Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chumbo, solda e saúde dos técnicos

Avalie este tópico:

Julio Cesar Gonzales

Posts em destaque

Pessoal, não sabia onde postar essa mensagem, arrisquei colocar aqui mesmo, espero que seja útil em algo.

Não sei se vocês sabem, mas estão refilmando a cultuada série criada por Carl Sagan chamada Cosmos, quem não conhece eu mais do que recomendo assistir.

No episódio dessa semana (20/04/14) foi contada uma incrível história que, explicando de forma resumida, fala sobre como o chumbo é um verdadeiro veneno para o nosso organismo.

Eu já tinha uma certa preocupação sobre o assunto, mas sinceramente não conseguia levar a sério, ninguém fala a respeito. Eu até perguntei pra alguns professores, mas eles também não levam muito a sério não.

Só que, assistam ao episódio em questão, não tem como não ficar com uma pulga atrás da orelha, afinal se trata de nossa saúde e precaver nunca é demais.

Bom, sabemos que o maior motivo da causa dos reflow/reballing é por causa da solda utilizada na confecção das placas de eletrônicos, pois na Europa e EUA o uso de chumbo foi banido, não apenas em soldas, assim como vários outros produtos industrializados que usavam tal metal. Sendo assim, a solda utilizada por lá é feita de uma liga sem chumbo. (Mesmo não sendo fabricado lá, é claro)

Acredito que assim como eu, a maioria aqui usa estanho ou esferas de BGA com chumbo (Leaded), então é aqui onde eu gostaria da opinião principalmente dos mais velhos, aqueles mesmo que dizem que estão no ramo há 15-20 anos.

Vocês se preocupam com isso? Já consultaram algum médico e falaram a respeito? Tomam alguma precaução?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza um dos maiores problemas aos técnicos de eletrônico é o chumbo, não existe com trabalhar com solda e não correr este risco , porém os perigos relacionados ao chumbo vão desde a aspiração de vapores e também ao manuseio, para quem não sabe o mesmo e cumulativo e cancerígeno, ou seja, é muito importante manter nosso local de trabalho com muita circulação de ar, utilizar exaustores e evitar aspirar qualquer tipo de fumaça vinda de procedimentos de reparo.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

O ponto de ebulição do chumbo é aproximadamente 1700ºC então, quanto a vapor não é necessário esta preocupação.

A questão de proibirem o chumbo nas soldas é porque os aparelhos quando descartados impropriamente, contaminham o solo, rios... etc. Levando em consideração o tanto de aparelhos descartados impropriamente na natureza desde 1950(com a popularização da TV), já há um envenenamento que estamos em contato indiretamente inclusive por alimentos.

Eu tenho muito mais cuidado com ESD do que com a contaminação por chumbo.

Link para o comentário

O ponto de ebulição do chumbo é aproximadamente 1700ºC então, quanto a vapor não é necessário esta preocupação.

A questão de proibirem o chumbo nas soldas é porque os aparelhos quando descartados impropriamente, contaminham o solo, rios... etc. Levando em consideração o tanto de aparelhos descartados impropriamente na natureza desde 1950(com a popularização da TV), já há um envenenamento que estamos em contato indiretamente inclusive por alimentos.

Eu tenho muito mais cuidado com ESD do que com a contaminação por chumbo.

é isso ai !

é muita ladainha que o pessoal diz referente ao chumbo é melhor se preocupar mais com a fumaça do fluxo do que com o chumbo rsrs

e para ser exato o ponto e ebulição do chumbo é 1.750 °C ou seja so podemos se preocupar com o chumbo se chegar essa temperatura rsrs de curioso fui ver e meu soprador nao passar de 500º DROGA rsrsrs então estou bem longe de me preocupar com o mesmo rs

Link para o comentário

é muita ladainha que o pessoal diz referente ao chumbo é melhor se preocupar mais com a fumaça do fluxo do que com o chumbo rsrs

Eu entendo quando fala isto, mas nem isto é muita preocupação pois os gases do fluxo ainda não foi provado que tem níveis preocupantes de toxicidade - claro, mas ao longo dos anos nunca se sabe.

Com relação ao chumbo, me lembro de um tempo atrás sobre várias pessoas fazendo movimentos pela internet assinando petições e outras viadagens mais... a campanha era mas ou menos: Não compre produtos chineses, pois eles são baratos porque os 'pobres' chineses trabalham como escravos, não têm direito a nada e você está ajudando os grandes empresários neste massacre!

Cara, eu fico pensando como as pessoas são manipuladas facilmente. O que mais me irrita, é que pessoas que apoiavam esta campanha até se emocionavam fazendo esta merd*** - eles estavam tão preocupados com os pobres chineses que nem se deram conta que aqui no Brasil existem milhões de pessoas em situação muito pior. Para mim, se eles são tão bons samaritanos mesmo, então que fizessem esta fresqura toda mas sobre brasileiros e também, que não fizessem só barulho e porcaria, que fizessem movimentos em massa para apoiar os brasileiros que sofrem este tipo de massacre - mas estamos no Brasil, aqui, se juntam um monte de pessoas que só sabem reclamar, se passarem por coitadinhos... etc, mas na hora de agir, aí um tem que ir no médico, outro está com dor de barriga... etc. Aqui começamos um movimento sindical, tinha mais de 200 pessoas, quando o prefeito ameaçou botar todo mundo pra fora, só restaram uns 30 a 40 no movimento(fomos pra fora, mas em dois meses a justiça do trabalho obrigou a prefeitura a convocar todos e ainda por cima a absorver no quadro de funcionários os que foram demitidos)

Uma coisa que aprendi é : o mundo é movido por ações e não palavras (e os grandes empreendedores e administradores sabem disto).

O que isto tudo tem a ver com o chumbo: no caso dos chineses, aposto como foi o medo das importações que fizeram com que alguns espalhassem esta ideia para tentar barrar as compras. Este papo de chumbo aí, provavelmente é um conjunto de empresas que vendem solda lead-free e estão falindo, então a solução é manipular as pessoas para que elas(as empresas) comecem a vender mais.

Se formos levar ao pé da letra e evitar tudo o que faz mal, simplesmente é melhor morrer logo. Cuidados temos que ter, mas se tivermos cuidados demais sobre algo, normalmente acabamos por adoecer daquilo - vejam as pessoas que vivem doentes... pode estudar elas, elas estão o tempo todo preocupadas com doenças, vejam as que mesmo com alguma doença exibem uma saúde de ferro - elas não estão nem aí pra doenças, o que elas querem é saúde!

Se você que tá lendo isto tem alguma doença e ela lhe incomoda o tempo todo, eu aposto como você passa a maior parte do tempo pensando nela - quando está fazendo algo que distrai a cabeça, não sente nada.

Então pessoal, é melhor terem cuidado com os pensamentos e principalmente sentimentos que dominam suas mentes - eles podem se tornar realidade.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...