Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Prezados, adquiri um nobreak da force line 1200va para manter uma cnc router em caso de falta de energia, só mesmo para que eu possa levar os eixos para o ZERO e desligar a máquina. Onde opero a CNC costuma faltar muita luz e já tive vários problemas com a usinagem devido a luz apagar. Comprei esse nobreak com a esperança da cnc não desligar no caso de falta de energia, porém o nobreak tem desligado sozinho durante a usinagem. Ele do nada desliga, mesmo com energia da concessionária e fica com o led piscando branco. No manual não tem nada sobre o led piscar branco. Não dá nenhum apito e só liga se retirar da tomada. Eu acho que seja desligamento por sobrecarga, até instalei um cooler nele pra ver se melhorava, ele fica frio porém continua desligando. Teria como desativar esse desligamento por sobrecarga ou alguma coisa a se fazer para evitar esses desligamentos? Visto que isso tem acontecido mesmo com energia da concessionaria. Obrigado.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos qual a potência consumida pelo CNC? Utiliza que tipo de motores?
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Led piscando indica sobre carga. Se não me engano o fator de potencia é 0,3 , ou seja 360w
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 3 minutos atrás, JAROD disse: qual a potência consumida pelo CNC? Utiliza que tipo de motores? Eu uso 4 motores NEMA 23, um spindle de 500w, o pc e o monitor. A potencia exata eu não sei. Terei que medir a corrente total durante a fresagem. Eu acho que seja sobrecarga pq o nobreak desliga principalmente qdo está fresando uma madeira mais dura com fresas mais largas, que demanda muita potencia.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 3 minutos atrás, joao lima RV disse: Led piscando indica sobre carga. Se não me engano o fator de potencia é 0,3 , ou seja 360w Se for isso, só o spindle já bate essa potencia.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor Será que tem como desabilitar isso quando o nobreak estiver conectado na rede elétrica? Pq com falta de energia, o tempo que a cnc ficará ligada será muito pouco.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Desabilitar não, mas poderia mascarar a medida (NÃO aconselhável). Existe um resistor de 5w (0R33 ou 0R22) cuja a queda de tensão nele é medida a corrente Ac. Poderia colocar um outro em paralelo para diminuir a valor. O ideal seria verificar a potencia consumida e tipo de motores como o @JAROD mencionou e comprar um equipamento mais adequado para a sua necessidade , lembrando que um no break deve trabalhar no maximo com 80% de carga
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 1 hora atrás, joao lima RV disse: Desabilitar não, mas poderia mascarar a medida (NÃO aconselhável). Existe um resistor de 5w (0R33 ou 0R22) cuja a queda de tensão nele é medida a corrente Ac. Poderia colocar um outro em paralelo para diminuir a valor. O ideal seria verificar a potencia consumida e tipo de motores como o @JAROD mencionou e comprar um equipamento mais adequado para a sua necessidade , lembrando que um no break deve trabalhar no maximo com 80% de carga A potencia de saída quando conectado na rede elétrica, não passa só por um relé? No caso o rele que retira a rede eletrica da saida quando o inversor está atuando. Se for, eu poderia colocar um rele mais parrudo e redimensionar a parte que a corrente circula quando alimentado pela concessionaria. Mas não sei se é viável e nem se tem como. rs
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Teu nobreak é 220/220?... na realidade não passa apenas pelo relé, mas pelo enrolamento do transformador. Quando existe uma queda de tensão na rede, o nobreak chaveia taps do transformador.... como o @joao lima RV mencionou acima, é aconselhável adquirir um nobreak compatível com o consumo do equipamento, lembrando que deve haver uma folga de 20%. Editado: 8 de Dezembro de 2022 3 anos por JAROD acrescentar dados
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Um rele é apenas um componente passivo , ele so faz o que mandam fazer. No seu caso é o processador que determina a potencia consumida. Quantos reles tem o equipamento ?
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor @joao lima RV 7 minutos atrás, joao lima RV disse: Um rele é apenas um componente passivo , ele so faz o que mandam fazer. No seu caso é o processador que determina a potencia consumida. Quantos reles tem o equipamento ? Tem 5 relés. Eu entendi. Mas minha intenção é inibir a atuação por sobrecarga e redimensionar o caminho da entrada até a saída estando o nobreak ligado na rede elétrica.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos Autor Pq quando faltar luz. Eu irei parar tudo. Caindo muito o consumo e não havendo risco de sobrecarregar o inversor. O nobreak vai ser pra eu levar os eixos pro zero e desligar a máquina. Assim não perco os parâmetros da usinagem.
