Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

BIOS + EC

Featured Replies

Postado

Olá caros amigos,

Sou iniciante do estudo de manutenção de placas de desktops e notebooks, me deparei com duas placas DELL DIH81R e gostaria de fazer uma regravação de BIOS e me deparei com uma dúvida:

no Link 

O Moderador disponibiliza dois arquivos .bin, um deles pode ser gravado usando uma CH314A mas e esse tal de EC? Já andei lendo que se trata de uma BIOS para o Super I/O mas:

1 - Como gravo essa EC?

2 - Se eu regravar o arquivo de BIOS na EEPROM eu também tenho que regravar o da EC?

Desculpem pela pergunta primária e obrigado por sua ajuda.

Postado

Em alguns modelos existe uma memória flash programavel, na parte interna do controlador super io, tambem chamado de EC.

Alguns modelos de super io são gravaveis e outros não.

Os modelos gravaveis, podem ser regravados, tem modelo de gravador completo, tipo rt809h, e tl866 II com menos recursos.

A memória flash do EC pode ser regravada sem retirar o super io, através de fita flat pelo conector de teclado. Como tambem pode ser retirado o chip de super io, soldar em uma plaquinha para este fim, regravar, e soldar de novo na placa.

Na falta de recurso, pode ser adquirido o super io já gravado, tendo de substituir o mesmo na placa.

O modelo ch341a é suficiente para regravar o chip de bios.

O fato de haver os arquivos para a bios e EC, não necessariamente tem de regravar o EC. Somente fazendo os testes na placa, vai se saber da necessidade. No teste vai ser percebido que ao dar o comando de start, o super io não vai ativar as fontes secundárias, devido estar com o arquivo interno corrompido.

De momento seria isto.

Postado
  • Autor
5 horas atrás, regisfatef disse:

Em alguns modelos existe uma memória flash programavel, na parte interna do controlador super io, tambem chamado de EC.

Alguns modelos de super io são gravaveis e outros não.

Os modelos gravaveis, podem ser regravados, tem modelo de gravador completo, tipo rt809h, e tl866 II com menos recursos.

A memória flash do EC pode ser regravada sem retirar o super io, através de fita flat pelo conector de teclado. Como tambem pode ser retirado o chip de super io, soldar em uma plaquinha para este fim, regravar, e soldar de novo na placa.

Na falta de recurso, pode ser adquirido o super io já gravado, tendo de substituir o mesmo na placa.

O modelo ch341a é suficiente para regravar o chip de bios.

O fato de haver os arquivos para a bios e EC, não necessariamente tem de regravar o EC. Somente fazendo os testes na placa, vai se saber da necessidade. No teste vai ser percebido que ao dar o comando de start, o super io não vai ativar as fontes secundárias, devido estar com o arquivo interno corrompido.

De momento seria isto.

Muitíssimo obrigado pela resposta tão completa. 😃👍

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.