Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Transformar controle cabeado em sem fio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Eu tenho um controle parecido com os de xbox (é licenciado pelo mesmo, então é parecido com o original) que uso no notebook para jogar, porém o mesmo conta apenas com conexão via cabo, e eu queria transformar o mesmo em sem fio apenas para experimento, pois como ele não tem alimentação própria, teria que se instalar uma bateria no mesmo pra que funcione sem o cabo. Mas ignorando a questão de ser prático ou não, carregar baterias e etc, eu queria dicas e uma luz sobre a melhor forma de fazer isso. Ele se conecta no computador com um USB 2.0, logo é somente a alimentação e os pinos de D+ e D-. A melhor forma de se fazer isso é através de um módulo bluetooth (meu notebook possui), ou usando um transmissor RF? Como um HT12E/D ou semelhante. E pensando no bluetooth, eu poderia ter algum tipo de problema de driver e o programa não conseguir mais reconhecer o controle por estar via bluetooth? Agradeço qualquer ajuda desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernandoov , pela lógica em programação com certeza vais ter um problema de driver, uma vez que é através dele que o hardware se comunica com o sistema, nesse teu caso ele lista  USB como entrada e mudando pra qualquer outra precisaria inserir linhas de comando com essa nova entrada. Não seria apenas usar um bluetooth ou radio frequência, teria que "mostrar" ao hardware para se comunicar através dela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rogerio Nascimento disse:

@Fernandoov , pela lógica em programação com certeza vais ter um problema de driver, uma vez que é através dele que o hardware se comunica com o sistema, nesse teu caso ele lista  USB como entrada e mudando pra qualquer outra precisaria inserir linhas de comando com essa nova entrada. Não seria apenas usar um bluetooth ou radio frequência, teria que "mostrar" ao hardware para se comunicar através dela. 

E como eu poderia contornar esse problema? Um microcontrolador como o leonardo ou algo do tipo que receba o sinal e retransmita pra USB simulando ser o controle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo como sendo uma tarefa tão simples, ainda mais se for leigo.

Um dos motivos seria a parte de hardware. Muito trambolho, uma bateria de capacidade de corrente maior para o controle tomar conta (além de se alimentar, alimentar um Arduino (comum) e um circuito de RF ou bluetooth). Na parte de recepção a mesma coisa (mais uma circuitaria para RF ou bluetooth, mais um Arduino (aqui um Leonardo ou outro com suporte para USB)).

Fora isso ainda tem o protocolo de comunicação. Aqui é onde a porca torce o rabo! E não digo a comunicação entre os Arduinos (essa seria a mais simples), mas sim a dos extremos!

O comportamento do Arduino que irá na interface USB deverá se identificar e responder como sendo o controle (aqui vai a implementação do protocolo do controle, PID, VID, etc...).

Além do mais, nessa etapa de comunicação sem fio, terá um delay entre as comunições, deixando a resposta do controle, mais lenta.

Mas se for para o bem dos estudos, pode tentar fazer. Boa sorte!

Flw... 

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...