Postado 22 de Agosto de 2019 6 anos Olá caros amigos, Sou iniciante do estudo de manutenção de placas de desktops e notebooks, me deparei com duas placas DELL DIH81R e gostaria de fazer uma regravação de BIOS e me deparei com uma dúvida: no Link O Moderador disponibiliza dois arquivos .bin, um deles pode ser gravado usando uma CH314A mas e esse tal de EC? Já andei lendo que se trata de uma BIOS para o Super I/O mas: 1 - Como gravo essa EC? 2 - Se eu regravar o arquivo de BIOS na EEPROM eu também tenho que regravar o da EC? Desculpem pela pergunta primária e obrigado por sua ajuda.
Postado 22 de Agosto de 2019 6 anos Em alguns modelos existe uma memória flash programavel, na parte interna do controlador super io, tambem chamado de EC. Alguns modelos de super io são gravaveis e outros não. Os modelos gravaveis, podem ser regravados, tem modelo de gravador completo, tipo rt809h, e tl866 II com menos recursos. A memória flash do EC pode ser regravada sem retirar o super io, através de fita flat pelo conector de teclado. Como tambem pode ser retirado o chip de super io, soldar em uma plaquinha para este fim, regravar, e soldar de novo na placa. Na falta de recurso, pode ser adquirido o super io já gravado, tendo de substituir o mesmo na placa. O modelo ch341a é suficiente para regravar o chip de bios. O fato de haver os arquivos para a bios e EC, não necessariamente tem de regravar o EC. Somente fazendo os testes na placa, vai se saber da necessidade. No teste vai ser percebido que ao dar o comando de start, o super io não vai ativar as fontes secundárias, devido estar com o arquivo interno corrompido. De momento seria isto.
Postado 23 de Agosto de 2019 6 anos Autor 5 horas atrás, regisfatef disse: Em alguns modelos existe uma memória flash programavel, na parte interna do controlador super io, tambem chamado de EC. Alguns modelos de super io são gravaveis e outros não. Os modelos gravaveis, podem ser regravados, tem modelo de gravador completo, tipo rt809h, e tl866 II com menos recursos. A memória flash do EC pode ser regravada sem retirar o super io, através de fita flat pelo conector de teclado. Como tambem pode ser retirado o chip de super io, soldar em uma plaquinha para este fim, regravar, e soldar de novo na placa. Na falta de recurso, pode ser adquirido o super io já gravado, tendo de substituir o mesmo na placa. O modelo ch341a é suficiente para regravar o chip de bios. O fato de haver os arquivos para a bios e EC, não necessariamente tem de regravar o EC. Somente fazendo os testes na placa, vai se saber da necessidade. No teste vai ser percebido que ao dar o comando de start, o super io não vai ativar as fontes secundárias, devido estar com o arquivo interno corrompido. De momento seria isto. Muitíssimo obrigado pela resposta tão completa. 😃👍
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.