Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

TV Philco - PH51C21PSG - Não liga, placa controladora pisca 5x em intervalos fixos

Featured Replies

Postado

Peguei a TV inicialmente com problema de fonte, vários componentes oxidados e enferrujados, ao reparar a fonte a TV voltou a funcionar, mas depois de uns 5 minutos ligada ela simplesmente parou de funcionar e começou a apresentar o defeito do título, ela pisca 5x e não faz mais nada, o led standby permanece apagado e só desligando a TV da tomada para que seja possível ligar ela novamente. Eu tô desconfiado da fonte ainda, pois ao jumpear o ps_on ao terra eu tenho todas as tensões liberadas, inclusive o PFC, mas não tenho o VS e VA. Unindo com um resistor de 100r o VS_ON ao 5v standby eu tenho rapidamente as tensões de VS e VA, mas elas começam a cair rapidamente, para manter a fonte com VS e VA preciso jumpear os pinos 3 e 4 do Optoacoplador PCQ802S, somente assim ela libera as tensões. O CI MCV14A monitora as tensões no secundário, pode ser ele que esteja armando a proteção por algum defeito presente no secundário, mas não sei qual é. 

Editado: por MarceloRibeiro94

Postado

Olá,

@MarceloRibeiro94 a fonte tem um pic que monitora todas tensões, inclusive o pfc e também recebe retorno da placa mãe.  Qualquer falha ela desarma, inclusive falha na própria proteção que são basicamente divisores de tensão. Falha nas placas y e z também derrubam a vs e va. Ligar a fonte na bancada acredito que ela não irá manter a vs e va pois depende também de um retorno da placa mãe. 

Tv de plasma sempre tem que confirmar a integridade dos igbts das placas y e z, um simples conectar e desconectar os conectores da fonte com os capacitores carregados (mesmo fora da tomada) pode danificar. Já aconteceu comigo! 

Enfim, vamos confirmar a integridade das placas y e z. Não precisa desconectar nenhuma placa. 

Faça teste de isolação das placas Y,Z e buffer:

Teste de isolação da placa Zsus:

_Usaremos multímetro digital na escala de diodo, tv desligada da rede elétrica. Todas placas conectadas. coloque a ponta de prova preta no chassi e a vermelha no zout, os capacitores irão carregar com a tensão do multímetro e em seguida deverá apresentar “ol”, ou seja, infinito. 
_agora coloque a ponta preta no zout e a vermelha no vs. também deve apresentar infinito. Dessa forma restará os dois igbts da Zsus.

teste de isolação da Ysus

_ponta de prova preta no chassi e vermelha no Yout. Deverá apresentar infinito. Esse testa o igbt sus-down

_ponta de prova preta no yout e vermelha no vs. Também infinito deverá ser o resultado. Igbt sus-up.

_teste isolação de tensão negativa. Ponta de prova negativa no yout e vermelha no chassi. Novamente esperado infinito no multímetro. Esse testa diodo de bloqueio de tensão negativa, em algumas tv usam mosfet’s.

Teste fulga ic’s buffers.

_ponta de prova preta no yout e vermelha nooutH(alimentação dos ic’s buffers). Deve apresentar infinito 

Feito os teste de isolação e não encontrando falha, se tiver osciloscópio confira se o  VS  e VA  sobem mesmo por um breve instante, caso sim, se tem a forma de onda parecida como as abaixo nas saídas y-scan e Z-out no momento que liga a tv. 

RigolDS7.thumb.jpg.32876a72152c172c52cbaf6e58518505.jpg

RigolDS4.thumb.png.afb80210e2ff4b9528bb954cbeeb645d.png

outro ponto que acho interessante conferir é esse divisor de tensão, renova um resistor por vez, confira fora da placa e limpe a cola:

IMG_8484.thumb.jpeg.e215e28ce29b38e744741ca3d4485d45.jpeg

A discussão sobre "TV Philco - PH51C21PSG - Não liga, placa controladora pisca 5x em intervalos fixos" rendeu 31 respostas! Cadastre-se agora mesmo ou entre na sua conta para desbloquear a leitura e participar da conversa com a galera.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.