Jump to content

Duarte Rosa

Members
  • Content Count

    57
  • Avg. Content Per Day

    0.05
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    61
  • Country

    Portugal

Community Reputation

6 Level 1

About Duarte Rosa

  • Rank
    Membro Aspirante II

Personal Information

  • Sexo
    Male

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. AHH,sim,sim,certo,peço desculpa. Sim, saia 1,6v do pino 5 e chegavam ao SIO, mas agora nao chega nada.
  2. Nao,nunca tive alimentaçao no SIO. E agora,depois da troca do PU401,aparentemente tenho os 3v no pino 5,mas a seguir daí,já nao os encontro mais. Os 5v do outro pwm,encontro na saida do respetivo pin 7 do pU402 e no capacitor pc423. E morre aí.
  3. Expliquei-me mal, eu tinha tensao de 5v no PU402,a linha de 5v estava a funcionar,tinha fan girando e essa tensao presente em toda a placa. Os 3v nao.,s+o tinha a voltagem de entrada(19v)presente nos pinos 7 e 8.No Jumper PJ402 nao tinha tensao, e com alimentaçao desligada,beepava com o terra. Quando troquei o PU401,o dos 3v,deixei de ter os 3 e os 5v presentes. Tambem a soldagem pode ter ficado mal feita,já que as trilhas era tao tao minuscula,que aquilo pode ter ficado mal feito. Pelo que percebi desta placa, existem 2 pwm um para 3v,o PU401 e um para os 5v o pU402,em vez de haver m pwm para as duas tensoes como na maioria das placas,certo? Sendo o problema bga, só se for o cpu,porque esta placa nao tem graica dedicada.
  4. Pois, eu referi que beepava no PJ402 mesmo por causa disso,que tenho noçao que nao pode beepar. Nao tenho fonte assimetrica.
  5. @R2-D2 desculpe incomodar,mas voce foi de grande ajuda neste tópico,alguma luz para encerrar isto?
  6. Boa noite. Update da situaçao ,após uns dias à espera do PU401. Substitui-o com sucesso,deixou de aquecer,tem os 3v,mas... ficou por aí. Neste momento tenho os 3v e os 5v a sair dos PU401 e Pu402 nos respetivos pins,mas a seguir,mais nada,nem nas bobines,nem nos jumpers,nada. Nao tenho aquecimentos,nao tenho sintomas de curtos em capacitores,o unico sitios que o multimetro beepa com o terra,e beepava mesmo sem o PU401 é o jumper PJ402. Tenho os 19v presentes em toda a placa,mas nao há alimentaçao das fontes de 3v e 5v(que antes estava presente) em lado nenhum. Até deixou de arrancar a fan ao plugar o charger. O SIO nao tem alimentaçao e nem aquecimento. Acho que vou dar o caso por perdido, espero mais uma luz da vossa parte a ver o que decido. Edit: Tirei uma foto em supermacro ao SIO e descobri essa marquinha,será queimado? Será este mesmo o culpado??
  7. Boa noite. Ponto da situaçao,penso que achei o culpado,que parece-me o mais obvio, o PU401. Voltagem de entrada, 19v, voltagem de saida no pin 5, cerca de 1,6v. Que é a mesma voltagem na entrada do SIO e em todos os sitios que medi onde é para tar a tensao +3vl. Onde é para tar a tensao +3valw, pino 8 da Bios, botao power, e mais alguns sitios de acordo com o esquema, tenho 0,6v.O PC421 ,do outro lado da placa,aquecia e retirei-o,mas acho que era em consequencia do aquecimento do PU401,porque nada mudou. No U13,nao sei se é importante,mas nos pinos de entrada 1 e 2 tem os tais 0,6v ,tal como nos de saida e no jumper J11. NA parte dos 5v está ok. Por azar,nas minhas sucatas nao tenho o PU401,mas já o descobri à venda aqui em Portugal.
  8. Boas. Sim,a vida nao é facil. Mas como voce diz,evolui sim, em leitura de esquemas,em tecnica de soldadura,em analise de boards,a meter as maos na massa,apesar de nao ser muito inexperiente, ja vou sabendo umas coisas,mas neste tipo de hobbie(para mim é um hobbie com algum retorno)nunca se sabe tudo. E mesmo que corra mal,aprende-se na mesma. Já cheguei a levar horas agarrado a sucatas ainda funcionais(ou só com a grafica avariada,mas que tem as tensoes todas certas e funcionais) com multimetro e esquema eletrico a estudar a coisa. Mais um pormenor,que me esqueci de referir, os 3v ,em alguns sitios,nao estao zerados,medem 1volt e qualquer coisa. Tenho estaçao de ar e ferro de solda e ja mudei um SIO,mas nao correu la muito bem e sendo essa a reparaçao,ao preço que esta board custa e o tempo que levaria à espera pelo chip,mando vi a board. MIcroscopio,ja tive um usb,mas avariou e ainda nao comprei outro. Fonte assimetrica, estou a construir uma, nao me compensa comprar uma,mesmo barata,porque seria raro dar-lhe uso,esta reparaçao seria a excepçao. Amanha darei novidades.
