Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como Acessar a memória do PIC 17C44

Posts em destaque

Boa Noite amigos da ELETRÔNICA.BR,

Ja mexi com Arduíno e pouco com Raspberry Pi porém, esta sera a primeira vez que entro em contato com o PIC e gostaria de um help. Bem, eu tenho um circuito montado com esse MCU e gostaria de saber como remove-lo sem danificá-lo e como ter acesso ao código escrito na memoria dele. Sei que a linguagem escrita nele é C e isso não sera problema ;).

Se alguém puder dar um help nessa eu agradeço bem muito galera e perdoem a qualidade da img.

WIN_20180209_00_11_37_Pro.jpg

Editado: por BR3NI4K
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já leu o datasheet dele e viu que ele tem proteção contra leitura???

Sem contar que ele é OTP... One Time Programmable.... Que só se pode gravar uma vez...

Se fosse PIC16F628 por exemplo, ai sim poderia gravar várias vezes, mas mesmo assim se o fusivel de leitura estiver marcado, não conseguirá ler seu conteúdo.

No datasheet tem mais informações.

Tem um cara na China que diz saber fazer a leitura, mas terá que enviar o microcontrolador pra ele fazer a abertura e fazer a restauração do fusivel... E não é garantido.

Flw

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Em 09/02/2018 às 09:08, nagkiller disse:

Já leu o datasheet dele e viu que ele tem proteção contra leitura???

Sem contar que ele é OTP... One Time Programmable.... Que só se pode gravar uma vez...

Se fosse PIC16F628 por exemplo, ai sim poderia gravar várias vezes, mas mesmo assim se o fusivel de leitura estiver marcado, não conseguirá ler seu conteúdo.

No datasheet tem mais informações.

Tem um cara na China que diz saber fazer a leitura, mas terá que enviar o microcontrolador pra ele fazer a abertura e fazer a restauração do fusivel... E não é garantido.

Flw

Expandir  

Salve nagkiller blz, então man eu vou dar uma olhadinha no datasheet dele e.. eu gostaria de ler o conteúdo dele mesmo e não reescrever algo nele. Você tem algum link ou contato desse Chines e, esse fusível de que você comentou sabe onde eu vejo ele aqui cara? 

Link para o comentário

Esses fusíveis que me refiro é na programação... E pra você vê-los, terá que abrir o microcontrolador e com ajuda de microscópio e dos bons fazer a restauração do fusivel...

Este fusivel nos pics F são ativados e desativados... Nos C já são setados na gravação e nunca mais são desativados.

Flw

Link para o comentário

Tem algumas empresas como 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Flw...

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Etc...

Flw...

Link para o comentário

Relendo seu tópico, o microcontrolador recebe um arquivo compilado em linguagem de máquina... Será um conjunto binário, tanto faz se ele foi escrito diretamente em Assembly(asm), Basic, Pascal, C, Java ou qualquer outra linguagem.

Mesmo que você consiga ler o codigo, vai precisar de um programa disassembler (a maioria ainda não dá suporte à este tipo de família, apenas alguns 12F, 16F, etc...), mas mesmo assim, os programas vão devolver um pseudo código, geralmente em asm, e se não souber asm, ficará difícil dar a manutenção neste código para que possa fazer melhorias ou mudar algo, agora se for apenas copiar para regravar em outro, basta apenas copiar o arquivo gerado.

Para extrair o pic da placa terá que ir inserindo uma alavanca naqueles orifício laterais e ir levantando lentamente cada lado. Existe uma ferramenta para extrair esses circuitos integrados no mercado (extrator de circuito integrado/chip PLCC).

images.jpeg

HTB13vNLNVXXXXavXFXXq6xXFXXX5.jpg_q85.jpg

Mas para copiar, é melhor deixá-lo no lugar e utilizando a conexão ICSP (se houver) fazer a leitura com um programador (Pickit 2, Pickit3, ICD 3, Pro Mate, etc... Se tiver suporte).

Flw...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...