. Tem certeza que os 3 mosfets aquecem? São muito próximos. Qual a resistência medida no source desses mosfets? Sugestão minha, teste os capacitores de filtragem da alimentação da PN.
  15. @moura.leal Beleza! É que na foto estava bem perto. Abração!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...