Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Ligação de Comparador

Featured Replies

Postado

Pessoa, oi!

Estou tentando usar um LM311 para acionar um transistor quando o carro estiver funcionando, porém não consigo gerar saida no LM311.
Estou ligando em bancado com fonte assimetrica e as leituras que faço na saida estão muito inconsistentes, as vezes da 0, as vezes da a tensão da alimentação, as vezes oscila ...

Alguém sabe me dizer se estou fazendo a ligação errada ?
O zener é de 13v e está estabilizando corretamente.

Tento com varias tensões, 5, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 etc e nunca consigo uma saida consistente.

image.thumb.png.e4a8c14829d01fb280a7e4a45232e73f.png

Postado

Tentei simular no proteus e tbm não libera saida, esse zener no seu circuito está apenas para representação ou ele cumpre a função?

Postado
  • Autor

Ele seve pra limitar a inversora a 12.5V pra quando o alternador ligar e gerar ~14.5, ter essa diferença entre as portas.

No datasheet, a referência é a imagem de cima, porém na minha bancada estou obtendo o comportamento de baixo.

Como tenho conhecimento básico, não enxergo um caminho para diagnosticar se eu que liguei errado ou se os comparadores estão ruins ...

Obs: Conforme o esquemático, estava medindo a tensão no coletor (porta 7) do LM, porém na imagem abaixo eu detectei o comportamento medindo o emissor (porta 1) do lm, ja que no coletor não dá nada em nenhuma tensão.
image.thumb.png.a2971d6a47ee649b45a53598293888f6.png 

De qualquer forma já faço meu agradecimento pela atenção, obrigado jone!

Postado
  • Autor

@jone melo,

Conseguí descobrir. Os 5 LM's que havia testado estavam ruins. Testei o ultimo e consegui a saida consistente ...

Após 14.5 VCC, o output se mantém, e abaixo de 14 VCC até 0 VCC há o corte e output vai a 0.

Acredito que tenha queimado os outros manupulando com as mãos sem proteção anti estatica ...

image.png.2cd76e84c3d73f8535761db9d4abe66a.png

Postado

@renatocarusos Opa que bom, sobre a estatica eu acho dificil, eu trabalho a anos com placas de celulares e nunca queimei qualquer uma por estatica, não uso luvar nem pulseira, então queimar logo 4 por estática eu acho meio improvavel.

Quanto a entrada inverssora, não era melhor colocar um divisor de tensão pra garantir uma tensão abaixo de 12V, pois vai que por algum motivo o VCC caia abaixo de 12V pode cortar o mosfet.

Postado
  • Autor

Então, é justamente essa a intenção:

image.thumb.png.4cb088658a4cca1f4fcaed84f0ef9651.png

Inclusive vou até tirar/diminuir os resistores das portas de comparação pra aumentar a sensibilidade porque ele está atuando muito em cima do limite de 14,5V para o veiculo ligado. Quando está desligado, ele dificilmente passa de 12,5V, então não precisaria atuar em 14,5; Poderia ser em 13 ...

Fora essa ligação, há mais alguma coisa que você imagina que poderia ser necessário para esse acionamento ? Tipo algum filtro ou outro componente que agregaria valor na confiabilidade ?

@jone, muito obrigado pela atenção mesmo!

Postado

@renatocarusos 

Estou vendo que de alguma forma está funcionando com um dos componentes do lote, porém analisando o esquemático interno do componente não entendi como isso seria possível.
A saída do componente é de coletor aberto, ou seja, não há por padrão alimentação... Seria necessário via de regra colocar um resistor de pull up da saída ao VCC e utilizar preferencialmente um transistor tipo P, acho mesmo que todos que supostamente estão sem funcionar é que estão bons, e que este que está funcionando está danificado. 

Postado

@Jack O'Neo Eu estou meio confuso com esse comparador, olhando block interno dele entendo que ele inverte o diferencial da entrada para a base do transistor interno, ou seja, tensão diferencial positiva = 0V na base consequentemente Coletor aberto, estou certo?

@renatocarusos Esquece o que eu falei sobre o divisor de tensão assim sempre irá haver diferença de potencial na entrada do comparador.

Postado
  • Autor

@Jack O'Neo, agora ferrou pra mim kkkk

Qual ligação você me sugere pra eu testar, porque agora fiquei mais confuso do que antes, rsrs ...

@jone melo ok!

Vou catar os outrois do lixo pra testar ... Só achei estranho por causa do comportamento que indiquei em #6.
Imagino que antes ou depois do corte, emissor ou coletor devem manter os estados até o limite de tensão das portas que é +-15V, certo ?

Postado

O funcionamento é esse aqui, com entrada positiva e saida positiva só com resistor de pull-up assim como o @Jack O'Neo  mencionou, realmente não faz sentido existir 11v na saida nesse formato ai que você estava usando.

image.thumb.png.1f66d3e350536fe269a1f9bcf8455448.png

Editado: por jone melo

Postado

@renatocarusos Não calculei absolutamente nada, só quis mostrar o arranjo que via de regra deveria ser utilizado.
A questão é que quanto menor for a resistência do resistor de pull-up mais o transistor interno do componente que leva a saída ao terra aquecerá, pois, haverá maior corrente circulando por ele. Dependendo da situação mais corrente pode ser necessária, e sendo o caso, podes substituir por um de 1K.

