Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus P5GC-MX - Atualizar o BIOS.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou com uma placa desta, ainda não fiz a atualização; Baixei a bios do site da Asus a revisão 0518, mas estava com receio de fazer a atualização porque a bios que aparece no meu computador é P5GC-MX/CKD/SI ACPI BIOS REVISION 0502, e não acho em lugar nenhum, nem no site da ASUS.

Poderia me informar, Eduardo, se seu computador está funcionando corretamente depois da atualização com esta versão 0518 da BIOS que você instalou? Ou se apresentou algum problema? 

Se você quiser, depois faço um backup da minha versão e te envio.

bios revision.jpg

megaware.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, tchadrack disse:

Estou com uma placa desta, ainda não fiz a atualização; Baixei a bios do site da Asus a revisão 0518, mas estava com receio de fazer a atualização porque a bios que aparece no meu computador é P5GC-MX/CKD/SI ACPI BIOS REVISION 0502, e não acho em lugar nenhum, nem no site da ASUS.

Poderia me informar, Eduardo, se seu computador está funcionando corretamente depois da atualização com esta versão 0518 da BIOS que você instalou? Ou se apresentou algum problema? 

Se você quiser, depois faço um backup da minha versão e te envio.

bios revision.jpg

megaware.jpg

Boa tarde, vc pode tirar uma foto da sua placa mãe ? P5GC-MX tem várias versãos que a mais simples suporta FBS 800 e outra que suporta FBS P5GC-MX/1333. Eu brickei minha P5GC-MX tentando usar 0413 da versão 1333 ai só consegui recuperar usando o bios 0518 com uma regravadora de EPROM. Antes de fazer qualquer coisa posta a foto da sua placa mae. Existe necessidade de alterar a bios ? Qual processador vc quer colocar na P5GC-MX ? Eu só atualizei porque não reconhecia o Core 2 duo E8500.

Link para o comentário

3 horas atrás, tchadrack disse:

Tirei esta foto da placa

20231225_145019.jpg

Certo, pelo o que me parece essa P5GC-MX com dissipador prata pode ser a versão 1333. Recomendo vc baixar o AsusUpdate e tentar atualizar pelo windows para ele buscar o bios correto. Vc ainda não relatou o motivo para atualizar o bios. Essa plaquinha é meio chatinha de identificar porque a Asus fez muitas versões dela.

• Joinha 1
Link para o comentário

Fiz o boot pelo USB, para atualizar a bios. Ao tentar atualizar usando o AFU236U.exe e a ROM versão 0518, o programa informa que a bios não é compatível com a minha placa. Pretendo gravar a bios, mas por via das dúvidas, estou providenciando uma gravadora de EPROM, para o caso de necessidade, vou deixar para atualizar depois que eu estiver com esta gravadora.

Resolvi colocar o HD de 4TB que chegou hoje, (eu suspeitava que não iria funcionar porque a placa é mais antiga, este é o motivo de eu querer atualizar a BIOS).

Ao entrar no SETUP com o HD de 4TB, a BIOS reconhece o HD mas informa que tem apenas 1.8 TB.
Fiz o BOOT pelo HIRENS, Lá, a descrição do HD está correta, aparece 4tb. Mas ao visualizar o HD (espaço não particionado), Indica que tem apenas 3.64 TB.
Dividindo 4000.000.000.000 bytes por 1024^4, resulta no valor aproximado de 3.6 tb. Ou seja, por este raciocínio, para ter 4 TB, o HD deveria ter   4.398.046.511.104,00 Bytes.

editado: Ao conferir o HD em um computador novo, o HD realmente só tem 3,64 TB (gparted). e não 4 TB como no anúncio, propaganda, e etiqueta do HD.. (Western Digital), apesar de na Bios mostrar como 4 TB

s2.png

Screenshot_2.jpg

Editado: por tchadrack
  • Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, tchadrack disse:

Fiz o boot pelo USB, para atualizar a bios. Ao tentar atualizar usando o AFU236U.exe e a ROM versão 0518, o programa informa que a bios não é compatível com a minha placa. Pretendo gravar a bios, mas por via das dúvidas, estou providenciando uma gravadora de EPROM, para o caso de necessidade, vou deixar para atualizar depois que eu estiver com esta gravadora.

Resolvi colocar o HD de 4TB que chegou hoje, (eu suspeitava que não iria funcionar porque a placa é mais antiga, este é o motivo de eu querer atualizar a BIOS).

Ao entrar no SETUP com o HD de 4TB, a BIOS reconhece o HD mas informa que tem apenas 1.8 TB.
Fiz o BOOT pelo HIRENS, Lá, a descrição do HD está correta, aparece 4tb. Mas ao visualizar o HD (espaço não particionado), Indica que tem apenas 3.64 TB.
Dividindo 4000.000.000.000 bytes por 1024^4, resulta no valor aproximado de 3.6 tb. Ou seja, por este raciocínio, para ter 4 TB, o HD deveria ter   4.398.046.511.104,00 Bytes

s2.png

Screenshot_2.jpg

Melhor vc esperar a gravadora de EPROM remover o chip do soquete e fazer o flash do bios 0518 ou 0413 da versão 1333 e ver se reconhece seu HD. Essas placas foram meio que travadas por Megaware, Positivo, montadoras etc essa pragas fazem algo no bios modificações tela de bios personalizadas etc ai acredito que isso não deixa a Asus reconhecer como um bios oficial ai o jeito é usar a regravadora limpar o chip e colocar o oficial da Asus. Eu só consegui com a regravadora. Desejo boa sorte, apesar do stress essa plaquinha é muito boa e funciona até hoje.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...
Em 26/12/2023 às 12:20, Eduardo Medeiros de Lima disse:

Infelizmente eu não tenho um HD de 4TB para testar com o BIOS 0518. No meu caso o BIOS 0518 reconheceu um Core 2 Duo E8500, 4GB de ram e SSD de 120GB.

Amigo, sabe me dizer se esta placa aceita somente até 4gb de ram ou aceita mais?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...