Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda em Esquema Eletrônico para Mosfet Modulado por PWM

Avalie este tópico:

Edgar Neto

Posts em destaque

Prezados, bom dia! 

Tenho uma dúvida, um assunto que preciso de ajuda. Será de grande valia se alguém puder compartilhar comigo seu conhecimento. 

Possuo noção de eletrônica, e estou com o seguinte problema em meu carro, que não é original, é preparado, e precisa de "mais combustível, mais fluxo de gasolina". 

Hoje, ele tem um módulo original PWM controlando (de acordo com o regime do motor) a bomba de 6A instalada no tanque. Mudei a bomba para uma mais forte, que tem até 14A de corrente, entregando 220% mais fluxo de combustível. 

O problema é que esse módulo não consegue modular, entregar, mais do que foi desenvolvido. Então, mesmo trocando a bomba e colocando uma melhor, o módulo só entrega uma determinada corrente, que não é suficiente para "tocar" a bomba nova e portanto, fica até pior que usar a original. 

Todos colocam "relé" e deixam essa bomba nova em 100% o tempo todo, porém, como diz minha mãe "tu não é todo mundo" e gostaria de alguma forma modular essa bomba, assim como é feita a bomba original do carro. 

Pesquisei na internet, existem mosfets IRF3205 e IRLZ44N que entregam tensão e corrente, pensei em usar um mosfet para o circuito de potência, operado então pela bomba do carro, regulando a vazão de corrente, então a potência estaria apenas no mosfet e não mais no módulo original do carro. 

Teria que ter um circuito elétrico com a mesma resistência na saída do módulo original do carro, para que o carro não "pense" que a bomba original queimou, e também um circuito no dreno, gate, emissor do mosfet. 

Num "mundo feliz, tudo dando certo" o módulo original do carro vai trabalhar sem potência, geladinho, modulando o mosftet, que esse sim tocará a bomba potente dentro do tanque.

Alguém pode me ajudar? Agradeço muito a presteza e atenção dispensada até aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 semanas depois...

Meu amigo, você vai precisar desenvolver um projeto para essa sua necessidade, pois seria necessário ter a especificação da bomba ( tensão , corrente e fluxo ), depois teria que desenvolver um controlador PWM com sensores para modular de forma automática a tensão de saída e o tempo de acionamento conforme demanda do motor.

Não sei se já existe algo pronto , precisa procurar nos grupos de tunagem de carros esportivos.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Amigo, Obrigado pela resposta! 

Na verdade quem modula já é o próprio módulo do carro, então, só queria deixar a parte de potência em cima do mosfet, como um registro, ou um SSR (relé sólido) pois a modulação é feita pela bomba original do carro já, ela vai modulando e se adaptando de acordo com a pressão de combustível requisitada e entregue. 

Exemplo: a 2mil rpm e carga baixa, a ECU do carro pede 5BAR de pressão de combustível, então o módulo original "modula" a bomba para entregar 5BAR, se passar ela diminui, se for pouca ela aumenta, até atingir o target pedido, e então armazena nos algoritmos dela o novo valor de modulação para entregar valor X de pressão, ou seja, o sistema é um algoritmo que se auto-ajusta. 

O que eu preciso mesmo é tirar a parte da potência do módulo original e colocar um outro dispositivo (SSR ou mosfet) para a parte de potência da bomba. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...