Jump to content
zecapoa

dúvida Alteração de um pedal de expressão passivo de guitarra

Rate this topic

Recommended Posts

Tenho uma pedaleira zoon g1 e fiz um pedal de expressão passivo com um potenciômetro de 500k b e funciona bem, mas descobri o componente sensor de efeito hall OH49E que seria mais vantajoso que o potenciômetro pois não existiria desgaste mecânico e uma melhor precisão, mas me deparei com um problema, a tensão que sai da pedaleira para o pot é de 3,2 v, quando o pot está todo aberto tenho uma saída de 3,2 v, quando fechado tenho 0 v, mas com o sensor o mínimo valor fica em 0,80 v e no máximo de 2,54 v e com essas tensões não consigo eficiência nos efeitos que exigem a expressão será que existe uma forma de ajustar esse componente nesse circuito, abaixo segue o circuito que já utilizo com o potenciômetro e está funcional, aguardo o auxilio dos membros do grupo e agradeço a atenção. 

pedal.jpg

Basicamente o que você precisará fazer é modelar a curva do pot (se for linear, provavelmente será uma curva do tipo a*x + b) e implementar esses ganhos usando OpAmp sobre a saída do sensor Hall.

Essa é uma das abordagens possíveis. Se quiser ir para algo mais "elaborado", você pode comprar um potenciômetro digital, fazer a leitura do valor de tensão do Hall e acionar digitalmente o pot em questão. Contudo, isso requererá um pot digital, um microcontrolador com pelo menos uma porta AD e saber programá-lo. Existe por aí muitos exemplos usando PIC e Arduino.

Qualquer duvidas, compartilhe conosco.

Abraço.

Pedal.thumb.jpg.bee630a0ee6eb9cb7e368e615132f15f.jpgVocê pode usar o esquema acima onde o OP AMP é rail to rail , ou seja excursiona de VCC à terra obtendo as tensões que você quer.

Só vai ter de calcular as resistências para obter o ganho e a excursão adequada.

Abaixo os links para os datasheets e local onde obter o amplificador operacional.

LMV3xx Low-Voltage Rail-to-Rail Output Operational Amplifiers

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

(corrigi o esquemático)

Edited by mariomendes77
Corrigir esquemático

Opa obrigado pela dica @mariomendes77 , vou atrás desse op pra fazer o circuito e ver como fica, agradeço muito tua atenção até!!

Edited by zecapoa

Oi boa tarde, desculpe a demora em atualizar o post mas estive muito ocupado nas semanas que passaram, acabei não utilizando

do amp op e adotei uma dica que um amigo meu tecnico me passou ao invés de utilizar os 3,2 v da saida do pedal, puxei 5 v de um regulador de própria placa para essa saida e ajustei os 3,2v no proprio sensor pelos imãs e para zerar a tensão q ficava em 0,8 v coloquei um diodo na saida q quase zera o valor, ainda está em teste mas a principio já funciona como eu queria, agradeço a atenção de todos um abraço até.

Edited by zecapoa

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By AdrielliLima
      Olá, bom dia/boa tarde/boa noite. Sou estudante do curso técnico em mecatrônica e estou encontrando alguns empecilhos no desenvolvimento do meu projeto de conclusão de curso. O projeto consiste numa lixeira seletiva automática e funcionaria da seguinte maneira*:
      Haveriam 4 sensores pelo lado de fora, o usuário iria aproximar o lixo (um por vez) nesses sensores e eles iriam identificar o material. Logo após a identificação, a portinha abriria e a pessoa jogaria o lixo (um por vez) dentro de uma espécie de caixinha (similar a um vagão de trem) que teria o fundo inclinado e uma barreira que impedisse que o lixo caísse. Depois, essa caixa iria se mover em direção ao reservatório correspondente ao lixo e a barreira abaixaria, permitindo que o caia dentro do reservatório.
      Estamos encontrando empecilhos nos seguintes tópicos: 
      -Como vocês sabem, o Brasil é um país que infelizmente não é muito consciente em relação a reciclagem de materiais. Em um cenário possível, uma determinada pessoa poderia simplesmente jogar dois materiais ao mesmo tempo, não respeitando a regra de um por vez. 
      -Outro empecilho, é em questão a materiais relativamente leves, no caso do papel. Caso o papel esteja engordurado ou molhado, ele poderia facilmente parar no meio da rampa da caixa e não cair dentro do reservatório.

Acham viável investir nesse projeto, ou recomendam que eu troque de ideia? Caso concordem com o primeiro caso, teriam alguma sugestão de melhoria? 

Agradeço desde já a ajuda 🙂 😘
    • By jorginhoo
      Ola poderiam me dizer uma coisa: Meu nobreak ele é 24v.
      Meu nobreak tem 2 baterias internas de 12 volts de 7 amperes cada.
      Eu posso usar ele para carregar uma bateria de 6v e 4a? ou seja qqer bateria ate 12volts?
      Ou ele só funciona com 2 baterias de 12 volts?

Grato!!

• By Silvia Moraes San Pedro
      Posso usar uma caixa da sony Ss-b 3900 em um som sony LBT A20??
    • By AndreVNBS
      Sobre compra de CI de BIOS, 

Boa tarde/dia/noite amigos do melhor fórum brasileiro de Eletrônica,

Estou me formando em Técnico em Eletrônica e também iniciando na área de reparo em notebooks e desktops, e um dos defeitos mais comuns que eu tenho me deparado nessa caminhada está relacionado à BIOS, as vezes o arquivo corrompido ou alterado, e em outras vezes defeitos no próprio CI mesmo. 

Já realizei reparos utilizando CI's de BIOS de "sucata" (ainda acho esse termo meio pesado) e regravando na Programadora EEPROM (na nossa famosa e querida CH341A) e obtive sucesso, mas decidi estar preparado, e gostaria de saber dos mais experientes um caminho razoável para compra de Ci's de BIOS para reposição.

Visto que há compatibilidade entre os CI de BIOS respeitando-se o tamanho da memória (32,64,128Mbit) podendo ser utilizada também uma BIOS com maior capacidade de armazenamento que a original e a tensão de alimentação (1.8v,3.3v) 

Eu estou pensando em comprar pelo AliExpress, mas optando por alguma marca mais conhecida como a 'Winbond', citarei abaixo links que eu pesquisei e até então considerei razoáveis (se ajudarem alguém que também está na mesma busca, já valeu ✌️)

Links : 

Winbond 25q64JVSIQ  :  

Winbond 25Q64BVSIG :

Winbond 25Q128FVSG (1pç) :  

Winbond 25Q128fvssig :  
      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

(Eu ainda não conheço a diferença entre JVSIQ, BVSIG e afins, sei que é uma dúvida bem basiquinha, mas tá valendo também.... Tá né )

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...