Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Alteração de um pedal de expressão passivo de guitarra

Featured Replies

Postado

Tenho uma pedaleira zoon g1 e fiz um pedal de expressão passivo com um potenciômetro de 500k b e funciona bem, mas descobri o componente sensor de efeito hall OH49E que seria mais vantajoso que o potenciômetro pois não existiria desgaste mecânico e uma melhor precisão, mas me deparei com um problema, a tensão que sai da pedaleira para o pot é de 3,2 v, quando o pot está todo aberto tenho uma saída de 3,2 v, quando fechado tenho 0 v, mas com o sensor o mínimo valor fica em 0,80 v e no máximo de 2,54 v e com essas tensões não consigo eficiência nos efeitos que exigem a expressão será que existe uma forma de ajustar esse componente nesse circuito, abaixo segue o circuito que já utilizo com o potenciômetro e está funcional, aguardo o auxilio dos membros do grupo e agradeço a atenção. 

pedal.jpg

Postado

Basicamente o que você precisará fazer é modelar a curva do pot (se for linear, provavelmente será uma curva do tipo a*x + b) e implementar esses ganhos usando OpAmp sobre a saída do sensor Hall.

Essa é uma das abordagens possíveis. Se quiser ir para algo mais "elaborado", você pode comprar um potenciômetro digital, fazer a leitura do valor de tensão do Hall e acionar digitalmente o pot em questão. Contudo, isso requererá um pot digital, um microcontrolador com pelo menos uma porta AD e saber programá-lo. Existe por aí muitos exemplos usando PIC e Arduino.

Qualquer duvidas, compartilhe conosco.

Abraço.

Postado

Pedal.thumb.jpg.bee630a0ee6eb9cb7e368e615132f15f.jpgVocê pode usar o esquema acima onde o OP AMP é rail to rail , ou seja excursiona de VCC à terra obtendo as tensões que você quer.

Só vai ter de calcular as resistências para obter o ganho e a excursão adequada.

Abaixo os links para os datasheets e local onde obter o amplificador operacional.

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

LMV3xx Low-Voltage Rail-to-Rail Output Operational Amplifiers

(corrigi o esquemático)

Editado: por mariomendes77
Corrigir esquemático

Postado
  • Autor

Opa obrigado pela dica @mariomendes77 , vou atrás desse op pra fazer o circuito e ver como fica, agradeço muito tua atenção até!!

Editado: por zecapoa

Postado

Tenta inicialmente :

R1= R2 - 10K Ohm

R3 - 3K3 Ohm

Variando R3 você varia o ganho.

Postado
  • Autor

Oi boa tarde @mariomendes77 estou aguardando o LMV321m5x que comprei no Shopee, assim que receber inicio os testes!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Oi boa tarde, desculpe a demora em atualizar o post mas estive muito ocupado nas semanas que passaram, acabei não utilizando

do amp op e adotei uma dica que um amigo meu tecnico me passou ao invés de utilizar os 3,2 v da saida do pedal, puxei 5 v de um regulador de própria placa para essa saida e ajustei os 3,2v no proprio sensor pelos imãs e para zerar a tensão q ficava em 0,8 v coloquei um diodo na saida q quase zera o valor, ainda está em teste mas a principio já funciona como eu queria, agradeço a atenção de todos um abraço até.

Editado: por zecapoa

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.