Jump to content

dúvida Alteração de um pedal de expressão passivo de guitarra

Rate this topic


zecapoa
 Share

Recommended Posts

Tenho uma pedaleira zoon g1 e fiz um pedal de expressão passivo com um potenciômetro de 500k b e funciona bem, mas descobri o componente sensor de efeito hall OH49E que seria mais vantajoso que o potenciômetro pois não existiria desgaste mecânico e uma melhor precisão, mas me deparei com um problema, a tensão que sai da pedaleira para o pot é de 3,2 v, quando o pot está todo aberto tenho uma saída de 3,2 v, quando fechado tenho 0 v, mas com o sensor o mínimo valor fica em 0,80 v e no máximo de 2,54 v e com essas tensões não consigo eficiência nos efeitos que exigem a expressão será que existe uma forma de ajustar esse componente nesse circuito, abaixo segue o circuito que já utilizo com o potenciômetro e está funcional, aguardo o auxilio dos membros do grupo e agradeço a atenção. 

pedal.jpg

Link to comment
Share on other sites

Basicamente o que você precisará fazer é modelar a curva do pot (se for linear, provavelmente será uma curva do tipo a*x + b) e implementar esses ganhos usando OpAmp sobre a saída do sensor Hall.

 

Essa é uma das abordagens possíveis. Se quiser ir para algo mais "elaborado", você pode comprar um potenciômetro digital, fazer a leitura do valor de tensão do Hall e acionar digitalmente o pot em questão. Contudo, isso requererá um pot digital, um microcontrolador com pelo menos uma porta AD e saber programá-lo. Existe por aí muitos exemplos usando PIC e Arduino.

 

Qualquer duvidas, compartilhe conosco.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Pedal.thumb.jpg.bee630a0ee6eb9cb7e368e615132f15f.jpgVocê pode usar o esquema acima onde o OP AMP é rail to rail , ou seja excursiona de VCC à terra obtendo as tensões que você quer.

Só vai ter de calcular as resistências para obter o ganho e a excursão adequada.

Abaixo os links para os datasheets e local onde obter o amplificador operacional.

 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

LMV3xx Low-Voltage Rail-to-Rail Output Operational Amplifiers


 

(corrigi o esquemático)

 

 

 

  

Edited by mariomendes77
Corrigir esquemático
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Oi boa tarde, desculpe a demora em atualizar o post mas estive muito ocupado nas semanas que passaram, acabei não utilizando

do amp op e adotei uma dica que um amigo meu tecnico me passou ao invés de utilizar os 3,2 v da saida do pedal, puxei 5 v de um regulador de própria placa para essa saida e ajustei os 3,2v no proprio sensor pelos imãs e para zerar a tensão q ficava em 0,8 v coloquei um diodo na saida q quase zera o valor, ainda está em teste mas a principio já funciona como eu queria, agradeço a atenção de todos um abraço até.

Edited by zecapoa
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...