Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PHN 14154 ECS I4XSIX rev 026L ausencia dos 5.0v e 3v

Avalie este tópico:


Lucas-Nash

Posts em destaque

 

Ola pessoal, tudo bem?

 

Peguei esses dias esse notebook e nao tem as tensoes primarias de 5 e 3v, existem tensoes no pwm (19v no vin, 2.59 no vref e tem ate 5.0v nos gates de alguns mosfets) porem falta tensao nos gates dos mosfets q recebem 19v no dreno, tanto o mosfet da parte dos 5.0v, como o mosfet da parte dos 1.8v (ja q o 3.3v é gerado pela tensao de 5v usando um regulador de tensao). Os mosfets q sao ligados com o terra tem 5v nos gates, tanto da parte que gera 5v como da parte que gera 1.8, porem falta tensao nos gates dos mosfets q tem 19v no dreno, ambos da parte de 5v e de 1.8v. estou achando que tenho q trocar o pwm, tenho um aqui igual inclusive. Alguma sugestao? Segue abaixo o esquema eletrico que estou usando. Obrigado.

 

Esquema eletrico: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Lucas-Nash
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei uma mobo aqui com o mesmo pwm que gera a tensao de 5v (no outro o pwm gera 5v always e 1.8v depois d startar, nessa gera 5v always e 1.5 depois d startar), e vi que antes de ligar os mosfets da tensao de 5v ficam assim: mosfet que recebe 19v no dreno tem 5v no gate e 5v no source, o outro mosfet recebe 5v no dreno, 0v no gate e 0v no source. Os mosfets da linha de 1.5v: mosfet que recebe 19v no dreno tem 0 no gate e 0 no source, o outro mosfet tem 0 no dreno, 5v no gate e 0 no source. Quando starta os mosfets da linha de 5v ficam: mosfet q recebe 19v no dreno fica com 5v no gate e 5v no source, o outro mosfet fica com 5v no dreno, 1.5 no gate e 0 no source. Na linha de 1.5 fica: mosfet que recebe 19v no dreno fica com 1.5 no gate e 1.5 no source, outro mosfet fica com 1.5 no dreno, alguns mv no gate e 0 no source. Me parece que o pwm ta meio doido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas-Nash seu tópico foi movido para a área correta »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, marcomance disse:

se tem o pwm pra trocar acho que seria valido pelos testes realizados.

se o pwm que você tem esta bom não custa nada trocar. mas antes disso verificou os capacitores ao redor se tiver algum em curto pode dar esse defeito.

Ola amigo, eu nao testei os capacitores, eu so fiz o teste as tensoes comparando com outra placa mae com o mesmo pwm, mais vou dar uma olhada na parte dos 5v, que era pra ter tensao no gate do mosfet de cima (e esta tendo ao contrario, no gate do mosfet de baixo). Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o pwm e continua do mesmo jeito, tem tensao nos gates do q31,q28 e q29, no caso da linha de 5v era pra ter tensao no gate q 30 e nao no q31, a tensao do q28 e 29 fica assim mesmo, mudando depois de startar a placa (pelo menos vendo o funcionamento por outra mobo que eu tenho aqui com o mesmo pwm). Agora eu estou meio encucado, pwm nao é o problema, porem existem as tensoes quase iguais a da outra mobo com o mesmo pwm (mudando a tensao q deveria ter no pino q vai pro gate do q30 q esta 0, e ao inves de ter tensao la, tem no gate do q31 ligando a linha de 5v ao negativo). Alguem pegou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, IRONMAN disse:

PHILCO_PHN14118D_-_ECS_I4XSIX_-_REV_0.1 poste 2.jpg

Sim, estao zeradas, e nao tem curto, comparando com a outra placa (que esta funcionando normal) notei que o pino bst referente a linha de 5v tem 9.6v, e nessa placa que estou tentando reparar tem 5v, vendo no esquema eletrico n sei de onde vem esses 9.6v, porem no pino on/skip da linha de 5v tem 3.06v contra 2.48 da placa q estou mexendo. Abrir o jumper seria no caso de ter um curto? o estranho aqui é q a linha de 5v deveria funcionar e pra isso precisaria de tensao no gate do mosfet de cima, so q o pwm nao esta fazendo isso, desconfio dessa tensao que entra no on skip, mais vou ver se faço o que voce sugeriu. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lucas-Nash disse:

