Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitores ruins com todos os testes apontando para estarem perfeitos?

Avalie este tópico:

Alguém L

Posts em destaque

Boa noite pessoal, peguei um caso intrigante

Estava com defeito em uma fonte de notebook, troquei os 2 capacitores de 50v 470uf mesmo eles estando normais e resolveu o problema, porém fiz testes de ESR, Capacitância, Resistência interna e vazamento apontando que os capacitores estão em estado de novos, nada fora do lugar.

ESR baixo, capacitância dentro dos 10% de tolerância, resistência interna excelente, com 3microamperes de consumo, que é o padrão para capacitores novos dessa voltagem e capacitância.

Tudo 100%, mas ao trocar por 1 capacitor único capacitor de 50v 470uf a fonte voltou a funcionar perfeitamente.

Agora fiquei curioso, como isso pode ter funcionado se os capacitores que estavam na fonte estão 100% ok em todos os testes? Tenho um aparelho de medir ESR dedicado para isso, os dois capacitores removidos estão excelêntes, mas foi só trocar eles que a fonte voltou a funcionar, alguém tem alguma idea do que pode ter acontecido?

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alguém L Já peguei casos aqui também. Mas acho que o defeito só apresenta quando o capacitor recebe carga (tensão). O aquecimento pode influenciar também no ESR.  Depois de um tempo de uso é comum encontrar capacitor com este tipo de defeito. Acho que a qualidade e o fabricante influencia muito nesta questão.

• Joinha 1
Link para o comentário

6 horas atrás, Chagas Moura disse:

@Alguém L Já peguei casos aqui também. Mas acho que o defeito só apresenta quando o capacitor recebe carga (tensão). O aquecimento pode influenciar também no ESR. Depois de um tempo de uso é comum encontrar capacitor com este tipo de defeito. Acho que a qualidade e o fabricante influencia muito nesta questão.

Testei o consumo dos capacitores próximo da tensão máxima e o consumo estava baixo, mas realmente não tenho uma fonte que vá até 50v para poder testar o consumo na tensão máxima.
Sinto que gastei dinheiro a toa comprando um medidor de ESR.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...