Jump to content

Recommended Posts

Olá,será que alguém poderia me ensinar a saber quando esse componente está em curto ?

Qual pino medir ?

Qual escala do multímetro ?

Segue a imagem dele.

cdh_990FXA-GD80_09~2.jpg

Posted (edited)

@Tácio André primeiro tenta identificar a referência desse componente para procurar a folha de dados dele! Segundo veja se consegue o esquema da placa se possível. Com esses dois arquivos você vai identifica quais são os pinos de entrada,saída e gnd do ci. Para fazer as aferições corretas de todos os pinos para saber se tem curto, é na escala de resistência em relação ao gnd, caso a resistência é igual a 0, tem curto nesse pino. Afira com a placa desligada e sem os periféricos! Com a placa ligada afira na escala de 20v continuo os pinos para ter certeza que as tensões estão chegando e saído do ci! Pra isso tem que ter os arquivos!

Edited by Leonildo
  • Like 1

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@Tácio André primeiro tenta identificar a referência desse componente para procurar a folha de dados dele! Segundo veja se consegue o esquema da placa se possível. Com esses dois arquivos você vai identifica quais o pinos de entrada,saída e gnd para fazer as aferições corretas de todos os pinos! Faz as aferições na escalade resistência em relação ao gnd com a placa desliga e sem os periféricos. Com a placa ligada afira na escala de 20v continuo os pinos para ter certeza que as tensões estão chegando e saído do ci! Pra isso tem que ter os arquivos!

Obrigado, não fazia ideia de como iria medir ele,obrigado !

@Tácio André não lembro bem se nessa área tem que colocar só o nome do componente no titulo ou o modelo da placa seguindo o padrão!  @GBS_Info tem como tirar essa minha duvida? 

Boa noite @Tácio André  

Medir circuito integrado é meio complicado. 

Tem que identificar qual função do compinente no circuito para constatar uma falha. Caso não tenha esquema, o datatasheet lhe auxiliá-ra. 

Agora, se estiver em curto como nosso amigo  @Leonildo mencionou, é mais fácil constatar. Aliás, todo curto se nao "derrubar" a fonte que o alimenta provocará aquecimento muito acima do normal. O problema é que nem sempre a falha no funcionamento é devido à curto.

• Like 1

10 minutos atrás, ohm disse:

Boa noite @Tácio André  

Medir circuito integrado é meio complicado. 

Tem que identificar qual função do compinente no circuito para constatar uma falha. Caso não tenha esquema, o datatasheet lhe auxiliá-ra. 

Agora, se estiver em curto como nosso amigo  @Leonildo mencionou, é mais fácil constatar. Aliás, todo curto se nao "derrubar" a fonte que o alimenta provocará aquecimento muito acima do normal. O problema é que nem sempre a falha no funcionamento é devido à curto.

A placa está com curto nós VRMs,fiz a medição no conector 12v e apresentou curto mais eu não sei medir esse CI,no caso a placa mãe tem 8 fases de alimentação.

Posted (edited)

@Tácio André colega pedi para o moderador fazer a mudança de área, assim podemos ajudar no reparo da sua placa! Isso se você quiser blz? Segue o padrão do titulo marca e modelo+defeito e mudança de pre fixo para analise. 

Edited by Leonildo

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By be
      Boa noite!
      estou precisando minipa et-2042d esquema e ligação da chave seletora.
    • By And Hz
      Boa noite amigos, estive procurando um fórum pelo Google e gostei muito do conteúdo deste e resolvi me inscrever.
      Sem muita enrolação, estou com uma Gigabyte GTX 1050 Ti OC 4GB na bancada e ela chegou com estes sintomas.
      -Gira o cooler e não da vídeo.

A placa estava sem os 5v, sem tensão de memoria e sem vcore da GPU.
      -Identifiquei um capacitor smd em curto em relação ao GND que estava matando os 5v da placa.
      -Troquei o capacitor e o regulador de 5v, ele é um GH15B.
      -Os 5v estabilizaram, o vcore da GPU voltou ao normal ~0.89v.
      -Tensão 3.3v Ok
      Mas eis que surge o problema principal, a tensão das memorias não voltou.

Analisando o circuito eu identifiquei no mosfet de alta a tensão de 12v mas aparentemente não estava chaveando pois o mosfet de baixa estava zerado.
      Removi o mosfet e testei ele estava bom mas mesmo assim o troquei (fiz o mesmo com o de baixa).
      Como aparentemente ele não estava chaveando resolvi da uma olhada no datasheet do PWM, mas fiquei um pouco confuso.
      O PWM é um NCP81174 de até 4 fases, mas com a fase da memoria eram 5 no total.
      Ai que eu encontrei esse controlador buck no endereço U506 é um UP1542S. Ele é responsável pelo chaveamento dos mosfets das memorias (acredito eu não tenho muita experiencia nesse tipo de circuito)
      Analisando o datasheet dele eu vi que ele estava sendo alimentado corretamente +12v mas não tinha tensão no chip enable.
      Eu acredito que essa tensão possa ser gerada no PWM (me corrijam se eu estiver errado)
      Fiz a troca do chip buck por um compatível mas sem sucesso as tensões não voltaram.
      Gostaria de saber se alguém sabe como e onde essa tensão é gerada ou se ja passaram por esse tipo de defeito.

Agradeço desde já e me desculpem se fui ignorante em alguma parte, como eu disse eu não tenho muita experiencia neste tipo de circuito.

• By matheus.dsg
      Caros colegas irei desenvolver um projeto utilizando o Display Lcd Numérico 6 Digitos Transmissivo Gytn-2490, é um display de 7 segmentos porém tenho uma duvida sobre a interpretação do datasheet, gostaria de saber se (COM1, COM2, COM3, COM4) são GND e demais pinos pulsados em 3V ou ao contrario digo isso pois não achei nenhum conteúdo ou literatura sobre esse display. No datasheet menciona Viewing Mode: Positive Transmissive, porem ainda não compreendi onde é o positivo. vou deixar em anexo a folha de dados. Qualquer ajuda que me coloque no caminho dessa interpretação sera de grande ajuda.

Ao meu ver um exemplo GND no pino 15 (COM1) e 3v no pino 3, acenderia o segmento F do digito 1, porem como dito antes não sei quem é o comum se é 3v ou GND

• By infolopes
      E ai pessoal, alguém recomenda algum site que forneça o CI HA1397, no ML praticamente todos anúncios são da mesma pessoa e não me passou confiança, vou precisar das 2 saídas, se alguém tiver ou puder indicar um site eu agradeço imensamente...
    • By JOGOLIMPO
      Se alguem tiver pfv me envie, estou com problemas com a V1.0.41 quero Tentar volta para a V 1.0.36

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...