Sim, estao zeradas, e nao tem curto, comparando com a outra placa (que esta funcionando normal) notei que o pino bst referente a linha de 5v tem 9.6v, e nessa placa que estou tentando reparar tem 5v, vendo no esquema eletrico n sei de onde vem esses 9.6v, porem no pino on/skip da linha de 5v tem 3.06v contra 2.48 da placa q estou mexendo. Abrir o jumper seria no caso de ter um curto? o estranho aqui é q a linha de 5v deveria funcionar e pra isso precisaria de tensao no gate do mosfet de cima, so q o pwm nao esta fazendo isso, desconfio dessa tensao que entra no on skip, mais vou ver se faço o que voce sugeriu. Obrigado. 

Mas a placa é a mesma ou somente o oz q é ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lucas-Nash disse:

somente o oz, a outra placa é uma 71R-A14HV6-T821

Mesmo q o oz seja o mesmo, o circuito é parecido mas muda algumas configurações, quem determina é o engenheiro. Então aconselho abrir os jumpers, levantar L6 e L7 se achar necessário, e aferir os pinos do ci, postar aqui pra q outros também possam tentar lhe ajudar

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, IRONMAN disse:

Mesmo q o oz seja o mesmo, o circuito é parecido mas muda algumas configurações, quem determina é o engenheiro. Então aconselho abrir os jumpers, levantar L6 e L7 se achar necessário, e aferir os pinos do ci, postar aqui pra q outros também possam tentar lhe ajudar

Blz, assim que fizer postarei o resultado. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, IRONMAN disse:

Mesmo q o oz seja o mesmo, o circuito é parecido mas muda algumas configurações, quem determina é o engenheiro. Então aconselho abrir os jumpers, levantar L6 e L7 se achar necessário, e aferir os pinos do ci, postar aqui pra q outros também possam tentar lhe ajudar

Mesma coisa, 0v na L6 e L7. Desconfio que alguma tensao do pwm esteja errada (talvez resistor alterado), enfim, reanalisar mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lucas-Nash disse:

Mesma coisa, 0v na L6 e L7. Desconfio que alguma tensao do pwm esteja errada (talvez resistor alterado), enfim, reanalisar mais tarde.

Seria melhor você corresponder com o q foi solicitado e seguir as coordenadas para tentar solucionar o defeito.

Você abriu os jumpers jp4 e jp5 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, IRONMAN disse:

Seria melhor você corresponder com o q foi solicitado e seguir as coordenadas para tentar solucionar o defeito.

Você abriu os jumpers jp4 e jp5 ?

O que foi solicitado era abrir os jumpers, eu abri e deu no mesmo. As tensoes dos pinos: 

1- 0v
2- 18v
3- 2.74v
4- 2.74v
5- 4.99v
6- 2,49v
7- 2.59v
8- 0v
9- 0v
10- 0v
11- 0v
12- 0v
13- 5,26v
14- 4,99v
15- 0v
16- 4,99v
17- 4,99v
18- 5,20v
19- 0v
20- 0v
21- 0v
22- 152mv
23- 0v
24- 912mv

Editado: por Lucas-Nash
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava fazendo umas medições aqui, tirei o mosfet que fica entre a linha de 5v e o terra, dai depois vi q a linha d 1.8v estava ativada (que n era pra estar), continuei fazendo umas medições no diodo d18 e depois fui medir direto no pwm, acho q dei curto em algo, porque agora n ta nem gerando mais a tensao de 5v ldo que passava por um resistor e entrava no pino on skip que habilita os 5v always, ja estou pra deixar de lado isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...