Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Simulador de cpu

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

O que é isto? Ainda não tinha visto... isto aí são leds ou os pinos foram superaquecidos e estão em estado de fusão?

O que eu conheço são as dummy boards onde tem pontos de testes para medir tensões e sinais. Poderia explicar melhor o que é isto para leigos como eu?

Postado

Super útil para quem trabalha com manutenção de placas-mãe de micros e notebooks.

Insira o simulador no socket do processador, e, dependendo do modelo, plugue o conector de alimentação do floppy drive (leitor de disco flexível), ou acrescente ao simulador uma bateria CR3020 (mesma usada para alimentar a CMOS nas placas mãe).

- Para os modelos que possuem o botão de start, pressione o mesmo e basta analisar os sinais principais da placa mãe ligados ao processador, aos chipsets, etc... (é necessário conhecimento dos sinais e da estrutura da placa mãe). Não fornecemos apostilas, nem manuais sobre isso. Este produto é destinado a quem já trabalha com manutenção de micros a nível de laboratório, ou deseja aprender, porém, aqui só vendemos a ferramenta.

- Entre os sinais que podem ser diagnosticados estão clock, reset, power good, barramento de dados, barramento de endereços, barramento de controle, endereçamento da CPU, etc...

- Todos os Leds devem estar acesos, com a mesma intensidade. Os casos de leds apagados ou com intensidade diferente, indicam o caminho do defeito, que pode ser inclusive curto-circuito, trilha aberta, e principalmente solda fria no próprio socket (acontece muito) ou no chipset ponte-norte (north-bridge).

Postado

É que eu achei estranho esta peça metálica no meio tocando um ponto onde parecia chama...rsrsrs

Como eu disse, eu conheço as dummy boards mas a tua deve ser esta(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
). Como o citou, tu deve saber exatamente quais sinais medir mas o problema é se não tem nenhum manual que acompanha o produto como é que o indivíduo vai saber qual é o sinal correspondente a cada led?

Nas dummy boards pelo menos tem os sinais principais destacados

[mg]878[/mg]

Postado

Olhando bem a imagem da tua dummy board, tem sim os sinais (é que passou por alto!). Veja que tem  os leds A(address), D(data), ADSTB(Standby Address), entre outros.

Agora o que tem que fazer é entender a sequência destes sinais como por exemplo, o sinal enviado para o I/O informando que o processador está presente, o sinal de clock (aí está acima de 200MHZ), etc. Aqui no fórum tem muito material de notebook descrevendo estes sinais.

Postado

Olá.

Basicamente é teste de continuidade, se o LED está aceso, tem conexão, se o LED está apagado, está em aberto, significa que as esferas estão mal soldadas ou pior em curto.

Serve em geral para quem faz reparo de socket LGA, para verificar se a troca foi eficiente.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...