Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSR com arduino

Avalie este tópico:

rprb

Posts em destaque

Boa noite pessoal.

Alguem me explica como fazer um dimmer com um SSR com um arduino. Estou a construir uma maquina de soldar bga caseira e comprei um SSR para o pre-heater mas nao estou conseguindo por isto a funcionar.

Eu contrui um dimmer para o top-heater com um phototriac e um triac e esta a funcionar perfeitamente, mas devido ao consumo do pre optei por comprar um SSR,  muito pessoal fala deles.

Alguem indica ai um circuito basico de como ligar isto!

O arduino esta sincronizado com a rede atraves de um prototransistor (4n35).

A minha duvida mesmo é como ligo o SSR, se preciso de mais alguma coisa. Eu vi os esquemas dos SSR internamente e parece ser igualzinho ao dimmer que construi mas compacto.

A programação do dimmer que fiz foi tirada daqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Este codigo nao funciona com o SSR?

A maneira como é programado o arduino é diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 5 semanas depois...

kkk, coincidência, estou exatamente com este projeto em andamento, porém estou fazendo com PIC, pesquise inicialmente sobre interrupções e sobre o termo "zero-cross", mas com você falou que seu Arduino já está sincronizado com a rede , acredito que está detectando o zero-cross, a passagem por zero da senoide, mas acredito que esta sincronização só pode ser feita por meio de "interrupções", o relê de estado sólido pelo que já havia lido é um dimer compacto e geralmente de alta potência, fazer um dimmer com potenciometro é bem simples, mas automatiza-lo complica um pouco, mas nada impossível, ainda estou desenvolvendo esta parte. Acho que no top você usou um photodiac para casar com o triac, certo ? Está usando aqueles MOC ? Outra dúvida, você usou interrupções para detectar cada passagem por zero ?

Link para o comentário

Acabei por desistir dos SSR. Fiz o meu próprio dimmer duplo e consigo controlar logo o top e o pre, juntei tbm um atmega e assim não estrago um arduino so para isto.

Sim estou a usar um 4n35 para fazer a sincronização depois estou a usar um MOC3023 com um triac BTA16. Funciona as mil maravilhas.

Eu acho que se voce usar um atmega em vez de PIC vai facilitar muito a sua vida e sim estou a usar interrupções.

Link para o comentário

Certo rprb, uso um 16F877 pelo numero de portas, utilizo um display lcd, talvez eu até utilize 2, utilizo 3 sensores, alguns leds....etc, então pela quantidade de entradas e saídas que necessito o 877 me cai bem, bem como o desafio que encarei de trabalhar esse projeto com pic pois eu estava enferrujando...

Link para o comentário

Eu optei por usar um atmega exclusivamente para o dimmer por causa das interrupções e para não haver atrasos em nada. Por isso uso comunicação I2C sendo o atmega do dimmer o Slave. Depois tenho outro que faz leituras das temperaturas e processa a informação para o PC. No inicio optei também por 3 sensores mas acabei por so usar dois pois não tem logica usar um sensor dentro do bocal visto que a que queremos controlar é a temperatura no chip, para mais que a temperatura no chip é a soma do pre com o top, logo optei por usar um sensor para o pre e um para o chip.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...