Postado 4 de Agosto de 2018 7 anos Boa noite a todos, Para quem não conhece, além das ferramentas como osciloscópio, multímetros, temos também o curve trace que na realidade e um rastreador de defeitos. Este aparelho utilizo diariamente em minha bancada. Com ajudada do esquema elétrico e este aparelho, consigo identificar algum problema em algum componente " pwm, capacitor ...." ou na linha que está ligado o pino do componente. O nosso colega @Gilson Macedo a uns dias atrás, me perguntou se este aparelho era bom. Como não conhecia, fui verificar e acabei comprando. Hoje instalei o programa e efetuei alguns testes e realmente no meu caso, achei excelente. Abaixo algumas imagens de uma placa de macbook pro 820-3115, onde capturei algumas imagens de um circuito vcore de uma placa boa e já estou mapeando outros componentes, para caso eu precise fazer uma comparação com uma placa com defeito. O interessante neste aparelho "Rastre Curve " é que vc consegue colocar a imagem da placa e selecionar o componente para captura das curvas. Outro ponto positivo é que vc consegue comparar a imagem que salvou e comparar com a imagem que está verificando e mostrando a diferença em porcentagem. Link do rastreador > Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Tem este também que muda somente de 20VPP para 10VPP >
Postado 4 de Agosto de 2018 7 anos ele é muito bom @Paulo Noce tem um tempo que uso um fiz tipo um baco de dados(imagens de placas boas e defeituosas) para fazer comparações com esse equipamento...
Postado 4 de Agosto de 2018 7 anos Autor @edward linux Boa noite, Tem esta nova versão do software, para vc colocar a imagem da placa e selecionar os componentes. Muito bom mesmo. Até para quem mexe com placas de notebook, vale a pena. Vc pode mapear placa a placa, mesmo que não tenha outra na mão. Se vc pega uma placa com defeito e depois conserta, mapea os principais componentes e qdo chegar outra vc já tem o banco de imagens. Logo com o tempo de uso, já iremos se acostumando com a forma de ver as curvas. Uma característica destes módulos de trace é ver o sinal que entra no gate ou saída do pwm. Se não houver este sinal, pode checar o pwm ou o mosfet que tá no pau.
Postado 4 de Agosto de 2018 7 anos hehehehe legal ,em tvs ele mim ajuda entre 80% em celulares num funciona muito bem, mas por falta de placa para comparação em notebook funciona já fiz teste com e deu certo.....hehehehehehehe.
Postado 5 de Agosto de 2018 7 anos Autor Boa noite, Hoje entrou um placa de macbook Pro 820-3115 sem tensão de 5V. A placa tinha os 16v, 3,42V 3.3V mas não liberava os 5V. Verificando no esquema elétrico abaixo, o pino 21 do U7200 " TPS51125 " sai para o gate do Q7260 e efetuando a medição com este aparelho rastreador de defeito, pude identificar que este PWM estava com defeito. Efetuado a troca liberou a tensão dos 5V. A curva em vermelho é da placa boa e a curva em verde, desta com defeito.
Postado 8 de Agosto de 2018 7 anos Autor Boa noite a todos. Abaixo uma imagem, onde mostra um circuito ligado a alguns capacitores e gerador de clock e mosfet. Pela imagem na cor verde, podemos ver a forma de um capacitor, mas a imagem correta é a que está em vermelho. Se observar, ela mantem a forma do capacitor, mas tem ausência de algum circuito aberto. Pelo circuito abaixo podemos ver o gerador de clock U1900, onde pode estar com problema e o mais provável é o U3010 aberto, por ser um micro bga.
Postado 15 de Agosto de 2018 7 anos Autor Boa noite, Uma nova atualização no programa, onde conseguimos inserir texto na placa e uma visualização do texto, passando o mouse em cima do componente. Com isto podemos mapear os defeitos que a mesma placa pode ocorrer. Neste caso a placa não liga e foi encontrado problema no PQ9. Caso entre uma nova placa igual, além das imagens gravadas dos componentes já selecionados, iremos acrescentar o outro defeito caso seja diferente, selecionando novos componentes e novas curvas e informando o defeito. Teve placa que não tinha uma igual para comparar as curvas, então consertei e fiz o mapeamento do problema e dos PWM e caso apareça outra placa igual, não irei precisar de outra para comparar.
Postado 1 de Setembro de 2018 7 anos Autor Bom dia a todos. Postei um vídeo em meu blog aqui no EBR, mostrando o funcionamento e uma pequena análise com esquema elétrico.
Postado 24 de Outubro de 2018 7 anos Tem algum link de venda no aliexpress? nesse valor atual que está sendo cobrado no mercado livre é bem próximo de um osciloscópio Digital Hantek de 200 MHZ pelo aliexpress, claro que com o frete e a taxação vai ficar quase o dobro. Mas é uma ferramenta interessante e gostaria de utilizá-la.
