Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dessoldar conector flat

Featured Replies

Postado

Alguem tem uma dica eficaz para remover e soldar este conector de placa mãe para ele ficar inteiro sem derreter? Principalmente na hora da remoção, o plástico dele derrete muito fácil.

image.php?di=8XZY

Postado

amigo, a primeia coisa que eu faco e remover resina se tiver nos lados, depois coloco um fluxo e coloca solda com chumbo nos pinos, pra abaixar a temperatura de retirada, depois vou com a estacao de ar esquentando de longe e com ferro de solda vou tocando nos pinos, e vou mexendo ate sair.

agora uma pergunta pra que remover ele e voltar ele depois?

Postado

com um ferro de solda + solda e fluxo e um estilete. vc aplica solda nos contatos primeiramente em um lado e com o estilete força por baixo do conector de leve para subir e vai dessoldando gradativamente e vai levantando com o estilete ate que se solta. se adica serviu nao esquece do joinha att

Postado

Eu uso aqule bastão salva SMD com a gestação de ar quente para retirar. Pra colocar limpo as ilha e estanho com solda e a estação com ar no 5 e a temperatura no 6 soldo com muita paciência para não defor. mar o conector.

Mas também estou curioso para que retirar

Postado
  • Autor

Não é dessoldar e soldar o mesmo, seria substituição. Amanhã vou fazer o teste com salva chip, preciso remover um conector quebrado para soldar o outro. Claro que retirando de sucata, então quero tirar ele sem ficar todo deformado.

Postado

Acho que pra retirar sem deformar é usar o colocar solda e bastante fluxo e removendo com a malha mesmo. Tem que fazer o máximo possivel pro calor se concentrar só nos pinos. Acho que até fita katpon vale...

Postado

Tinha postado esta dica no forumnow em 2011, esqueci de repostar aqui na época da mudança do fórum, então repostei: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Espero que ajude.

Postado

Seguindo a dica do ablacom, da pra programar por ex uma honton r490 mais o fluxo pra fazer esse trabalho e sem precisar da solda salva chip....

Postado
  • Autor

Legal essa dica, como não tenho honton vou fazer o teste utilizando o pré da achi pra ver o que vira.

Postado

Quando eu tiro sempre coloco a fita capton  ajuda bastante e também seguir adica de colocar a solda para baixar o grau de saída também vale a pena!!!

Postado

Eu utilizo salva chip, só não pode esquecer de retirar toda solda que sobra...

Postado

Eu uso a estacao de retrabalho e fluxo. Soh nao ter pressa que sai sem derreter nada.

Postado

eu uso a estaçaõ de retrabalho bga ou o soprador de ar quente so é esperar a hrs serta para tirar o conector

Postado

Legal essa dica, como não tenho honton vou fazer o teste utilizando o pré da achi pra ver o que vira.

Pra tirar o conector da sucata sem derreter e so colocar fluxo, trocar a solda para abaixar a temperatura e como e uma sucata e so esquentar por baixo que nao vai derreter nadinha.

Postado

Amigo, é só usar estação de infra... eu aqui uso a IR6000, ela derrete apenas a solda, sai de boa inteiro. Abraço

Postado

Primeiramente faça como disseram, passa a solda salva-chip (ou solda normal mesmo de estanho) com bastante fluxo nos terminais do conector, depois limpe o máximo que vc puder com malha dessoldadora, depois venha com a estação de ar quente por baixo da placa e não em cima do conector como se tivesse fazendo um ME, como vai ta com pouca solda e a solda que tiver lá ainda vai ta com um ponto de fusão baixo o conector vai sair facinho e sem danificar nada, já fiz isso algumas vezes e sempre deu certinho, ate já removi conector de memoria desse jeito e saiu sem danificar nada. E o melhor bem mais rápido e pratico do que ficar usando estação de solda BGA.

Depois é só limpar bem os terminais e as ilhas de solda da placa com a  malha e soldar novamente na placa usando ferro de solda normal. Espero que ajude

EDIT:

O Falk de uma ideia igual a minha (ou melhor eu dei ideia igual a dele), não tinha visto, só vi depois que postei.

Postado

Qualquer pré-heater funciona com a dica que passei. Mas sem salva chip não dá pois teria que chegar na temperatura de fusão da solda.

Postado

Coloca fluxo a aquece a parte de baixo da placa que vai retirar o conector. Lógico que vai detonar a placa, até vai carbonizar, mas garanto que o conector sai intacto pra pode reutilizar. Já na placa do conector quebrado, aquece em cima dele mesmo, nem que derreta o plastico, prese os pads da placa. Lenbrando que a forma de agradecer a ajuda recebida aqui no fórum é clicando no joinha logo abaixo do nick. Não custa nada, só um click.

Postado
  • Autor

Removi utilizando a IR deixando só o pré aquecer a placa, igual os companheiros deram uma dica, saiu perfeito sem estragar nem a placa e nem o conector.

Soldei com estanho os terminais e depois coloquei fluxo e deixei o pré aquecer, o componente saiu fácil fácil.

Postado

Nenhuma mensagem do tópico recebeu joinha, é bom ajudar quem te ajudou. Vamos criar o hábito pessoal.

Postado
  • Autor

Claro, joinha para quase todos, pois não foi permitido dar joinha para todos os que responderam.

Postado

Mas vamos criar o hábito para as pessoas não terem que ficar pedindo.

Ajudou? Joinha nele! Mesmo se o tópico não for seu mas a informação foi interessante, te ajudou de alguma maneira, esclareceu dúvidas? Joinha nele!

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.