  9. Bo dia. Rapida atualizaçao, andei a ver o esquema eletrico, e parece que a coisa em vez de melhorar,piorou, achar onde pode estar os 3v em curto é procurar uma agulha no palheiro. No jumper PJ401, chega os 19v. No pino 1 do SIO dá curto com o terra, tal como no pino 1 do conector do botao power,ou seja a linha 3v ta toda em curto. O PU401 aquece muito,e para piorar,se for ele o problema vai ser dificil achar outro de substituiçao. E se chegar à conclusao que é o SIO,nao reparo.
  10. Nova analise e descobri aquecimento em outro sitio: este mosfet PQ903 e os 2 capacitores PC923 e PC924 aqueciam e bem. Retirei os 2 capacitores e nada, o mosfet continua aquecendo. E de onde ele vem? do PWM do VCore,linha UGATE1 APU. Do source para o dreno beepa. Troquei o mosfet e eureka! temos fan spinning. Mas... nao tenho a linha de 3 volts,o PU401 está a aquecer e o unico capacitor em curto que sai de lá é o pc 409. E nao tenho imagem,tenho os 19v,mas como nao tenho os 3v nao habilita imagem. O laptop arranca logo com a fan a rodar sem ir ao botao de power.A tensao de 5v está presente. o aquecimento
  11. Boa noite. Continuo em analise,alias, acabando a analise, vou-lhe meter as maos e se conseguir ,beleza.se nao conseguir,fico frustrado,mas dou como nao reparado. Continuando, tive a ver o esquema com outros olhos e ainda nao tinha reparado de onde vem a linha P2(que o @R2-D2 falou que poderia ser a origem do curto).Com o boardview, tornou-se mais facil ver onde estavam os componentes. Tive a medir o pin20 de VCC do PU4, o ci de charger,e dá curto com o terra. O PC31 nessa linha tambem. Será aqui a origem do demonio? Um capacitor tao minusculo pode matar um laptop desta maneira?
  12. Compreendi,nao injetar tensão senao dou cabo do resto. Só uma nota, aceitei esta reparaçao para aprendizado e até pensando que nao iria ser tao complicado, e com a salvaguarda que mesmo que tudo dê errado, uma board de substituição custa pouco mais que 30 dolares no Aliexpress. Continuando, achei um pdf com o boardview,nao é o ideal,mas serve. Abrir o jumper PJ2(aquilo é um pingo de solda,certo? é só remover e depois ressoldar?),se percebi bem,vai impedir que passe tensao Vin para la do jumper,ou seja,se o curto tiver antes,vai continuar a aquecer,mas reduzo a area de busca ao que está antes do jumper. Se deixar de aquecer,possivelmente está depois,na linha B+,certo? A linha B+ entende-se como o que está depois do PJ2,certo? Respondendo à pergunta do @R2-D2 , sim,achei 19v no source do PQ7,antes dele voltar a aquecer e matar o charger. O PC21 e o PC23 nao estao presentes na board,mas nos dois contactos beepam com o terra,antes e depois do jumper PJ2.
  13. Parece-me uma boa ideia,o pior é que nao tenho fonte assimetrica. Isto tem que ser um capacitor a seguir ao PQ7,só pode,o pior é que sao muito dificeis de identificar e muito pequenos.Já tirei 3 da linha entre o PQ8 e a PL905 e beepam na placa nos 2 sitios de contacto onde eles estavam. Mais a noite logo atualizo o ponto da situaçao. Mais uma vez,obrigado pela preciosa ajuda.
  14. Boa noite. Retirei o PQ7 e o curto desapareceu. Nada de aquecimentos. Fora da placa beepa do source para o dreno. Coloquei outro mosfet,que me pareceu compativel e nos primeiros testes, ja consegui ter 20v até à saida do PQ7,que tinha zero. ENtretanto voltou a aquecer e a desarmar o charger. Retirei-o, e coloquei outro,mas continua tudo a aquecer e a desarmar o charger. Retirei os capacitores da linha B+ entre o PQ26,(que beepavam todos com o terra)e a PL905,mas estavam todos bons fora da placa. Nem um que estava em curto. E continua tudo a aquecer. Mesmo quuando nao desarmou o charger, nunca tive 3v ou leds acesos.Com o PQ7 fora da placa, nao há curto,nao desarma o carregador. A minha vontade é fazer um jumper no PQ7 e siga,a ver o que dá.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...