Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Substituir Push button por transistor.

Avalie este tópico:

ma.azuosr

Posts em destaque

Boa tarde. Eu tenho uma dúvida. Será que alguém pode me ajudar? Eu gostaria de controlar as funções de um aparelho eletrônico (um reprodutor mp3 com radio) que usa pushbuttons para acionar suas funções, através do arduino. Sei que dá para substituir o pushbutton por um relê e acioná-lo via arduino. A minha dúvida é a seguinte: Ao invés de usar relês, é possível utilizar um transistor para fechar o circuito e obter o sinal para controlar o aparelho? Tipo conectar uma porta de saída do arduino à base do transistor e conectar o coletor e o emissor no pushbutton do aparelho? Isso é possível? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi João! Eu agradeço imensamente a ajuda. Se eu entendi direito o termo retenção, creio que a chave não é com retenção, pois é um botão de toque, que ao ser acionado fecha o contato, emitindo um pulso e retornando a posição inicial após o toque. O aparelho é um daqueles módulos de mp3 / BT / rádio automotivo (12V) chineses. Vou postar uma foto do mesmo. Sobre a ativação das funções ser Vcc ou 0V eu ainda não tenho certeza. Vou tentar medir com o multímetro (meus conhecimentos em eletrônica são um tanto limitados), vou posicionar o multímetro entre o terra e o botão, se eu obtiver 0v e ao fechar o contato eu obtver Vcc, o circuito aciona em Vcc. E se for o inverso, 0V. É isso? Vou postar uma foto do aparelho. Desde já, agradeço a atenção dispensada. Muito obrigado mesmo!

20230725_114917.jpg

20230725_114943.jpg

Link para o comentário

Pelo tamanho da malha, os botões estão com pullups e quando se tem 0V, eles agregam em algo no funcionamento. Mas é só testando mesmo.

Você pode, ao invés de usar transistores, optar também por usar optoacopladores, por exemplo os PC817. Então o Arduino e seu produto ficariam isolados. Só se atente para a pinagem dos componentes.

Relays comuns não são muitos indicados para este tipo de aplicação, pois drenam maior corrente, há ruídos quando atracados, etc...

Vejo que seu produto também tem um IR... poderia utilizar-lo também... só verificar como são enviados os dados do controle. Existe umas libs de IR prontas para Arduino.

Flw...

Link para o comentário

Oi nagkiller! Eu não havia pensado na ideia dos optoacopladores. Aliás uma excelente ideia. Só resta eu descobrir o sentido da corrente para usá-los no circuito. E já que você tocou no assunto do IR, eu até pensei nisso. Vou tentar descrever o projeto resumidamente. Esse aparelho MP3 ficará acondicionado numa caixa de madeira fechada, o que não dará acesso aos botões e nem ao infravermelho. Por isso o sinal de BT para controlá-lo, junto com alguns motores e fitas de led. O controle do projeto será via BT em app para celular. Pensei em clonar o controle remoto IR do MP3 e acionar um led IR dentro da caixa pelo BT para simular o controle remoto. Mas não sei se capturar a modulação do controle remoto é algo simples. Muito obrigado pela colaboração.

Link para o comentário

Tenho essas duas sugestões:

Com opto acopladores:
Forum01.thumb.png.79612517084a4eacdd33c773b797587e.png

Com ULN2003 ao invés de montar vários circuitos com transistores e resistores:

Forum02.thumb.png.ec73957c478e359c9fece08084c7000e.png

** Eu acabei vendo depois, tem um erro ali no fio laranja que vai do ULN2003 que era pra ser ligado nos próximos terminais da chave táctil. Mas acredito que tenha entendido o esquema... está bem intuitivo!!!
** Nas entradas do UNL2003 (pinos 1,2,3), você pode ligar resistores de 10K para GND.

Teste primeiro em bancada.

Sobre os comandos por IRDA, dá pra clonar usando um daqueles analisadores lógicos do tipo "Saleae" ou por osciloscópio, mas terá que ficar replicando os pulsos, vai ter que gravar os tempos em alta e baixa... ou pode tentar pela forma mais simples, usar as libs de infravermelho e testar os comandos.

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Cara. Sensacional. infinitamente obrigado. Perfeita as suas sugestões. Sem contar a sua sugestão do IR que me motivou procurar uma forma de clonar os comandos do controle remoto e encontrei um site na web que ensina a clonagem usando um modulo IR que por coincidência havia aqui na gaveta. Super fácil e tranquilo. Não sei se há problema em postar link de outras paginas web, e se não houver eu posto aqui o link com a clonagem do controle. Muito Obrigado mesmo nagkiller!!! Sua ajuda foi inprescindivel. Muito obrigado!

• Joinha 1
Link para o comentário

A lib de IR mais comumente utilizada é essa aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Porém há outras que poderão ser testadas.

Alguns projetos de IR (não testei, porém devem servir pra algo):

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  Em 25/07/2023 às 19:55, nagkiller disse:

Tenho essas duas sugestões:

Com opto acopladores:
Forum01.thumb.png.79612517084a4eacdd33c773b797587e.png

Com ULN2003 ao invés de montar vários circuitos com transistores e resistores:

Forum02.thumb.png.ec73957c478e359c9fece08084c7000e.png

** Eu acabei vendo depois, tem um erro ali no fio laranja que vai do ULN2003 que era pra ser ligado nos próximos terminais da chave táctil. Mas acredito que tenha entendido o esquema... está bem intuitivo!!!
** Nas entradas do UNL2003 (pinos 1,2,3), você pode ligar resistores de 10K para GND.

Teste primeiro em bancada.

Sobre os comandos por IRDA, dá pra clonar usando um daqueles analisadores lógicos do tipo "Saleae" ou por osciloscópio, mas terá que ficar replicando os pulsos, vai ter que gravar os tempos em alta e baixa... ou pode tentar pela forma mais simples, usar as libs de infravermelho e testar os comandos.

Flw...

Expandir  

UN2003A e top demais, economiza espaço. adorei conhecer esse componente, depois disso meus projetos ficaram mais eficientes!

• Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...