Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite Eletronica BR!

Um cliente me procurou hoje para estar testando a placa dele que teria queimado o processador de repente em uma tela azul que o mesmo apresentou. Com o Ryzen 5600x do cliente a placa não apresenta imagem e o sistema de diagnostico de leds da propria indica problemas com processador. Fiz o teste com um Athlon 200GE e gerou imagem. Ao testar com meu sistema de testes que está em um SSD sata, a placa não está reconhecendo o mesmo. Tentei novamente com um M.2, mesmo comportamento. A placa só apresenta imagem com o Athlon 200GE. Mesmo testando 3 placas de video com esse processador nenhuma delas funciona... Essa placa parece ter danificado todas as satas e os pci express. Olhando no diagrama em blocos vemos que alguns satas são controlados pelo processador e outros pelo PCH. O mesmo vale para o PCI express. O que leva a crer que posso estar com uma placa com avaria no PCH. Ao tentar dar boot em qualquer sistema que tenho feito em pendrive, tanto legacy quanto uefi, desde linux a qualquer outro tipo de ferramenta, a mesma congela após selecionarmos o pendrive na lista de boot.

Fiz testes com o processador 5600x em três placa mãe diferentes e realmente está inoperante.

Os problemas estranhos não param por ai...

O cliente teve exatamente o mesmo problema com uma placa parecida Asus Tuf Gaming B550-Plus sem wifi. A placa foi condenada por outra assistência e pedi a ele que trouxesse-a para estar realizando testes porque não estava acreditando em tamanha coincidência. E sim, a placa está com exatamente o mesmo comportamento!

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 semanas depois...

@Claudion Nunes Duarte  Boa tarde! A coisa só piora...

Primeiramente respondendo sua pergunta. Ele usa uma Super Flower de 750W. Mandamos a placa para a garantia na Terabyte. E tudo funcionou lá...

Ou o pessoal do RMA tá mentindo ou realmente não deu problema e está tanto eu quanto eles confuso nesse momento. Afinal eu mandei vídeo de testes e recebi um vídeos de testes deles.

Estou aguardando o envio de volta da placa para estar realizando novos testes.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Claudion Nunes Duarte 

Boa tarde!

Refiz todos os testes aqui e o problema todo era algo idiotamente simples...

O Athlon 200GE é incompatível com a serie 500 de chipset de placa mãe causando esses comportamentos. 

Refiz os testes com um Ryzen 4600G, inclusive na placa condenada pela assistência anterior, e está tudo perfeitamente operacional!

O 5600x do cliente realmente está com defeito. A placa não sobre vídeo com ele.

Agradeço a todos que tentaram me ajudar nesse caso :)

Editado: por James Walker
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...