Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Sim - MB40IA1 Fritando o ITE IT8518E 1120CXA

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boas Pessoal!

É o seguinte peguei esse notebook apenas para trocar a haste esquerda e substituir o cabo flat pois quando abria a tela só funcionava em uma posição devido ao cabo estar rompido. Porém ao trocar o cabo nao subiu imagem no LCD (led) mas subia no monitor externo, acreditei ser o flat e comprei outra peça do mesmo modelo e nada novamente, substitui o LCD e nada de funcionar. O facil começava a se complicar! Agora dando boot apenas com placa processador e memoria o CHIP ITE IT8518E esta a ponto de virar pipoca. Tã esquentando só de encaixar o carregador no JACK. Acredito ter perdido o dito cujo mas tem um componente que me parece ser um fet de 5 pernas na posição U502 no lado oposto ao ITE próximo ao conector do teclado que está frito, mas não sei por qual trocar para ver se some o curto do ITE. Se alguém puder me ajudar agradeço demais!

Postado

Boa noite amigo, acredito que o chip ite esteja em curto, o caso é bem frequente, quando o cabo flat se põe em curto ou quando desconectamos e conectamos o mesmo sem a remoção da bateria e carregador, que mesmo com not desligado se mantem uma energia alimentando a tela, ao encaixar de mau jeito essa energia toca os outros pinos do cabo flat e faz com que retorne energia para placa mãe mais precisamente os pinos que controlam a iluminação da tela no chip ite (i/o) em geral, a sulução é trocar o chip i/o, abraço.

Postado

Vlw Matrix,

Então também acredito que a substituição do ITE será inevitavel porém queria fazer algo para que eu não perca o novo chip. Como eu tinha postado anteriormente sobre o tal componente que está frito segue a imagem para que os colegas me ajudem a identifica-lo.

Agradeço demais a ajuda de todos que se dispuserem a ajudar!

GEDC1795.jpg.22accaf7809dafed087c61c65d38c371.jpg

Postado

Bah, esse componente vai ser difícil encontra-lo a venda, tente encontrar em sucatas, caso não consiga parta logo pra troca da placa mãe, não adianta ficar batendo a cabeça, caso não encontre peças parta pra outra, tempo é dinheiro, com esse tempo perdido faça outro e recupere o prejuízo...

Postado

amigo boa noite...caso voce tenha o esquema da placa, fica facil achar o componente em questao...antes de  efetuar a troca dos 2 componentes nao esqueça de remover a bateria eo carregador, senao frita denovo...boa sorte...

abraços..

Postado

Ok vou fazer a substituição dos dois (vê se encontro aqui na minha sucata algo para substituir) o chip ITE eu tenho mas o outro aí em questão não faço ideia do que seja pode me dizer se é especifico desse modelo?

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

esse U502 é o 74AHC1G08-HF (porta AND), componente que você pode achar em placas-mãe de desmonte, com facilidade.

Ele gera o sinal BL_ON_UMA (pino 4), que vai para o LCD. Pinos 1/2 entrada, 5-VCC e 3-GND.

No pino 25 do EC sai o outro sinal (EC_BL_PWM) que vai para o LCD.

Remove o U502 e veja se há baixa resistênica (curto) nos pinos do EC.

O esquema está disponível para download no server do fórum.

Postado

Vlw Vlad,

Então acabei de baixar o esquema e vi exatamente essas informações que por você foi repassada vou remove-lo e ver se o ITE para de aquecer.

Se parar de aquecer continuo os testes e verifico as voltagem do EC.

Obrigado!

Postado

Bah, esse componente vai ser difícil encontra-lo a venda, tente encontrar em sucatas, caso não consiga parta logo pra troca da placa mãe, não adianta ficar batendo a cabeça, caso não encontre peças parta pra outra, tempo é dinheiro, com esse tempo perdido faça outro e recupere o prejuízo...

Então Matrix!

Agradeço a sua resposta e com certeza tempo é dinheiro sim mas sem querer ser grosseiro a finalidade do EletrônicaBR (na minha crença) é resolver os problemas e não sair trocando peças. isso qualquer um faz OK! Vamos nos aprimorar Blz! Você me parece um cara inteirado no assunto Eletrônica use sua experiencia para ajudar e ensinar os demais. Abração ainda preciso do seu conhecimento.

Postado

Amigo é que já aconteceu comigo um chip igual a esse derretido que tu me mostrou na foto, e bati a cabeça pra encontrar em sucatas, não consegui a venda, e acabei trocando a placa não quero ser de mau agouro mas temo que vai ser difícil tu encontrar ele em outra placa, que não do mesmo modelo, desculpe qualquer coisa não quis ser grosseiro.

Postado

, Que isso meu Brother, de forma alguma não levei sua citação como grosseria não. Só disse que no caso do forum de discussão para resolução de problemas postar trocas de peças sem tentar o conserto antes não é a melhor resposta, entendeu? Dê qualquer forma a sua boa vontade em ajudar te vale um joinha meu...

Vlw.

Postado

,

placas com o 74AHC1G08:

SHUTTLE A14IMXX A14IM01 - 71R-A14IM0-T810 - V1.0 e V3.0 (componente Q65);

ECS E10ISX - 37GE10200-C0 (componentes U1, U2, U7, U22, U23);

ECS C42IAx - 37GC42500-C0

INTELBRAS CM-2 - ECS S21II1 - 37GS21000-C0

É possível que você tenha uma placa com esse chip, com o esquema é mais fácil procurar.

Postado

Removi o smd u502 e o ITE continua na mesma aquecendo escomunalmente. Amanha vou remove-lo e repor o U502. Caso o u502 não funcionar apos a troca alguém me indica em retirar energia (3.3v e 5V) de outra fonte para ligar o Display? Claro se o I/O funcionar apos trocado. Agradeço a ajuda de todos até aqui.

Postado

,

placas com o 74AHC1G08:

SHUTTLE A14IMXX A14IM01 - 71R-A14IM0-T810 - V1.0 e V3.0 (componente Q65);

ECS E10ISX - 37GE10200-C0 (componentes U1, U2, U7, U22, U23);

ECS C42IAx - 37GC42500-C0

INTELBRAS CM-2 - ECS S21II1 - 37GS21000-C0

É possível que você tenha uma placa com esse chip, com o esquema é mais fácil procurar.

Vlad vou te agradecer com um joinha pela ajuda.

Hoje mesmo separei umas 6 placas variadas de acer, philco e cce pois olhando encontrei uns parecidos mas essa  71R-A14IM0-T810 eu tenho quase certeza que tenho.

Ao substituir posto todos os detalhes.

Obrigado

Postado

Então pessoal vou postar aqui os resultados das substituições feitas hoje;

Removi u502 como dito anteriormente e soldei outro no local o ITE continuou com a sua saga de fritar então o substitui por outro e esse nao fritou. então coloquei o processador e a memoria e liguei, mas o camarada começou a sair fumaça acredito que tenha ficado algum ponto com a solda fazendo uma ponte. Ainda não desisti mas aparentemente a fixação do io ficou perfeita. Se alguém tiver uma opnião to aceitando.

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...