Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda em evolução na eletrônica

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa madrugada a todos, estou realmente empacado em alguns assuntos da eletrônica onde preciso estudar para fazer algumas provas de concursos, mas também a questão de entender mais dessa área chamada eletrônica. Um exemplo onde estou "empacado" é na área de telecomunicações (matéria cobrada em diversas provas), o qual terei aula relacionado ao assunto apenas no próximo período letivo. Consegui arranjar o livro de Alcides Tadeu "Telecomunicações: Transmissão e Recepção AM-FM", já que falaram muito bem do livro, iniciei a tentativa de aprender por ele, mas infelizmente não compreendi vários pontos: entendo que o livro pede uma matemática superior, o qual no momento estou conseguindo desenrolar, mas a parte de explicação é o que mais confunde, por usar expressões e cálculos que me perco as vezes. Comecei a estudar um pouco sobre os tipos de modulações AM (DSB/FC, SSB, etc) e compreendi a parte demonstrativa, mas as fórmulas (pois estou correndo contra o tempo para a prova militar, preciso aprender a usar logo as fórmulas) são diversas que vira uma bagunça para anotações. 
Estou citando telecomunicações pois está sendo a maior barreira de avanço próprio no momento, mas ocorre as vezes com outros assuntos. Gostaria de alguma dica de alguém para o que posso tentar fazer. 

OBS.: Estou me preparando para EAGS - BET (eletrônica), ou seja, para concurso da aeronáutica, além de que vídeo aulas muitas vezes complica entendimento do assunto por causa do grau maior de conhecimento necessário, por isso me baseio mais em livros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a melhor maneira de fazer tais cálculos é se vendo em situações reais, decompor o problema em questão e ver a base matemática envolvida.  Muitas das vezes será necessário pegar a base dada no ensino fundamental para compreender. Boa jornada, amigo. 

• Joinha 1
Link para o comentário

seu problema é com matemática terá que 'voltar umas casas'

comece estudando Pré calculo, quando estiver bem fundamentado em sua mente e dominado o assunto, vá para o calculo 1 e assim por diante (se necessário) mas pode ter certeza que pré calculo é obrigatório e indispensável sem ele vai ficar ''boiando''

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 11:06, Emanoel_2.0 disse:

seu problema é com matemática terá que 'voltar umas casas'

comece estudando Pré calculo, quando estiver bem fundamentado em sua mente e dominado o assunto, vá para o calculo 1 e assim por diante (se necessário) mas pode ter certeza que pré calculo é obrigatório e indispensável sem ele vai ficar ''boiando''

Expandir  

Verdade,  cálculo é essencial.  Na minha graduação (biotecnologia) , essa disciplina foi dada de maneira rasa e não nos permitia avaliar a sua importância.  Vale a pena resolver algumas questões e tentar refletir na importância em processos práticos. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...