Postado 4 de Abril de 2014 12 anos Como eu já havia dito que iria fazer algumas ferramentas pra facilitar. Segue na foto uma delas. A quantidade de componentes que retirei em segundos sem destruir as tinhas foi muito boa. Vai ser aprimorada de tubo circular para tubo quadrado, se der, mas mesmo nesse formato já agradou
Postado 4 de Abril de 2014 12 anos Poderia detalhar mais a ferramenta, pelo que entendi o tubo de cobre vai na cerâmica da estação é isso mesmo?
Postado 4 de Abril de 2014 12 anos Autor Sim, o tubo de cobre de 1/4 diam. ext. e ~ 4mm de diametro interno e 6mm de compr. na ponta, pode ser menor para melhorar as temperaturas, é rebaixado para entrar no tubo do ferro de solda da estação. Depois de aquecido, e aquece rapido, ~aprop. 270 gr já pode ser estanhado. Depois só enfiar em todos os componente q ele entrar, mexer para direita e esquerda no lado da solda q já sai. Os cis maiores , vc gira em cima 180 gr direita e esquerda rapidamente, bastante solda que sai facil. Esse esse componentes maiores demoraram, um pouco mais, mas se usar solda baixa fusão deve sair rapído. Eu só usei solda comum, to sem solda baixa fusão. Vou rebater o tubo até que fique quadrado, vai ficar melhor ainda, inclusive para uns componentes um pouco maiores. Quando for quadrado é só da uma torcão no ferro. Falta fazer a de tirar cis, 2 lados e 4 lados, já tenho a chapa de cobre ,mas isso já sera uma outra etapa mais trabalhosa.
Postado 5 de Abril de 2014 12 anos acho q se vc fizer um videozinho pra gente entender melhor como funcionar ficaria mais facil !
Postado 5 de Abril de 2014 12 anos Resultado muito legal, mais não entendi o processo... Ele apenas fez uma ferramenta de extração semelhante à uma grande pinça aquecida só que com área maior, ou seja ele faz contato com a maioria das pernas do componente e ele solta facilmente, parece um soprador de ar quente, só que não
Postado 5 de Abril de 2014 12 anos Autor Não tem muito segredo, é uma ponta oca de tubo de cobre com ~ 6mm de diametro externo e 4 mm de diâmetro interno. Todos os componentes com 4 mm de diâmetro, saem quase instantaneamente, componentes menores, como por exemplo transistores, capacitores é só escorrer a ponta para os lados da soldagem que soltam facilmente. Cis com diâmetro de 0,6 cm por exemplo, vc coloca a ponta em cima e faz um movimento tipo pendulo de sino em cima rapidamente direita/esquerda, com bastante solda nos terminais que logo ele sai. Cis maiores já ficam mais difícil, de retirar. Ela quadrada vai ficar melhor, mas não sei se da pra colocar ela quadrada rebatendo. É fácil fazer, cobre é macio , corta fácil, esmerilha fácil. Eu uns tempos atrás fui treinar a retirada de capacitores pequenos com ferro de solda e ponta agulha, achei muito demorado, mas com essa ponta foi muito rápido. Em alguns lugares ela certamente não vai entrar, mas da pra colocar um tubo capilar dentro e diminuir o diâmetro pra acessar componente pequenos em lugares difíceis, seguindo o mesmo principio. Aqui as coisas são muito difíceis de se conseguir. Chapa de 0,8 mm de espessura, comprei na casas da boia em Sampa, ainda me enviou um pedaço de tubo 1/4 com 50cm de comprimento(brinde) , a chapa com 60 cm acho que por 30 cm com sedex ficou em 114,00. Pelo beneficio q espero ter; e dar certo; fui preço justíssimo. Eu to sem câmera de vídeo, mas podem fazer e testar que é bem fácil. Agora tem a segunda jornada , a de fazer uma ponta pra acoplar chapas quadras para retirar cis de ~2 x 2 cm com soldagem dos 4 lados com muita facilidade. Essa sera outra novela até ficar pronta. Diâmetro da cabeça do parafuso, espessura da cabeça, se o aperto vai ser suficiente sem fazer a plaquinha rodar etc...... Mas acho que vale a pena, sera um uma ferramenta pra sempre que precisar.
Postado 14 de Abril de 2014 12 anos Autor Nas andanças de pesquisas encontrei essas avaliações sobre estações/ resistências genéricas(clones) x originais em forum gringo. Tem até um esquema da hakko 936, com pcb já pronta. Hakko é complicada, se der defeito no ci nec upc 1701, só importando , por aqui não tem. Estações de fáceis reparo, são as gerenéicas, hikary , toyo , weller, isso nos modelos mais simples. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 17 de Abril de 2014 12 anos Autor Eu não entendi a sua pergunta. De qual conector vc se refere?.
Postado 25 de Maio de 2014 11 anos muito interessante a ideia, mais fico com meu soprador, acho eficiente...
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.