Postado
  • Autor

Entendi!

Quando os comparadores chegarem, até sábado, eu informo aqui se funcionaram. Obrigado!!!!

Postado
  • Autor

Pessoal, 

Chegaram os dois lotes e não consegui 0v no coletor em nenhum deles 🧐 fazendo a ligação de pullup no coletor e GND no emissor; Então liguei no emissor mesmo e parece estar tudo bem (fica em ~VCC quando tem diferença nas portas) ...

Sobre a proteção do circuito (em roxo) vocês teriam alguma dica ou diodo, fusivel e varistor já está de bom tamanho ?
Vocês acham que para uma carga de 1A um fusivel de 1,5 é pouca gordura ?

A carga é um step-down, um MCU esp32, um micro servo mixuruca e um tranceptor de rádio 433mhz ...
image.thumb.png.58cae2c257f31bd60a98d3d1bea86556.png

Abençoados!!!

Postado

Bom dia.
Segue esquema que em teoria é como deveria ser o funcionamento do componente LM311.

Há duas abordagens possíveis uma utilizando mosfet tipo N e outra utilizando mosfet tipo P, eu não me dei ao trabalho de ajustar a posição do zener no esquema que utiliza o tipo P (abaixo na imagem) por isso repare que para que os leds estejam apagados ou acesos o que muda é a posição do botão, se o zener for colocado na outra entrada o comportamento do botão será o mesmo.

2024-03-3009_26_02-Greenshot.thumb.png.5f878463fc9b233634228cdbf4b78244.png

2024-03-3009_25_49-Greenshot.thumb.png.aa6d3750159b6f510d5b208ca2e5e503.png

Esta é a forma como eu faria caso fosse necessário. ;D 

Editado: por Jack O'Neo

Postado
9 horas atrás, renatocarusos disse:

Pessoal, 

Chegaram os dois lotes e não consegui 0v no coletor em nenhum deles 🧐 fazendo a ligação de pullup no coletor e GND no emissor; Então liguei no emissor mesmo e parece estar tudo bem (fica em ~VCC quando tem diferença nas portas) ...

Sobre a proteção do circuito (em roxo) vocês teriam alguma dica ou diodo, fusivel e varistor já está de bom tamanho ?
Vocês acham que para uma carga de 1A um fusivel de 1,5 é pouca gordura ?

A carga é um step-down, um MCU esp32, um micro servo mixuruca e um tranceptor de rádio 433mhz ...
image.thumb.png.58cae2c257f31bd60a98d3d1bea86556.png

Abençoados!!!

Tem que colocar um resistor baixo Ohm e  capacitor de filtro na entrada vcc porque com ruído do alternador esse circuito pode queimar fácil.

Postado
  • Autor

Ilustres @Jack O'Neo, @jone melo,

Seguem as medições da ligação que deu resultado e da ligação sugerida pelo datasheet:

image.thumb.png.6124562cccd479074e398ea9dec890cd.png

Sinceramente, não entendo porque não funciona conforme indicado no datasheet (TI) com 3 lotes diferentes. Um dos lotes veio escrito "BRASIL" abaixo de "LM311" ...

Sobre esse resistor de baixo ohm e o capacitor de filtro, você teria alguma sugestão que pudesse fazer? Eu entendo pouco e não tenho nenhuma referência de filtragem para essa circunstância (ruido de alternador). A elétrica do veiculo parece bastante confiavel (BMW) e o dispositivo está ligado sem essa malha do comparador funcionando perfeitamente, aparentemente. O VCC está indo direto no modulo step-down e até agora (2 meses) não percebi nenhuma falha ou superaquecimento de nada ...

Postado
20 minutos atrás, renatocarusos disse:

VCC está indo direto no modulo step-down e até agora (2 meses) não percebi nenhuma falha ou superaquecimento de nada ...

Que módulo step down você está se referindo.

Postado
  • Autor

35 minutes ago, jone melo said:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Estou usando assim:

image.thumb.png.cf25240b73d9488318dd58ac49aeaae3.png

Minha intenção em usar o comparador é conseguir com que só ligue com o veículo em funcionamento.

Postado
  • Autor

54 minutes ago, jone melo said:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Estou usando assim:

image.thumb.png.cf25240b73d9488318dd58ac49aeaae3.png

Minha intenção em usar o comparador é conseguir com que só ligue com o veículo em funcionamento.

Quando vosmice fala sobre queimar fácil, se refere ao comparador ou a carga (step-down e cia) ?

Editado: por renatocarusos

Postado

Agora entendi, bom não sei afirmar se o step down só aguentou esse tempo pois ele já possui capacitor de filtro na entrada, o fato é que não posso afirmar com certeza a real necessidade disso para o comparador, mas até onde eu sei quase todos os circuito eletrônicos possuem um capacitor de filtro em sua entrada.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.