Postado 7 de Dezembro de 2022 3 anos 5 reles implica que ele tem um estabilizador e usa o transformador para estabilização, NÃO faça a modificação sugerida em #7, pois o transformador vai queimar . Encontre um outra aplicação para o no break
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos 13 horas atrás, ToniLopes78 disse: Pq quando faltar luz. Eu irei parar tudo. Caindo muito o consumo e não havendo risco de sobrecarregar o inversor. O nobreak vai ser pra eu levar os eixos pro zero e desligar a máquina. Assim não perco os parâmetros da usinagem. Quando faltar luz o nobreak irá chavear para o inversor e muito provavelmente os mosfets irão queimar.
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 11 minutos atrás, JAROD disse: Quando faltar luz o nobreak irá chavear para o inversor e muito provavelmente os mosfets irão queimar. É. Tô vendo que chorei nessa. Rsrs Agradeço a todos pela ajuda.
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Da para fazer uma alteração, verifique se o esquema é este Se não for, na etiqueta tem um numero com 3 dígitos, como tambem na placa tem uma etiqueta com um mumero que começa com 106..... A ideia é fazer que ele alimente a carga direto da rede e so utilizar o no break quando faltar energia
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos A ideia seria ligar comum do rele de saida , nas tomadas, a rede no NF e a saida do no break no NA. A energização da bobina no rele de saida seria junto com o de entrada (rede/inversor) Teríamos só que ver se ele tem o battery save. Com rede ligada e sem carga veja se ele desliga
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Esqueci de mencionar, a desvantagem desta modificação é que teras tensão na saida mesmo com o no break desligado
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 1 hora atrás, joao lima RV disse: Da para fazer uma alteração, verifique se o esquema é este Se não for, na etiqueta tem um numero com 3 dígitos, como tambem na placa tem uma etiqueta com um mumero que começa com 106..... A ideia é fazer que ele alimente a carga direto da rede e so utilizar o no break quando faltar energia Eu não tenho o esquema dele. A numeração na etiqueta é 1060100136.
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 1 hora atrás, joao lima RV disse: A ideia seria ligar comum do rele de saida , nas tomadas, a rede no NF e a saida do no break no NA. A energização da bobina no rele de saida seria junto com o de entrada (rede/inversor) Teríamos só que ver se ele tem o battery save. Com rede ligada e sem carga veja se ele desliga Ele tem battery sabe sim. Teria que manter uma carga direto nele, pra não desligar.
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 1 hora atrás, joao lima RV disse: Esqueci de mencionar, a desvantagem desta modificação é que teras tensão na saida mesmo com o no break desligado Esse é o menor dos problemas. Até pq quando acabo de operar, eu sempre tiro da tomada. E em último caso, coloco um interruptor que suporte a corrente de trabalho e resolvo isso.
Postado 8 de Dezembro de 2022 3 anos Voce deixou sem carga e ligado na rede ? Ele desligou apos alguns minutos? Pelo numero da placa não consegui o esquema , Qual numero (3 digitos) esta na etiqueta ?
Postado 9 de Dezembro de 2022 3 anos Autor 22 horas atrás, joao lima RV disse: Voce deixou sem carga e ligado na rede ? Ele desligou apos alguns minutos? Pelo numero da placa não consegui o esquema , Qual numero (3 digitos) esta na etiqueta ? No manual diz battery save. Tô mandando uma foto da etiqueta e outra numeração da placa.
Postado 9 de Dezembro de 2022 3 anos Autor Acabei de medir a corrente, não passa de 3.5A. Da em média 420w. Com um fp de .5 ou .4 no máximo, fica nos 1000va. Era p segurar de boa.
Postado 9 de Dezembro de 2022 3 anos Autor Acabei de medir a corrente, não passa de 3.5A. Da em média 420w. Com um fp de .5 ou .4 no máximo, fica nos 1000va. Era p segurar de boa.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.