Postado 24 de Outubro de 2018 7 anos Autor @Sergio.lucas Bom dia, Vc tem este meu tópico e tem a Live do osciloscópio. Na realidade uma ferramenta, complementa a outra. Esta neste tópico, vc irá verificar a placa sem energia e poderá comparar as formas do sinal para comparação. No caso do osciloscópio vc tem uma referência do sinal de uma placa para outra. Eu tenho os dois e melhorou muito o diagnóstico dos defeitos. Veja em meu blog aqui no EBR, onde mostro um circuito de trace ligado ao osciloscópio e outro trace usando um PIC. Eu gostei deste trace, pelo fato de vc poder mapear a placa. Veja a primeira imagem deste tópico e veja a imagem abaixo, onde já avancei no mapeamento desta placa.
Postado 24 de Outubro de 2018 7 anos @Paulo Noce Bom dia. Entendi, nesse caso você consegue mapear a placa através dos sinais e ajuda pelo fato de retirar a foto da placa. Estou pensando em comprar o meu osciloscópio, aguardando o dólar baixar um pouco mais ou na Black Friday no mês que vem. Mas gostei dessa ferramenta será minha compra posterior ao osciloscópio e o Gravador SIO. Editado: 24 de Outubro de 2018 7 anos por Sergio.lucas
Postado 24 de Outubro de 2018 7 anos @Paulo Noce Irei ver sim, nesse caso o seu você comprou no mercado livre? não verificou se tem no Aliexpresse mais em conta?
Postado 24 de Outubro de 2018 7 anos Autor 1 minuto atrás, Sergio.lucas disse: comprou no mercado livre? sim
Postado 15 de Novembro de 2018 7 anos Para abrilhantar mais ainda o tópico, para os interessados segue o link do Canal específico de Rastre Curve: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Acho que o @Paulo Noce conhece.
Postado 28 de Novembro de 2018 7 anos também Comprei 1 rastre Curve no início das vendas, Isso não é equipamento Chines, é desenvolvido por um brasileiro o Ricardo Dalesandro, o Hardware e o Software desenvolvidos pro ele, ele está sempre acrescentando novas funções, atualmente atualiza Online e tbm tem uam Nuvem de Curvas, O Rapaz é muito bom no que faz e vem mais novidades dele por aí, Não é caro, 2 ou 3 ou 4 bons serviços que te ajudar já se paga. Eu gastei uns 2 anos montando aqueles esqueminhas de net de traçar curvas,, perda de tempo, quando vi o dele, vi que era hora de dar o braço a torcer e comprar um e parar de brincar de fazer um... ehhehe.
Postado 28 de Novembro de 2018 7 anos Autor @silvano servitec Boa tarde, Este equipamento é muito bom. Já consertei muitas placas com ele. Neste momento, mais uma achando o problema no charger.
Postado 8 de Dezembro de 2018 7 anos On 8/15/2018 at 12:11 AM, Paulo Noce said: Boa noite, Uma nova atualização no programa, onde conseguimos inserir texto na placa e uma visualização do texto, passando o mouse em cima do componente. Com isto podemos mapear os defeitos que a mesma placa pode ocorrer. Neste caso a placa não liga e foi encontrado problema no PQ9. Caso entre uma nova placa igual, além das imagens gravadas dos componentes já selecionados, iremos acrescentar o outro defeito caso seja diferente, selecionando novos componentes e novas curvas e informando o defeito. Teve placa que não tinha uma igual para comparar as curvas, então consertei e fiz o mapeamento do problema e dos PWM e caso apareça outra placa igual, não irei precisar de outra para comparar. Eu sigo essa ideia do gabarito, mas não tenho esse equipamento ainda. Dá pra você entrar com dados nele tipo em um PLC e manter seu gabarito para futuras placas iguais ? Editado: 8 de Dezembro de 2018 7 anos por Bferreira
Postado 8 de Dezembro de 2018 7 anos Autor @Bferreira Bom noite, Vc consegue mapear qualquer placa de circuito eletrônico. Vc pode pegar uma placa de um PLC boa e gravar as curvas, para depois poder comparar com um PLC com problema.
Postado 10 de Janeiro de 2019 7 anos Tradutores @Paulo Noce , brincando ainda com o meu, troquei o cabo por outro de ponta agulha para facilitar as medições. Já tenho umas 7 ou 8 placas mapeadas... rsrsrs
Postado 11 de Janeiro de 2019 7 anos Adaptei as Pontas do Rastre2 colocando agulhas nelas, vou por as fotos aqui, ficou ótima, faço isso em outras pontas até do osciloscopio, assim não escorrega de onde vai tocar,,,
Postado 11 de Janeiro de 2019 7 anos Tradutores @silvano servitec , comprei 4 pares no aliexpress, bem prático: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 11 de Janeiro de 2019 7 anos Eu já comprei e compro destes ponta agulha prontos a tempos.. são bons mas a ponta entorta facil, vivem me estressando aperto em alguma lugar e tombada e a pontinha é mole.. é de latão,,, a gente soldar uma ponta de aço (e ela pega solda facil), é uma beleza,, os meus tipo desse seu vou ter que soldar agulhas neles tbm, estão ficando feios na pontinha, mas a qualidade geral deles são uma beleza,,, nem se compara aos cabos normais que a gente comprava ou vinha nos multimetros, fios e bornes ótimos, Editado: 11 de Janeiro de 2019 7 anos por silvano servitec
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.