Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell inspiron 15 7559 daam9amb8d0 - Sem VCore

Avalie este tópico:


lucaspolli

Posts em destaque

senhores, estou com esse dell, inicialmente veio com o PU14 queimado, troquei, agora a placa starta porem sem vcore, as PLs, 2, 3, 4, 5 e 6 estao zeradas, nao encontrei curto, ja regravei as duas BIOS, o PU4 aparentemente nao esta mandando sinal no pad 5 e pad 8, ja troquei ele e tb sem sucesso, alguém tem alguma luz? desconfio do PU8 porem nao tenho outro..

Editado: por lucaspolli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaspolli Esse sinal IMVP_VR_ON vem do SIO, deveria ser 3.3V, estranho estar com 4.8V...

 

Está chegando 19V no pino 4 dos transistores PQ5, PQ7 e PQ8?

 

Você tem osciloscópio? se tiver verifique se tem sinal PWM mesmo que brevemente no pino 2 dos drivers PU2, PU3, e PU4.

 

Você tem a tensão +VCCSA na PL1?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, adrianopluz said:

@lucaspolli Esse sinal IMVP_VR_ON vem do SIO, deveria ser 3.3V, estranho estar com 4.8V...

 

Está chegando 19V no pino 4 dos transistores PQ5, PQ7 e PQ8?

 

Você tem osciloscópio? se tiver verifique se tem sinal PWM mesmo que brevemente no pino 2 dos drivers PU2, PU3, e PU4.

 

Você tem a tensão +VCCSA na PL1?

correção: 

Pino 43 do PU8 IMVP_VR_ON 3V. ---> 3,3V

 

Está chegando 19V no pino 4 dos transistores PQ5, PQ7 e PQ8? --> Sim

 

 sinal PWM mesmo que brevemente no pino 2 dos drivers PU2, PU3, e PU4. --> tenho 2v porem sem pulso, valor estático, po isso desconfio do PU8

 

Você tem a tensão +VCCSA na PL1? --> sim

Editado: por lucaspolli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutes ago, adrianopluz said:

@lucaspolli Esse circuito do Vcore é bem complexo mesmo, o PWM tem 3 níveis, Low, Mid e Hi, por algum motivo ele está travado no Mid.

 

Chegou a verificar se tem comunicação nos pinos 40, 41 e 42 do PU8?

 

2134642272_2021-11-2318_42_40-Window.thumb.png.cf34c22af58d954b24f053d4773bed5c.png

 

ja fiz tantas medições que nem lembro mais.. rsrsrs creio que sim, mas vejo amanha e posto resultado.. obrigado por enquanto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, adrianopluz said:

@lucaspolli Esse circuito do Vcore é bem complexo mesmo, o PWM tem 3 níveis, Low, Mid e Hi, por algum motivo ele está travado no Mid.

 

Chegou a verificar se tem comunicação nos pinos 40, 41 e 42 do PU8?

 

2134642272_2021-11-2318_42_40-Window.thumb.png.cf34c22af58d954b24f053d4773bed5c.png

 

 

pad 40: 0,98v

pad 41: 0,07V

pad 42: 0,98v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutes ago, adrianopluz said:

@lucaspolli Não querendo ser pessimista, mas quando o ALERT# fica travado em nível baixo é por que o processador não está se comunicando com o controlador (PU8), como você falou que inicialmente o PU14 estava com defeito, há possibilidade de ter danificado o processador.

vou trocar o PU8 por desencargo, mesmo achando nao ser ele o problema, ja comprei estou esperando chegar, o PU14 estava carbonizado, tive que reconstruir trilhas tb, mas não acho que o curto tenha chegado ao processador, ao menos tenho esperança que nao.. rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adrianopluz encontrei o problema, PU9 tb estava queimado, troquei e agora sobe todas as tensoes, porem ainda sem video, a placa liga, corrente vai a 1,2A em media, tenho todas as tensoes, fica ligada alguns segundos, uns 15 + ou - o R118 queima mesmo sem a tela, o PQ41 esquenta, da um clec e desarma

Editado: por lucaspolli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaspolli Opa, interessante!

 

O R118 tem a função de descarregar a tensão remanescente nos capacitores da linha +LED_BL, ele só deveria ser acionado quando o note é desligado ou entra em espera, etc, então você deve verificar se ao ligar, a tensão RUN_ON# vai a nível baixo, caso positivo então é provável que Q8 esteja em curto.

 

Acredito que o aquecimento do PQ41 seja por consumo excessivo em alguma das tensões, tente verificar se o processador ou outro CI está apresentando um aquecimento fora do normal.

 

Também seria interessante voltar a BIOS para a versão que estava nele antes, como você relatou que fez a gravação para teste.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, adrianopluz said:

@lucaspolli Opa, interessante!

 

O R118 tem a função de descarregar a tensão remanescente nos capacitores da linha +LED_BL, ele só deveria ser acionado quando o note é desligado ou entra em espera, etc, então você deve verificar se ao ligar, a tensão RUN_ON# vai a nível baixo, caso positivo então é provável que Q8 esteja em curto.

 

Acredito que o aquecimento do PQ41 seja por consumo excessivo em alguma das tensões, tente verificar se o processador ou outro CI está apresentando um aquecimento fora do normal.

 

Também seria interessante voltar a BIOS para a versão que estava nele antes, como você relatou que fez a gravação para teste.

 

Ja havia trocado o Q8 para teste, ele esta funcionando normalmente, a BIOS ja esta com a original, qdo nao deu resultado a gravação eu ja voltei o arquivo original, creio que o problema agora seja o processador mesmo, pois esta esquentando a ponto de queimar o dedo, vou fazer mais uns testes na segunda, ainda nao desisti dessa plaquinha.. srsrsr 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reparo acabou se tornando inviável, a cada área reparada novas com problema iam surgindo, ci de rede e circuito tb estava carbonizado, apos reparo, o pwm de memorias da gpu deu defeito, enfim, acabou se tornando oneroso demais, o tempo gasto nao compensa, acabei dando por sem conserto e devolvendo ao cliente.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 29/11/2021 às 11:29, lucaspolli disse:

reparo acabou se tornando inviável, a cada área reparada novas com problema iam surgindo, ci de rede e circuito tb estava carbonizado, apos reparo, o pwm de memorias da gpu deu defeito, enfim, acabou se tornando oneroso demais, o tempo gasto nao compensa, acabei dando por sem conserto e devolvendo ao cliente.

Oi Lucas tudo bom? lendo seus comentários aqui na pagina, me chamou atenção.

Você concerta esse modelo de placa correto? pergunto porque estou com problema em minha placa de um Dell 7559 e gostaria de ter uma base de quanto gastaria para arruma-la.  a GPU dedicada parou de funcionar e a bateria drena lentamente, mesmo com o pc desligado. Isso ocorreu após cair agua e infiltrar sobre a placa.

Eu até levei em uma assistência conhecida aqui em Sp , o valor para um possível concerto ficou quase o mesmo de eu importar uma placa nova.  

 

No topico ''Dell inspiron 15 7559 daam9amb8d0 - Sem VCore'', vi que você falava sobre essa placa, e fiquei com uma duvida, quanto ficaria este concerto em questão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...