Jump to content
argon38

em análise Fonte ss-300tgw seasonic com defeito

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com fontes  ss 300tgw elas possuem um C.I do primário  o ICE 2QR4765.

Tenho algumas fontes que não ligam e outra que fica só oscilando ( observei uma continuidade baixa do fio verde para o gnd, chegando a zero ).

O que já fiz foi o seguinte da fonte que fica só oscilando retirei essa placa com outros smds e coloquei em uma fonte que não liga para ver se apresentava o mesmo defeito, mas persistiu o defeito de não liga.

Quanto a o CI ICE 2QR4765 substitui por outro, assim como os dois capacitores ( isso de uma fonte que não liga ) o defeito persistiu.

Não encontrei esquema algum dela.

Anotei algumas tensões no primário e no secundário isso de uma fonte boa:

Minha observação: Na fonte que não liga não há no primário a tensão de 20 volts nos pinos 11 e 14 , assim como na fonte que fica só oscilando.

ss-300tgw seasonic.jpg

fonte.png

Edited by argon38

Em 23/05/2018 às 18:22, argon38 disse:

Estou com fontes  ss 300tgw elas possuem um C.I do primário  o ICE 2QR4765.

Tenho algumas fontes que não ligam e outra que fica só oscilando ( observei uma continuidade baixa do fio verde para o gnd, chegando a zero ).

O que já fiz foi o seguinte da fonte que fica só oscilando retirei essa placa com outros smds e coloquei em uma fonte que não liga para ver se apresentava o mesmo defeito, mas persistiu o defeito de não liga.

Quanto a o CI ICE 2QR4765 substitui por outro, assim como os dois capacitores ( isso de uma fonte que não liga ) o defeito persistiu.

Não encontrei esquema algum dela.

Anotei algumas tensões no primário e no secundário isso de uma fonte boa:

Minha observação: Na fonte que não liga não há no primário a tensão de 20 volts nos pinos 11 e 14 , assim como na fonte que fica só oscilando.

Nas que não ligam, tem os 5V no fio roxo? Se tiver, o ICE2QR está ok. Se precisar substitui-lo, preste atenção no aspecto do que for comprar. O mercado está infestado de falsificações desse e de outros integrados da Infineon.

Tem como postar uma foto da placa com os smds, se possível os dois lados? Procurei na net e só achei no clubedohardware um artigo sobre a SS300TFX, mas tirando o tamanho, ela não tem NADA a ver com a TGW. Na SS300TGW a fonte principal é um conversor forward com várias saídas, e nessa é um conversor ressonante em meia ponte com uma unica saída de 12V (e pela foto é com retificação síncrona), e os 5 e 3.3 vem de dois reguladores auxiliares.

Fio verde em curto com o GND nunca é um bom sinal, geralmente indica que o integrado supervisor está em curto. 

Encontrei um diodo smd em curto no primário e substitui por outro 1n4007.

Agora esta com outro defeito a fonte liga e logo desliga, nessa tentativa dela ligar fica um chiado do trafo ( parece que o mesmo esta aberto ) , pois logo a fonte desliga.

Troquei alguns capacitores, mas não resolveu.

Edited by argon38

Sai do cátodo desse diodo que substituir 20 volts que vai para os pinos 11 e 14 dessa placa que tirei a foto por ultimo.

Minha duvida será que esse curto danificou os componentes dessa placa ?

2 horas atrás, argon38 disse:

Encontrei um diodo smd em curto no primário e substitui por outro 1n4007.

Agora esta com outro defeito a fonte liga e logo desliga, nessa tentativa dela ligar fica um chiado do trafo ( parece que o mesmo esta aberto ) , pois logo a fonte desliga.

Troquei alguns capacitores, mas não resolveu.

ele é ligado onde? dependendo do que ele faz, tem que ser um diodo rápido