Jump to content

regisfatef

Participative EBR
  • Content Count

    2,759
  • Avg. Content Per Day

    1.61
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7
  • Credit

    4388
  • Country

    Brazil

regisfatef last won the day on March 20

regisfatef had the most liked content!

Community Reputation

668 Medal 5

7 Followers

About regisfatef

  • Rank
    Hero Member
  • Birthday 08/24/1960

Personal Information

  • Location
    sao vicente - sp

Recent Profile Visitors

1,676 profile views
  1. Caso não tenha conhecimento, habilidade e instrumentos adequados para reparo de placa de notebook, pode fechar um curto, e se tornar inviável o reparo da mesma, que poderia facilmente ser reparada por um técnico experiente. Mesmo o técnico experiente, as vezes, tem somente uma chance de reparo, devido as placas poderem sofrer danos por excesso de temperatura ao substituir um componente, rompimento de trilhas, fluxos e soldas inadequadas. Caso seja o seu caso, procure um técnico com experiencia, e peça sua ajuda. Boa sorte.
  2. Depende da forma do projeto, pode ser utilizado um fio de cobre bem fino. O fio fica ligado ao cronometro, e o objeto ao passar pelo fio, vai romper, parando a contagem de tempo. Seria uma sugestão, de baixo custo, porem depende da sua aplicação. Boa sorte.
  3. Caso o código do chip da bios seja FW = 1,8 V. E caso seja FV = 3,3 V. Para regravar, sem o adaptador, pode ser usado em série, em cada pino, 1 resistor de 68 ohms, exceto o gnd. Precisando no total de 7 resistores para substituir o adaptador de 3,3 V para 1,8 V. O adaptador seria a melhor opção mesmo. Caso tenha alimentado direto o chip de bios de 1,8 V com 3,3 V, pode ter ocorrido dano. Recomenda-se a substituição. Boa sorte.
  4. Voce tem de enviar uma MP para o moderador, para corrigir o título do tópico. Alterar de resolvido, para : em análise.
  5. Caso tenha suspeita do teclado interno, deixe desconectado do flat. Utilize teclado usb, se necessário para testes. Observe, se o mouse continua funcionando bem. Suspeitos nestes casos, são o sio, e tambem trilhas com oxidação. Boa sorte.
  6. Parabens @HNlab Boa sorte com seu novo instrumento de bancada. 😊
  7. O título do seu tópico, está com status devolvido. Caso seja um engano, terá de ser modificado para análise. Boa sorte.
  8. Vamos verificar os avanços no reparo da placa. Não havia tensão na área do processador, com suspeita do nectokin. Foi substituido, e apresentou a tensão na área do processador, porem a placa continua sem vídeo. Foram regravadas as 2 bios da placa. Porem, continua sem apresentar vídeo interno ou externo. Apenas para reforçar alguns detalhes. O arquivo de bios substituido, tem de ser do mesmo modelo da sua placa. Ao regravar o arquivo de bios, sempre faça reset, no soquete da bateria interna. Em caso de suspeita de mau contato em chip BGA, faça um Me para teste.
  9. Então, para lembrar cada caso, com precisão, fica difícil. Apenas como referencia, em algumas placas da samsung, para dar vídeo externo, tem de estar com flat da tela interna conectado, e subir o windows. Mas, mesmo com a placa desmontada, na bancada, encaixe a hd, e faça o teste.
  10. Ligue um monitor externo na saída vga, e verifique se apresenta vídeo. Pode ainda testar pela saída hdmi, porem de subir o windows.
  11. Tem arquivo de bios, e esquema. Caso tenha créditos, compre pacote download1, e baixe o esquema e arquivo de bios, se for regravar o chip.
  12. Alguns comentários sobre capacitores na área do processador. Em placas mãe de PC, tem vários capacitores eletrolíticos de 1000 micro farad, por exemplo. As vezes, tem um ou dois capacitores alterados, causando falhas no circuito vcore. Como testar, com a fonte assimetrica, pode injetar tensão, e verificar se algum capacitor está aquecendo. Alguns capacitores eletrolíticos podem estar estufados, facilitando a identificação pelo método visual. Voltando a placa de notebook, com capacitor de tantalo Nectokin, na área do processador. Pode utilizar um capacitor eletrolítico de 1500 micro farad, em paralelo, para teste, se for falha de filtragem. Se for caso de fuga, no capacitor, pode usar a fonte assimétrica, e injetar 1 ( um ) volt, no capacitor nectokin, e verifique se tem aquecimento anormal. Porem, se nao chega tensão na área do processador, tem de ser investigado. Pode haver falha no circuito pwm, falta de sinal de habilitação, e até mesmo falha no arquivo de bios, que tem de ser regravado. Por ultimo, de modo geral, ao retirar o capacitor nectokin, para troca, se faz modificação por 4 capacitores de tantalo de 330 micro farad, em paralelo. Resumo de possíveis falhas com capacitores, podem estar em fuga, baixo esr, estufados, baixa filtragem apresentando ruídos na linha de tensão vcore ( processador ).
  13. O título do tópico deve seguir : Marca e modelo - modelo da placa mãe - defeito.
  14. Com a função de moderador, acredito que poderia contribuir e participar com novas idéias, alem de continuar ajudando os demais colegas, porem com mais recursos.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...