Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de Notebook Rapido! Para Novatos

Avalie este tópico:


paulolinder

Posts em destaque

Me desculpe, mas vc dizer que 90% dos notebooks que vc recebe é só lavar a placa que resolve, não é ajudar os iniciantes, é enganá-los!!

Se isso acontecer em aproximadamente 20% dos casos, já é uma margem exagerada, a não ser que vc trabalhe no litoral, ou atenda os equipamentos da Petrobras, ai eu acredito se me disser que 50% deles lavando resolve.

Pra vc ter uma idéia, em 18 anos trabalhando com notebooks, eu devo ter lavado umas 3 placas até hoje, porque sofreram com queda de bebida.

Agora se vc explicar que deixar uma placa em uma estufa por pelo menos 12h, pode ajudar a resolver problemas de solda fria em alguns componentes, ai sim isso eu acredito que possa ser uma solução, mas nunca em 90% dos casos.

Temos que tomar muito cuidado com o que escrevemos aqui no forum, uma informação errada, pode levar novatos a cometerem erros graves, ou então a pensarem que não precisam entender nada de eletrônica pra reparar um notebook, basta terem um tanque e uma escova de dentes que estarão faturando pro resto da vida, os outros 10% eles devolvem sem reparo.

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse fácil assim seria uma boa, mas infelizmente não é.

 

Muitas vezes, você tem uma placa com defeito de BGA, mas ao lavar e colocar ela na estufa, ela volta a funcionar, mas por pouco tempo, e se entregar pro cliente, o retorno é garantido.

 

Fazer um ME ou colocar a placa na estufa por alguns minutos, não horas, serve apenas para diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho no litoral, posso dizer COM CERTEZA que essa margem está MUITO superestimada...

 

Notebooks queimam pode defeitos eletrônicos, causados ou não pela meresia.

Agora se tem um componente queimado na placa, e você lava ela, ele continua queimado..

Se tem um BGA com a solda Oxidada e voce lava ela, dá até contato.. mas continua oxidado..

 

 

 

Esse negocio de lavar placa na minha opinião é mais em caso preventivo, nunca corretivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei muitas placas já e usando o metodo do M.E só que com duração mais prolongado tipo Reflow, e tomando medidas preventivas como: trocando a manta termica dos chips, colocando artic silver 5 e limpando cooler e em notes que não fica com cooler disparado, eu ligo eles em um ponto de 5v e fica rodando direto..rsrs

e dou instruções ao cliente, não usar em cima de cama, colo, e evitar métodos que obstrua a entrada de ar dos cooler, e assim vou levando, e tenho obtido sucesso.. até eu comprar uma HT, vou levando assim e estou satisfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo, porque se fosse só pegar agua e sabão e lavar a placa, por secar e fica tudo certo, nao precisariamos do forum nao é?

 

Nao é atoa que o pessoa ta sempre criando novos tópicos, diversos problemas diferentes, onde precisamos de esquemas eletricos, estações de soldas boas, fluxos e arames de soldas bons para se trabalhar, e um bom conhecimento que adquirimos durante a carreira e oque aprendemos com os colegas também.

 

Achei uma ideia bem vaga essa historia de lavar a placa também, fazem em torno de 10 anos que estou na área de info e se lavei 3 placas foram muito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda nao tenho essa sorte assim...! bem que eu queria, mas isso as vezes engana muito, ainda mais se for bga. pq nao tenta antes de lavar elas fazer um ME. as vezes com ME vc nem vai perder tem precisando lavar elas, fez o ME subiu video ai vc parte pro reball , depois lava a placa deixa na estufa pronto , entrega pro cliente com kara de nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao concordo com o amigo acima, mais ele tem sim razão em que pode acontecer muitas vezes de vc trabalhar na placa e não achar o problema e ao dar uma boa lavada na placa ela voltar a funcionar perfeitamente, porem 90% é um grande exagero, se fosse assim seriamos lavadeiras e não técnicos haahuaeae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa ainda bem que comprei uma estufa de secagem de 3k, cabem 20 placa de uma vez, vou ficar rico....

a me ajuda pessoal na minha empresa reparamos 300 notes por mês nunca lavei uma placa na vida, apenas limpo as partes quando estão oxidada.

 

300 notes por mes!

só isso?

 

????? não entendi acha que é pouco ou acha que é mentira? não trocamos telas, teclados, baterias nem fontes todos equipamento 100% com defeito na placa. atendo toda região inclusive assistências e usuário do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos abrir um lava car para notebook...

 

Desculpem amigos mas nesta eu ri.... não tem como não rir.

 

Gente, pessoal que está começando, recomendo sim que procurem ler, estudar, ver vídeos online, buscar cursos de eletrônica e também de reparo de notebook. Mas dificilmente a margem de lavar uma placa para voltar a funcionar passará de 2% no reparo real de um notebook. A limpeza sim ajuda, até pois fica muito mais fácil fazer um diagnostico na placa com ela bem limpinha. Mas medir todos os componentes, chegar BIOS, fazer teste de Stress, ME, reset de BIOS (que provavelmente resolveu uns 20% dos micros dele não ligar) etc.

Mas por favor não entreguem um micro sem testar bem. será retorno na certa e qualquer boa assistência da garantia e quer zelar pelo nome. Então retorno só queima a assistência pensem nisso.

 

No fórum tem muita coisa boa para quem esta começando e se tem tempo para ler.... mesmo que não entenda muito leia os tópicos, não precisa responder se não tiver conhecimento mas ao ler ganhara uma bagagem que lhe ajudará no futuro a si e a ajudar os outros!

 

Conhecimento não é bom quando não compartilhado. Divulguem o que estão apreendendo e achando legal e ai sim todos vão gostar mais e mais do fórum ok.

 

A Obrigado aos parceiros que fazer este fórum existir nunca é bom esquecer de agradecer também né!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Esse tópico virou a maior comédia. Só me falta meus clientes virem pedir parte do dinheiro de volta porquê só dei uma lavadinha no notebook deles.  :)):)) :))

 

Pode até ser que este tópico não seja uma piada de mau gosto ou uma brincadeira sem graça, tipo, o cara realmente acredita no que está falando (vai saber...), mas o que o CJ e o Tiburfi falaram está certo, o aquecimento da placa pode mascarar um problema de solda fria ou BGA.

 

Mas, mesmo assim, acredito que nosso amigo deva apenas ligar a máquina depois do "banho", se der video já libera logo para o coitado do cliente, pois se fizesse um teste de stress pesado com certeza a máquina abriria o bico de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

??? Pessoal,

 

Lavar placa somente em caso de oxidação e acabamento final após reparo nervoso, isso mesmo usando produtos NO-CLEAN.

Mas resolver esta longe.

 

Mas podem fazer isso:

 

Lavem a plm, coloquem em uma estufa por mais de 12hs, peguem um pincel, pincelem as partes oxidadas com fluxo-de-solda-no-clean tipo AMTECH e concluem com um reflow sem ponta de ar fina, somente bocal original da faca de ar em 430ºC.

 

Por que 430ºC pois as soldas lead-free necessitam de altíssima temperatura para seu ponto de fusão e como a faca de AR é instável por nossos braços não possui linearidade constante se usa essa temperatura. Mas o ar chega a placa cerca de 340º à 390º isso com 1 à 2 centimetros de distância.

 

Isso sim serve para leigos, mais não vão ganhar dinheiro falta muito mais tecnica,ok.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...