Postado 17 de Janeiro de 2021 5 anos Tenho uma pedaleira zoon g1 e fiz um pedal de expressão passivo com um potenciômetro de 500k b e funciona bem, mas descobri o componente sensor de efeito hall OH49E que seria mais vantajoso que o potenciômetro pois não existiria desgaste mecânico e uma melhor precisão, mas me deparei com um problema, a tensão que sai da pedaleira para o pot é de 3,2 v, quando o pot está todo aberto tenho uma saída de 3,2 v, quando fechado tenho 0 v, mas com o sensor o mínimo valor fica em 0,80 v e no máximo de 2,54 v e com essas tensões não consigo eficiência nos efeitos que exigem a expressão será que existe uma forma de ajustar esse componente nesse circuito, abaixo segue o circuito que já utilizo com o potenciômetro e está funcional, aguardo o auxilio dos membros do grupo e agradeço a atenção.
Postado 17 de Janeiro de 2021 5 anos Basicamente o que você precisará fazer é modelar a curva do pot (se for linear, provavelmente será uma curva do tipo a*x + b) e implementar esses ganhos usando OpAmp sobre a saída do sensor Hall. Essa é uma das abordagens possíveis. Se quiser ir para algo mais "elaborado", você pode comprar um potenciômetro digital, fazer a leitura do valor de tensão do Hall e acionar digitalmente o pot em questão. Contudo, isso requererá um pot digital, um microcontrolador com pelo menos uma porta AD e saber programá-lo. Existe por aí muitos exemplos usando PIC e Arduino. Qualquer duvidas, compartilhe conosco. Abraço.
Postado 17 de Janeiro de 2021 5 anos Você pode usar o esquema acima onde o OP AMP é rail to rail , ou seja excursiona de VCC à terra obtendo as tensões que você quer. Só vai ter de calcular as resistências para obter o ganho e a excursão adequada. Abaixo os links para os datasheets e local onde obter o amplificador operacional. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. LMV3xx Low-Voltage Rail-to-Rail Output Operational Amplifiers (corrigi o esquemático) Editado: 18 de Janeiro de 2021 5 anos por mariomendes77 Corrigir esquemático
Postado 18 de Janeiro de 2021 5 anos Autor Opa obrigado pela dica @mariomendes77 , vou atrás desse op pra fazer o circuito e ver como fica, agradeço muito tua atenção até!! Editado: 18 de Janeiro de 2021 5 anos por zecapoa
Postado 18 de Janeiro de 2021 5 anos Autor Agradeço pela informação @pedrorosasb vou atrás desse material!
Postado 19 de Janeiro de 2021 5 anos Tenta inicialmente : R1= R2 - 10K Ohm R3 - 3K3 Ohm Variando R3 você varia o ganho.
Postado 19 de Janeiro de 2021 5 anos Autor Oi boa tarde @mariomendes77 estou aguardando o LMV321m5x que comprei no Shopee, assim que receber inicio os testes!
Postado 8 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Oi boa tarde, desculpe a demora em atualizar o post mas estive muito ocupado nas semanas que passaram, acabei não utilizando do amp op e adotei uma dica que um amigo meu tecnico me passou ao invés de utilizar os 3,2 v da saida do pedal, puxei 5 v de um regulador de própria placa para essa saida e ajustei os 3,2v no proprio sensor pelos imãs e para zerar a tensão q ficava em 0,8 v coloquei um diodo na saida q quase zera o valor, ainda está em teste mas a principio já funciona como eu queria, agradeço a atenção de todos um abraço até. Editado: 8 de Fevereiro de 2021 5 anos por zecapoa
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.