Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Som-panasonic-max700-fonte alterada

Featured Replies

Postado

@ohm eu estou com um som desse modelo e o ci conversor dc-dc posição ic2011 estourou,coloquei uma placa step down no lugar e ela queimou também,chegou a pipoca o regulador lm2596 usado nela,verificado vi que a tensão da fonte chega até 40v fazendo a placa step down n suportar essa tensão e chegar a pipocar…

me ajuda a baixar a tensão dessa fonte?

Editado: por Testemusicasboas Teste

Postado
  • Autor

@ohm a fonte do som chega a oscilar em 40v e a plaquinha suporta 38v, me ajuda a baixar a tensão da fonte ou então ligar duas step down de uma forma que a tensão de entrada suportada dobre…

Postado

Olá @Testemusicasboas Teste . A tensão nominal desta fonte é de 36V mas está dando 40V e oscilando?? Além disso detonou o IC2011? Vejo no diagrama que este ci é o mesmo que o IC2012, ambos trabalham com a mesma alimentação, executando a mesma função de conversão dc-dc, apenas diferentes pelo fato de um entregar 15V na saída e outro 5,9v. Então por que o defeito levou apenas o IC2011? Pode ser problema na linha dos 15V, não acha?

Editado: por Edmilson Goncalves Preza

Postado
  • Autor

@Edmilson Goncalves Preza acho que n é problema nos 15v,geralmente o defeito é fonte alterada, som da Panasonic que geralmente é mais potente quando a fonte altera só dá pra consertar colocando uma placa step down de 60 ou o ci tps54260 de 60v de entrada,comprei a placa step down de 60 de entrada,acredito que agora vai funcionar sem estourar 

Nenhuma sugestão @ohm

Postado

Boa noite. 

@Testemusicasboas Teste usa fonte chaveada, coreto ? Para abaixar a tensão um pouco o procedimento é alterar os resistores do divisor de tensão do feedbacks que fica no secundário, é comumente  junto de um tl431. Não achei esquema, mas localize esse tl431 ( e suba o um pouco o valor do resistor entre o pino 1 e 2). 

Se eu souber o valor desses redutores consigo calcular o valor atual se está correto e o valor que deseja.

Obs- atenção se ela possui um chopper exclusivo pra o stand-by. 

Obs 2- abaixar o valor da tensão irá diminuir a potência sonora total do aparelho. 

Postado
  • Autor

@ohm @ohm chegou placa stepdown de 60v de entrada hoje que comprei…

ela suporta até 3Amperes,pelo o esquema vc acha que o regulador lm2596hvs da placa stepdown vai aguentar ?

IMG_0797.jpeg

Postado
  • Autor

@ohm eu tava usando o step down lm2596s que suporta até 40v e por duas vezes estourou o ci lm2596s da plaquinha step down,será que por alta tensão ou pro sobrecorrente?

agora estou usando o step down lm2596hvs e vou deixar em teste amanhã,que suporta até 60v,tem alguma maneira de saber se tá chegando corrente alta no ci lm2596hvs?

Postado
10 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

tem alguma forma de eu aumentar a amperagem suportada por essa stepdown?

nao.

10 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

eu instalar um dissipador nesse lm2596hrv? 

ele esta aquecendo muito ?

Postado
  • Autor

Foi pq eu vi um cara que usou fez essa ligação aí usando mosfet e a partir de 3a que é oque a plaquinha suporta de amperagem o mosfet começa agir…ou seja n vai ter sobrecorrente no lm2596hvs…

IMG_0802.png

Postado
  • Autor

A fonte do aparelho está saindo 36v,eu estou usando esse lm2596hvs pq ele suporta até 60 v de tensão de entrada pra justamente ter uma grande folga em questão de tensão,pois oque me preocupar é a amperagem,pois eu usei dois lm2596s que suporta até 38v,porém não sei se o que estourou os dois lm2596s foi a alta tensão ou foi uma amperagem maior que 3 A que passou por ele… @ohm

IMG_0804.jpeg

Postado
  • Autor

@ohm esse step down que vou usar fica no lugar do ic2011 que tem tensão de saída de 15v…será que essa tensão de saída vai passar dos 3A suportado pela placa?

me ajuda descobrir se tem alto consumo na linha dos 15v?

Postado
  • Autor

@ohm meu amigo..n é fácil achar esse ci original n….e n vejo isso como gambiarra não….

só quero uma ajuda,n tô quero fazer confusão não….

só quero o máximo de informação pra que n perca mais uma placa dessa 

Postado
  • Autor

Esse som veio com o ci tps54240 (suporta até 40v de entrada)queimado,coloquei uma plaquinha step down que suporta 40v e queimou logo duas….

decidi comprar plaquinha que suporta até 60v e vou fazer o teste,simples….

n estou fazendo nenhuma confusão…

só queria saber de vc oque faria o ci original n queimar e o step down queimar?

qual segurança a mais teria nesse ci?

vi que precisa usar dissipador quando a potência passa de 15 w na placa step down…

será que por eu n está usando dissipador que está queimando? 

Postado
  • Autor

Se caso eu estiver encomodando n precisa responder…

sobre colocar o ci original,se achar deve custar beirando os 100 reais,não estou achando sobrecorrente no aparelho,mas se caso queimasse o ci seria um baita prejuizo…

Postado
  • Autor

Sempre usei essas placas stepdown em som Panasonic e nunca tive problemas,por falta do ci original no mercado os técnicos sempre estão fazendo isso,o problema que nesse caso aí o som é bem potente aí acabei perdendo duas plaquinhas,porém as que usei suportava 40v,a que vou usar suporta 60v e mesmo assim tô receioso pois já perdi duas de 40v 😔

Postado
1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

Se caso eu estiver encomodando n precisa responder…

não esta incomodando de forma alguma. Porem, não consigo dar atenção o tempo todo e responder imediatamente.

Esse som veio com o ci tps54240 (suporta até 40v de entrada)queimado

antes tinha mencionado p 54260, achei que era o original. O tps54240 suporta 42v.

só queria saber de vc oque faria o ci original n queimar

é um defeito crônico nesses aparelhos, sempre danificam esses conversores dc dc. Talvez tenha sido mal dimensionados.

As vezes o diodo que vai do indutor ao gnd entra em curto e estoura o ic, outras vezes o próprio ic danifica.

vi que precisa usar dissipador quando a potência passa de 15 w na placa step down

não acho que o consumo seja tão elevado. mas para ter certeza, coloque um resistor de 0,1r em serie com a saida do conversor dc dc e ao ligar o me fale a tesão entre os dois terminais do resistor.

Postado

Amigo, o ci original (TPS54240) que vi no esquema do aparelho custa menos de 20 reais na internet. É bem mais prático e menos trabalhoso colocar outro igual, se a tensão está oscilando até 40v, ainda não seria um problema visto que o ci suporta até 42v e 2.5A, ficar trabalhando perto do limite obviamente diminui a vida útil do componente, como o ohm mencionou, foi mal dimensionado pela Panasonic. Se não tem outro problema aparente no som, coloque um CI original que vai ser muito melhor. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.